CHMSA tem palestra sobre Doenças Mentais

Ação no Centro Hospitalar Municipal de Santo André fez parte da SIPAT 2019 da Prefeitura

O Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão integrou o calendário de ações da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Prefeitura de Santo André – organizada entre os dias 07 e 11 de outubro. Na quarta-feira (09/10), foi realizada no hospital a palestra “Doenças Mentais: como identificar em mim, no outro e como prevenir”, com Marines Oliveira, coordenadora da Rede de Saúde Mental do município.

A SIPAT 2019 teve como tema “O Ser Humano como protagonista nas relações de trabalho e o desafio da prevenção de acidentes e outras doenças”, cujo foco foi conscientizar sobre os processos de risco e a responsabilidade conjunta (servidores e instituição) em prol de um estado físico, mental e emocional saudável no ambiente profissional. De agosto de 2018 a agosto de 2019, houve redução de 38% em acidentes de trabalho (de 252 para 159), segundo informações da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) / SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).

“A depressão é uma das principais causas de afastamento do trabalho atualmente. Vivemos num estado de urgência que gera o mal uso de alguns termos. É comum alguém dizer que está estressado, porém, sem tem a dimensão real do é o estresse enquanto doença e o mesmo vale para um estágio ansioso ou depressivo”, comentou Marines.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Foto: Comunicação CHMSA