Pular para o conteúdo

‘Sistema S’ tem ação itinerante para digitalização de indústrias do Estado de São Paulo

Juntas, a FIESP, CIESP, SENAI-SP e Sebrae-SP têm realizado a Jornada de Transformação Digital, evento itinerante de apresentação do maior programa de digitalização de indústrias do estado de São Paulo. A Jornada oferece treinamentos e consultorias, com foco nas micro, pequenas e médias empresas, para que possam modernizar e automatizar seus processos de produção. A participação é gratuita para aquelas que têm faturamento de até R$ 8 milhões ao ano. Já são mais de 4,3 mil indústrias participantes, em pelo menos uma das etapas. A meta é atender 40 mil nos próximos quatro anos. As micro e pequenas empresas (MPEs) são, atualmente, 92% do total de indústrias no estado de SP.

A Jornada é composta por oito etapas: diagnóstico, estratégia, otimização de processos, mapeamento, automação, digitalização, integração e indústria inteligente. Já são mais de 4,3 mil indústrias participantes, em pelo menos uma das etapas. A meta é atender 40 mil empresas nos próximos quatro anos.

As indústrias participantes já registraram, em média, ganhos de 40% de produtividade. Além dos ganhos de produtividade, há também melhorias em eficiência energética conquistadas nas primeiras etapas da Jornada, como a redução em cerca de 18% o consumo de energia e, entre 10 e 11%, o valor na conta de luz.

O Road Show da Jornada Digital já contou com 10 encontros, sendo o mais recente deles no ABC, em Diadema. Há atividades previstas para Santo André, São Bernardo e São Caetano. As próximas paradas, assim como depoimentos de participantes, detalhes do programa e como participar, estão no site: jornadadigital.sp.senai.br.

 

Escolas Móveis

Duas Escolas Móveis do SENAI-SP, Indústria 4.0 e Jornada de Transformação Digital, também fazem parte do Road Show. Na Unidade Móvel de Indústria 4.0 é possível vivenciar um pouco da experiência com as chamadas tecnologias habilitadoras como realidade virtual, Internet das Coisas, Big Data, Computação em Nuvem, Segurança Cibernética e Robótica Avançada. Já na unidade de Transformação Digital, visitantes recebem atendimento para tirar dúvidas e fazer inscrições na Jornada.

 

 

Marcações: