Solidariedade dá o tom do Natal no CHMSA

Voluntários que visitam o hospital apresentaram canções e distribuíram panetones, proporcionando alegria e emoção

O clima natalino no Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) Dr. Newton da Costa Brandão foi marcado pela solidariedade. Eventos realizados no hospital proporcionaram momentos de alegria e emoção a pacientes e visitantes.

Em ação promovida pela Capelania Evangélica Infantil, palhaços circularam por todo o prédio, na segunda-feira (10/12/18), fazendo referência ao Natal e cantando para o público. Uma semana depois, dia 17/12/18, a mesma capelania presenteou crianças da Pediatria com travesseirinhos.

No sábado (15/12/18), teve cantata de Natal com os Adolescentes Vencedores e o coral UJJE Alive, ligado à igreja Assembleia de Deus, da Vila Linda, em Santo André. Os jovens se apresentaram no hall dos elevadores da Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Unidade de Traumatologia, Pediatria e Hospital Dia, atraindo a atenção de funcionários e acompanhantes. Pacientes, em condições clínicas, deixaram os quartos atraídos pelo som.

“Foi lindo. Me emocionei o tempo todo”, disse Almeirinda das Neves, de 84 anos, que não conteve o choro. Ela fez questão de conferir de perto a apresentação, mesmo numa cadeira de rodas, e foi acompanhada por familiares. Quem também não segurou as lágrimas foi a diarista Cintia da Silva, que acompanhava a filha, internada na Pediatria. “Achei muito especial e pensei nas crianças.”

“Isso dá uma renovada nos ares, espantando a tristeza. É uma energia boa que quebra o clima às vezes pesado de uma internação”, opinou o pediatra Dr. Leonardo Bedran. “É muito bom porque anima a gente, distrai os pacientes e traz a mensagem de Jesus”, reforçou a enfermeira Juliana Agostinha de Souza, da Clínica Cirúrgica.

Entre os cantores do coral estava Aurea Rodrigues, funcionária da unidade do laboratório Biofast que fica dentro do CHMSA. “Ficamos muito agradecidos por poder proporcionar isso para os pacientes e colaboradores. Esse é o verdadeiro sentido do Natal”, afirmou. No mesmo dia, os clowns do Exército da Alegria circularam pelas dependências do hospital divertindo crianças e adultos.

Papai Noel também passou pela UTI Pediátrica na terça-feira (18/12/18). Em visita à unidade, o prefeito Paulo Serra – acompanhado da primeira-dama e presidente do Núcleo de Inovação Social da Prefeitura, Ana Carolina Barreto Serra – anunciou que as crianças em internação prolongada ganharam acesso gratuito à Internet para que possam estudar e se entreter enquanto cuidam da saúde. É o caso do pequeno Miguel, de 10 anos, que vive no hospital para concluir seu tratamento.

Já na quarta-feira (19/12/18) foi a vez das “rosinhas”, como são conhecidas as voluntárias da Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André (AVSSA), que diariamente realizam trabalho social no Centro Hospitalar Municipal. Acompanhadas de Papai e Mamãe Noel, elas circularam pelos corredores das clínicas e também do Pronto-Socorro entoando canções natalinas e distribuindo panetones para pacientes (respeitando orientações do setor de Nutrição e Dietética) e acompanhantes.

“Estamos há apenas 10 meses ensaiando. Pra gente é um prazer muito grande estar aqui no hospital e passar pelos corredores levando nosso carinho e nossa alegria. As voluntárias são movidas pelo amor e fazem a diferença”, destacou a voluntária Ursula Clara Mazzeo Belmonte, professora de canto das “rosinhas”. Foram elas também as responsáveis pelo belo presépio montado próximo à Recepção Central do CHMSA.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Comunicação CHMSA e Ricardo Trida/PSA