Rota 2030 promove desafio para o setor ferramental

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) lançou, na última semana, o Rota Challenge: Ferramentarias Competitivas. A iniciativa, que conta com o apoio do Parque Tecnológico de Santo André, tem como foco conectar a indústria da ferramentaria com startups de todo o Brasil para promover um ambiente de inovação e a otimização de processos produtivos para fortalecer o setor ferramental.

Na ação, ligada ao Rota 2030, será aberta a seleção de startups e ferramentarias para a implementação de soluções para desafios do setor ferramental, com investimento de até R$ 100 mil para a validação de cada Prova de Conceito (POC).

Na primeira fase do Rota Challenge, foram promovidos workshops para mapear desafios tecnológicos de ferramentarias que atuam no setor automotivo. Três desafios identificados fazem parte da chamada pública, que irá selecionar até quatro soluções de startups e quatro indústrias ferramentais madrinhas. Cada POC poderá terá investimento de R$ 100 mil reais, com recursos da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Rota 2030.

As startups podem submeter propostas de soluções até 03 de setembro, às 22h, enquanto as ferramentarias podem se inscrever até dia 27 de agosto, às 22h. Confira os desafios e como realizar a submissão no edital: https://bit.ly/ChallengeRota2030.

O setor metal mecânico representa 12% do PIB industrial de Santo André. O mercado global de ferramentaria supera a casa dos 35 bilhões de dólares. Atualmente, o Brasil representa menos de 1% desse mercado, contando então com grande capacidade de expansão, podendo ser pauta de exportação de um material de alto valor agregado.

O Rota Challenge é uma realização da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), juntamente com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Ministério da Economia. O programa tem como apoiadores o Parque Tecnológico de Santo André, a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), Ágora Tech Park, Parque Tecnológico São José dos Campos, Instituto Hercílio Randon (IHR), Porto Digital, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec) e IEBT.