Praça dos Correios e Marco Zero

A Agência Central dos Correios de Santo André foi construída em 1961 e continua em funcionamento. O prédio histórico se destaca na paisagem, sendo encontrado na Praça dos Correios, área com espaço para descanso, vagas de estacionamento e onde está o Marco Zero da cidade. Através dela se chega ao Centro Cívico da cidade, caminho que pode ser percorrido pela passarela de pedestres ou pela Avenida Portugal.

Marco Zero

O Marco Zero andreense representa o centro geográfico da cidade, a partir de onde todas as medidas de distância relativas a ela são estabelecidas, estando localizado na Latitude 23º39’30’’ S, Longitude 46º31’00’ W e Altitude 759.065 metros.

Uma escultura em metal sobre uma base trapezoidal em concreto indica o Marco Zero de Santo André. Produzida por Masumi Tsuchimoto (artista plástico japonês radicado no Brasil), a obra “Tie No Yoji” – em português, “Inteligência de Criança” – foi inaugurada em 8 de abril de 2011.

Segundo palavras do artista, afixadas na placa:
“O significado da obra é puramente abstrato. Na minha concepção inicial, parti da grafia zero, por isso podemos apreciar o formato zero um círculo. Ao andarmos ao redor, a escultura se transforma, instigando a nossa inteligência a imaginar o que cada forma irá significar como o desenvolvimento de um ser humano. Com isso o título da obra é Inteligência de Criança, ou seja, o desenvolvimento, início zero da nossa inteligência. Uma obra para que todos possam refletir e concluir o seu próprio significado, indiferente à classe social. Uma obra para o povo, um marco eterno a todos os munícipes que já foram um dia crianças.”

Horário de funcionamento:

Segunda-feira a Sexta-feira: das 09:00 às 17:00.

(Exceto feriados)

Contato da Agência Central dos Correios de Santo André:
EnglishPortugueseSpanish