A Eletrobrás Furnas, em parceria com SENAI/RJ e com apoio do Energy Future, lançou na última terça-feira (09) o edital para o “Desafio FURNAS Conecta – Startups”, que prevê orçamento total de R$ 3 milhões para o financiamento de projetos. A iniciativa abordará as temáticas “Confiabilidade Energética”, “Hidrogênio Verde” e “Preço de Energia”. O edital é voltado para startups e empresas de base tecnológica e as soluções podem ser inscritas até o dia 23 de dezembro, por meio da plataforma digital de inovação do Energy Future.
Na temática “Confiabilidade Energética”, o desafio busca propostas que visem o desenvolvimento de novas tecnologias ou ferramentas de monitoramento (remoto e tempo real) de condições que possam afetar a disponibilidade das linhas de transmissão.
No tema “Hidrogênio Verde” a ideia é encontrar soluções e ferramentas relacionadas à operação e manutenção de uma planta de Hidrogênio Verde, o que inclui diversas aplicações energéticas e não energéticas do hidrogênio. Neste aspecto enquadram-se propostas que reduzam os gases de efeito estufa e a consequente descarbonização da matriz elétrica.
Já no tema “Preços de Energia”, a companhia procura soluções de inteligência artificial para prever o preço de energia no mês seguinte, com base em informações de mercado associadas aos mapas de previsão meteorológica.
O Desafio FURNAS Conecta – Startups está dividido em cinco etapas:
- Aplicação/Inscrições: de 09/11/2021 a 23/12/2021.
- Avaliação: de 03/01/2022 a 21/01/2022.
- Divulgação do resultado da Etapa de Avaliação: 25/01/2021.
- Seleção: de 31/01/2022 a 18/02/2022.
- Divulgação do resultado final: 15/03/2022.
Para mais informações a respeito do cadastro de proposta, visite também o edital da chamada no site Desafio Furnas Conecta Startups (energyfuture.com.br)