Profissionais do CHMSA começam a ser vacinados contra a Covid-19

A auxiliar de enfermagem Jacirlene Santos Fortuna, de origem indígena, foi a primeira a ser vacinada

Teve início nesta quinta-feira (21) a vacinação contra a Covid-19 para os profissionais da saúde que atuam no Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) Dr. Newton da Costa Brandão. A primeira a ser vacinada foi a auxiliar de enfermagem Jacirlene Santos Fortuna, de 51 anos, indígena de aldeia Pataxó do interior da Bahia e que trabalha no hospital há 13 anos.

Ela revela que logo que recebeu a notícia de que seria a primeira viveu um misto de emoção e ansiedade. “Me sinto feliz, honrada e agradeço por esse reconhecimento da direção e da equipe médica. A mensagem que deixo para todos os colegas é que tomem a vacina para estarem protegidos contra a Covid-19. Precisamos dessa proteção”, disse.

Logo na sequência, o primeiro médico do hospital a ser vacinado foi o Dr. Roberto Andres Gomez Douglas,  intensivista. “Me sinto muito feliz por ter a oportunidade de ser protegido de forma eficiente e com a única terapêutica eficaz contra esse vírus tão maléfico que está causando esse dano terrível à nossa população”, afirmou o profissional, que atua na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Linha de frente

A vacinação prosseguiu com profissionais das áreas de higiene e limpeza, entre outras. A convocação é feita por setores, dando prioridade aos que têm profissionais que estão diretamente no diagnóstico e tratamento hospitalar de pacientes com a Covid-19.

As doses destinadas pelo programa municipal de imunização da Secretaria de Saúde de Santo André ao CHMSA chegaram às 13h10 e imediatamente teve início a vacinação dos funcionários. A expectativa é vacinar 800 pessoas nesta quinta e outras 800, dos plantões diurno e noturno, pares e ímpares, nesta sexta-feira (22).

A vacinação dos profissionais da linha de frente no combate à pandemia em Santo André começou na noite da última terça-feira (19). As primeiras 11.360 doses do imunizante Coronavac foram enviadas pelo Governo do Estado ao município.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Coordenação: Gustavo Baena
Fotos: Comunicação CHMSA