Prefeitura abre chamamento para empresas interessadas na implantação de infraestrutura de suporte de telecomunicações em bem público

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, abriu, no último dia 14, chamamento para as empresas interessadas em realizarem a implantação de infraestrutura de suporte de telecomunicações em bem público.

O edital é mais uma das iniciativas da política municipal de telecomunicações, iniciada com a promulgação da lei municipal 10.274/19. Tal implantação, inclusive. tornou possível a cidade de Santo André ser escolhida como município de destaque no ranking de Cidades Amigas da Internet 2020.

A política de telecomunicações faz parte dos projetos e eixos estratégicos de desenvolvimento que o Parque Tecnológico de Santo André direciona. Um dos objetivos desta política é promover os serviços de telecomunicação e conectividade, visando transformar Santo André, cada vez mais, em uma cidade inteligente e conectada, capaz de promover desenvolvimento econômico e geração de empregos qualificados com base na economia digital, na indústria 4.0 e na aplicação intensiva de inovação em todos os setores da economia.

A implantação desta infraestrutura de telecomunicações, por exemplo, é fundamental para a oferta e expansão da telefonia 5G na cidade. O 5G é uma tecnologia que vai permitir o desenvolvimento de novos negócios, serviços e de novas oportunidades econômicas para os países, regiões e cidades.

A implantação onerosa de infraestruturas de telecomunicações em terrenos e bens públicos também vai gerar novos recursos para o município investir na melhoria de serviços públicos com base na aplicação de tecnologia, em projetos de inovação na cidade e no estímulo ao empreendedorismo tecnológico, pois as empresas de telecomunicação que instalarem infraestruturas em bem público deverão remunerar o município pela implantação.

Estes recursos serão destinados ao Fundo Municipal de Desenvolvimento, para subsidiar projetos do Parque Tecnológico, ou poderão ainda ser transformados em projetos para a melhoria de serviços públicos com base em serviços digitais, big data, inteligência artificial, internet da coisas e outras tecnologias, em áreas como segurança, combate a enchentes, saúde e transportes, entre outras.