Prefeitura realiza força-tarefa noturna no CHMSA para zerar fila de consultas com endocrinologista

Até o final da semana mais de 3,5 mil atendimentos serão feitos por meio do Programa Saúde Fila Zero

Nesta quinta-feira (13/12/18), a Prefeitura de Santo André realizou mais uma força-tarefa no Centro Médico de Especialidades do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) Dr. Newton da Costa Brandão. Desta vez, para zerar a demanda reprimida e normalizar a marcação de consultas na área de Endocrinologia, que hoje possui 3,5 mil pacientes em fila de espera.

“As pessoas saem daqui com os exames marcados, com todos os encaminhamentos para que não se forme uma nova fila. É mais uma ação do programa Saúde Fila Zero. Já tivemos inúmeras especialidades para normalizar o ritmo do atendimento. Eram mais de 148 mil exames e consultas atrasados e em breve vamos zerar praticamente todas as filas”, explicou o prefeito Paulo Serra.

A dona de casa Poliana Gomes Fernandes, de 35 anos, foi uma das beneficiadas com a iniciativa. “Essa é a segunda vez que sou atendida em mutirão. No último feriado, fiz ultrassom de mama e transvaginal e hoje eu e minha mãe passamos com endocrinologista. Fui muito bem atendida, o médico tirou todas as minhas dúvidas e agora vou fazer alguns exames e retornar para mostrar o resultado”, comemorou.

Os pacientes foram agendados respeitando a ordem cronológica da fila de espera. Após o primeiro atendimento, se necessário, serão encaminhados para realizar exames de diagnóstico e retorno médico para efetivar a alta ou encaminhamento para a rede de atenção básica para acompanhamento.

“Estamos colocando em dia o atendimento de endocrinologista a partir dessa semana e o mais importante é que estamos iniciando um amplo programa para poder conduzir os nossos pacientes que precisam de cirurgia bariátrica com a qualidade necessária, de acordo com as portarias do Ministério de Saúde. Nosso Centro Hospitalar Municipal está muito bem preparado para proceder com as cirurgias bariátricas. É um trabalho importante que no próximo ano o cidadão de Santo André vai passar a contar”, afirmou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.

Histórico – Desde a sua criação em 2017, o Programa Saúde Fila Zero realizou mais de 400 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias. O projeto atua em três frentes – mutirões, compensações tributárias por meio de prestação de serviços e a retomada do Hospital Dia (dentro do CHMSA).

Fonte: Comunicação PSA
Foto: Alex Cavanha / PSA