A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), com o apoio do Ministério da Saúde, selecionará quatro novos grupos de pesquisas e investirá R$ 20 milhões no desenvolvimento nacional de fármacos e biofármacos realizados em parceria com a indústria.
A chamada pública foi anunciada na última quarta-feira (21) em uma cerimônia realizada pelo Ministério da Saúde. No programa, os grupos de pesquisa selecionados serão credenciados como Unidades Embrapii e poderão inovar com as empresas do setor farmoquímico. A iniciativa deve alavancar recursos privados em inovação, uma vez que o modelo de atuação prevê o investimento do setor empresarial.
A proposta é tornar a indústria mais flexível e independente de pressões e escassez externas, gerando soluções brasileiras na área, e alavancar recursos privados em inovação, uma vez que o modelo de atuação da EMBRAPII prevê o co-investimento do setor empresarial. A expectativa é gerar R$ 60 milhões em projetos de inovação.
Para participarem da seleção, os grupos devem atuar em pelo menos uma das seguintes áreas: descoberta de novas moléculas e princípios ativos, desenvolvimento de IFA, biologia molecular aplicada a produtos terapêuticos; anticorpos monoclonais, proteínas terapêuticas; kits diagnósticos; sistemas de liberação controlada de fármacos; implantes incorporados com fármacos; manufatura aditiva de produtos para saúde incorporados com fármacos; ensaios pré-clínicos; ensaios clínicos fase I; e produção de hemoderivados.
A coordenação da Chamada EMBRAPII realizará, às 15h do dia 27 de julho, uma palestra de esclarecimentos sobre a iniciativa, destinada ao credenciamento de novas Unidades EMBRAPII na área da Saúde. Para participar da palestra, os interessados devem preencher um cadastro, até dia 26 de julho, às 12h, clicando aqui.