Pular para o conteúdo

Parque Tecnológico visita Paranapanema e apresenta projetos existentes

O Parque Tecnológico de Santo André realizou, na última quarta-feira (27), uma visita na empresa Paranapanema, localizada na avenida dos Estados, no bairro de Utinga, em Santo André. A iniciativa teve como foco apresentar os programas que estão sendo executados pelo Parque Tecnológico e estabelecer relações entre o poder público e a iniciativa privada, com a finalidade de promover o desenvolvimento tecnológico da região, além de gerar maiores investimentos e geração de empregos na cidade.

A Paranapanema atua na fundição e no refino de cobre primário e na produção de semimanufaturados de cobre e suas ligas. É, assim, a única empresa a transformar o cobre mineral em metal no Brasil. Na planta de Santo André, onde fica a sede fiscal da companhia, fabricam-se produtos de cobre e suas ligas, como laminados, tubos e barras.

No encontro com o presidente da empresa, Luiz Aguiar, a equipe do Parque Tecnológico esteve acompanhada do prefeito Paulo Serra e do secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato. “Agradeço a visita do prefeito Paulo Serra e dos colaboradores da secretaria de Desenvolvimento que nos possibilitou conhecer as iniciativas de inovações voltadas para a geração de renda e emprego de maior valor agregado para nossa cidade”, disse Aguiar.

Segundo o prefeito de Santo André, Paulo Serra, recuperar o protagonismo socioeconômico e a credibilidade da cidade é fundamental para fortalecer e ampliar a atratividade para novos investimentos. “Investimos em inovação e tecnologia para desburocratizar processos, em obras estruturantes que melhorem mobilidade e acesso, em criar ambiente que favoreça a expansão de negócios e a chegada de outros investimentos. Plantas como esta, da Paranapanema, são fontes de emprego e renda e garantem oportunidade para a nossa gente”, afirmou o prefeito.

De acordo com o Banzato, estabelecer conexões entre a iniciativa privada, instituições de ensino, associações de classe e o poder público tem sido um dos caminhos adotados nos últimos anos. “Visitamos a planta andreense da ‘gigante do cobre’ Paranapanema, que emprega cerca de 750 colaboradores e é a maior produtora de cobre do Brasil. Próximos e conectados com nossos principais ativos econômicos locais, seguimos trabalhando firme para construirmos uma Santo André cada vez melhor e com mais oportunidades para todos”, disse o secretário.

Parque Tecnológico de Santo André

Atualmente o Parque Tecnológico desenvolve os seguintes programas:

  • O Hub de Inovação apoia e fomenta empresas que queiram desenvolver pesquisas, novos produtos e processos de forma sistemática e continuada. O Hub de Inovação do Parque Tecnológico faz a ligação entre estas empresas e startups, universidades, Centros Tecnológicos e ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia) da região, por intermédio de desafios, chamadas para colaboração, consórcios pré-competitivos e outros arranjos colaborativos. O Parque Tecnológico de Santo André mobiliza parceiros do Parque e o seu ecossistema de inovação para apoiar o desenvolvimento tecnológico e a competitividade das empresas.


    Até o momento, foram 20 desafios credenciados, sendo 15 com matchs bem sucedidos dando origem a 10 projetos. Cabe como destaque ressaltar que os desafios promovidos pelo HUB de Inovação já resultaram, a partir da atuação efetiva da triplice-helice (governo, iniciativa privada e instituições de ensino), na elaboração de mais de R$23 milhões em projetos junto a órgãos de fomento à inovação e, destes, R$20,7 milhões já estão aprovados. O HUB tem proporcionado às empresas dos setores estratégicos da economia local o acesso a conhecimento e recursos para a competitividade e a promoção da cadeia de valor desses setores.

  • O Bureau de Serviços do Parque Tecnológico de Santo André é uma estrutura integrada de atendimento, que unifica e integra a rede de serviços tecnológicos da cidade de Santo André e região do ABC. O Bureau foi lançado com 117 serviços. Desde 2021, conta com 153 serviços credenciados por 14 instituições.

  • CapacitaTech é uma plataforma que dá acesso direto a cerca de 7 mil cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação, oferecidos por cerca de 80 empresas e instituições do Brasil e do mundo. Além dos cursos, a plataforma também conta com outras 42 oportunidades para certificações profissionais.A iniciativa é realizada sem custos por parte da Prefeitura, em parceria entre o Parque Tecnológico e o especialista em TI&C Jaime Linhares Laibda Junior, que junto a uma grande comunidade da área, consolida a informação para interessados no setor.

  • ConectiCidade faz parte de uma iniciativa que propõe a expansão de infraestrutura de conectividade e que a cidade de Santo André seja utilizada como laboratório para testes de diferentes soluções, ligadas às questões das cidades inteligentes. O conceito de “cidades inteligentes” pode ser aplicado às cidades que se propõem a resolver os problemas urbanos apoiados na aplicação de recursos tecnológicos específicos, sobretudo telecomunicações e internet das coisas, dados e serviços (IoT) e inteligência de dados para tomada de decisão em tempo real.

  • Turismo Industrial e de Inovação de Santo André promove visitas guiadas a empresas e instituições do município. Os empreendedores abrem as portas das suas empresas para que grupos de pessoas interessadas possam conhecer a sua estrutura produtiva, a forma de produzir e as tecnologias empregadas, bem como os produtos gerados.

  • Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE), projeto que faz parte da política pública do Parque Tecnológico de Santo André, é a estrutura física que irá receber equipamentos de fomento à inovação para as empresas da cidade. Localizado no prédio da antiga Rhodia Química, na avenida dos Estados, que será totalmente reformado e readequado à nova função, o Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo terá área para exposições, eventos, apresentações, espaços para instituições parceiras e para treinamentos no piso térreo e, no piso superior, contará com salas integradas para reuniões, apoio administrativo, coworking, cobusiness, entre outras atividades.

  • O Parque Tecnológico lançou o programa Ambientes de Inovação, em que utiliza o portal online como local de credenciamento de serviços como coworkings, aceleradoras e promotores. Tal credenciamento é feito para que tenha utilização de esforços de comunicação para divulgação e apresentação destas soluções para o mercado empreendedor local. Atualmente, o Parque Tecnológico conta com 11 empresas credenciadas como Ambientes de Inovação. São 6 coworkings, 3 aceleradoras e 2 promotores.
Marcações: