Pular para o conteúdo

Empresas do Parque Tecnológico se destacam no Ranking 100 Open Startups

As empresas integrantes do ecossistema de inovação do Parque Tecnológico de Santo André se destacaram no Ranking 100 Open Startups. Diversas empresas integrantes do Hub de Inovação, além de outras da região do ABC ficaram bem colocadas nas categorias “Indústria Química”, “Petróleo e Gás”, “Software”, “Transporte e Logística” e “Indústria Automotiva”.

O Ranking 100 Open Startups destaca, anualmente, as startups mais atraentes para o mercado corporativo. Publicado desde 2016, a partir da edição 2018, passou a destacar, também, as corporações que mais se engajam no relacionamento com startups, as Open Corps.

Para a premiação de corporações, com o expressivo aumento na densidade de empresas realizando Open Innovation com Startups, neste ano, além das TOP 100 Open Corps, também foram reconhecidas as TOP 5 Open Corps em 25 categorias com mais densidade de relacionamentos.

Na categoria “Indústria Química”, a Braskem e a Oxiteno, duas das 16 empresas da Cofip ABC que integram o Hub de Inovação do Parque Tecnológico, ficaram em terceiro e quinto lugar, respectivamente.

Pela categoria “Petróleo e Gás”, a Ultragaz, também integrante da Cofip ABC e, consequentemente, do Hub de Inovação, ficou em segundo lugar. A Petrobrás, que tem unidades no ABC, ficou em primeiro.

A líder da categoria “Indústria Automotiva” foi a Mercedes-Benz, que é integrante do Hub de Inovação e, inclusive, recentemente contou com o “Mercedes-Benz Challenge”, que buscou o desenvolvimento de competências e novas tecnologias para baterias de alta potência.

No primeiro lugar da categoria “Software” ficou a empresa Totvs, que oferece serviço no Bureau de Serviços Tecnológicos do Parque Tecnológico de Santo André, além de se encontrar em processo avançado de adesão ao programa CapacitaTech. Na categoria “Transporte e Logística”, a Wilson Sons, que tem unidade na cidade, ficou em segundo lugar.

Chamou a atenção na atual edição do Ranking 100 Open Startups o número anual de relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, que mais do que triplicou de 2019 a 2021. Foram registrados 8.050 relacionamentos em 2019, 13.433 em 2020 e 26.348 contratos em 2021. Enquanto isso, o número de pontos no ranking quintuplicou no mesmo período e, de 2016 para cá, vem crescendo a uma taxa de 125% ao ano.

O HUB de Inovação do Parque Tecnológico de Santo André é ponto de apoio para empresas que queiram praticar a inovação aberta e se conectar com as empresas da região e do ecossistema de inovação do Grande ABC. Para mais informações sobre o Hub, clique aqui.

Marcações: