Parques Naturais Municipais

O município de Santo André, integrante da paulista ABCTur – Rota Turística da Natureza e da Indústria, é englobado por três Unidades de Conservação de Proteção Integral: o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, o Parque Natural Municipal do Pedroso e o Parque Estadual Serra do Mar.

Juntos, eles alcançam uma área total protegida de 3.234,66 km² e possuem grande importância ecológica, além da beleza que proporcionam. Neles são desenvolvidas atividades de turismo ecológico, de educação e interpretação ambiental, além de pesquisas científicas.

Descubra mais sobre os parques através das páginas abaixo e confira mais informações no Painel Unidades de Conservação Brasileiras, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) clicando aqui.

O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba foi criada em 2003, possuindo 426 hectares. Seu nome deriva de sua importância como berço das nascentes do Rio Grande, principal afluente da represa Billings.

O Parque Natural Municipal do Pedroso, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral desde 1998 e possui área equivalente a aproximadamente seis vezes a do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

O Parque Estadual Serra do Mar foi criado em 1977 e engloba 25 municípios, sendo Santo André um deles. Com seus mais de 360 mil hectares, é a maior área contínua preservada de Mata Atlântica do Brasil.

A Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba possui 336 hectares. Criada em 1909, a área próxima à Vila de Paranapiacaba é coberta predominantemente por vegetação original da Mata Atlântica, tendo como objetivo a preservação integral de seu ecossistema.

Para saber mais sobre roteiros turísticos, clique aqui.

EnglishPortugueseSpanish