Farmácia Satélite começa a funcionar no CHMSA

Novo espaço vai otimizar fluxos do Centro Cirúrgico e beneficiar atendimentos também na UTI Adulto
O Centro Cirúrgico do Centro Hospitalar Municipal de Santo André “Dr. Newton da Costa Brandão” (CHMSA) passa a contar, a partir desta segunda-feira (27/05), com o suporte de uma Farmácia Satélite. A novidade visa otimizar a rotina hospitalar.
Realidade nos principais hospitais privados do país, a Farmácia Satélite traz a vantagem de estar localizada no próprio setor de dispensação dos medicamentos. No caso do CHMSA, o novo espaço vai servir também à UTI Adulto, que funciona no 3º andar do hospital, assim como o Centro Cirúrgico.
“A Farmácia Satélite proporciona o uso racional dos medicamentos e beneficia as equipes, sem contar que o atendimento individualizado gera redução de prazos e de custos”, comenta o Dr. Ricardo Cruz, diretor técnico do CHMSA. “Essa descentralização permite que o paciente seja prontamente atendido. É uma forma de proporcionarmos assistência farmacêutica eficaz”, completa o médico.
A Farmácia localizada no térreo seguirá em funcionamento, atendendo aos demais setores do Centro Hospitalar Municipal.
Investimentos – O Centro Cirúrgico do CHMSA tem recebido importantes melhorias neste ano de 2019. As salas cirúrgicas acabam de ganhar novo piso e adequação dos aparelhos de ar-condicionado.
Nas cinco salas do Centro Cirúrgico são realizados procedimentos eletivos – que podem ser previamente agendados – e de urgência/emergência, tanto de médio quanto de grande porte. Com condições de reforçar o atendimento, está em estudo a ampliação da estrutura física para este ano, com a criação de uma nova sala de cirurgia.
Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Alex Cavanha e Angelo Baima / PSA