Eventos de novembro destacam a Consciência Negra e os cuidados com a saúde do homem

Centro Hospitalar de Santo André promoveu bate-papo sobe câncer de próstata em alusão ao Novembro Azul e encontro com a população negra

Em novembro, os eventos organizados pelo Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão, de Santo André, tiveram como foco a saúde do homem e da população negra. A campanha Novembro Azul, que chama atenção para a prevenção do câncer de próstata, e o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20/11, estimularam as temáticas.

Realizado em 13/11, o 5º Encontro do CHMSA para a Discussão da Atenção Hospitalar à Saúde da População Negra trouxe um balanço dos avanços no município no atendimento a esse público, comparativos e apontou desafios e conquistas. A abertura, no auditório do hospital, contou com a benção de Mãe Inês e Pai Levi.

Dra. Ekatriny Antoine Guerle, coordenadora do Comitê Municipal de Saúde da População Negra, apresentou os dados ao público presente. Em seguida, foram homenageados os três funcionários do hospital que mais preencheram os itens do quesito raça/cor no sistema de informação hospitalar: Aparecida Silva (foto), da recepção do Pronto-Socorro, Jairo Pires de Queiroz Filho e Matilde de Souza Ribeiro, da Recepção Central.

“O projeto que começou no hospital e expandiu para toda a rede municipal de saúde envolve a capacitação das recepções e a explanação em cartazes e banners da razão pela qual as pessoas são questionadas a respeito de sua cor, evitando que algumas delas sintam-se ofendidas e garantindo que o preenchimento dos dados transcorra de forma tranquila”, explicou Dra. Ekatriny.

Trata-se de um projeto do governo federal em consonância com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. “Esse projeto visa a qualificação dos recepcionistas para que eles entendam porque estão questionando e sintam-se seguros diante do usuário ao explicar a razão da pergunta, de extrema importância para o preenchimento do quesito raça/cor e afrodescendência”, completou Dra. Ekatriny.

Já no dia 14/11 foi promovido o encontro “Câncer de Próstata: Esse Papo nos Interessa”, que contou com a participação do médico urologista Dr. Guilherme Peixoto, que atende no Centro Médico de Especialidades anexo ao CHMSA. Aberto ao público, o evento possibilitou a interação da plateia, que teve a oportunidade de tirar dúvidas sobre diagnóstico , tratamento e fatores de risco para a doença, por exemplo.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Comunicação CHMSA