A educação empreendedora e a redução da dependência tecnológica externa serão algumas das prioridades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) até 2023. Na última terça-feira (17), foi publicada no Diário Oficial da União, a Portaria Nº 5.109, que define as prioridades no que se refere a projetos de pesquisa, de desenvolvimento de tecnologias e inovações, para o período 2021 a 2023.
A portaria foi publicada com a finalidade de alinhar a atuação ministerial ao Plano Plurianual – PPA 2020-2023. Desta forma, foram estabelecidos como prioritários os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovações voltados para as áreas de tecnologia estratégicas, habilitadoras, de produção, para Desenvolvimento Sustentável, para Qualidade de Vida e para Promoção, Popularização e Divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Entre os incisos descritos, vale a pena destacar o “objetivo de redução de dependência tecnológica externa”, na área de tecnologia estratégica; e o objetivo de “contribuir para a melhoria da promoção do ensino e da educação científica, formal e informal, da popularização e da divulgação da ciência e do empreendedorismo em todos os níveis de ensino no País”, pela área de Tecnologias para Promoção, Popularização e Divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação.