CHMSA promove 1º Encontro Sobre Segurança do Paciente

Evento integra ações do projeto Paciente Seguro, do Ministério da Saúde, que teve adesão do Centro Hospitalar Municipal de Santo André em abril deste ano

O Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão realizou na quinta-feira (31/10) seu 1º Encontro Sobre Segurança do Paciente. O evento contou com a participação da Dra. Aline Brenner, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre/RS.

Em abril deste ano, o CHMSA, por meio de sua diretora geral, Dra. Maria Odila Gomes Douglas, aderiu ao projeto Paciente Seguro, do Ministério da Saúde. O termo de compromisso, assinado em Brasília/DF, tem duração até novembro de 2020 e estabelece o desenvolvimento de metas.

O projeto Paciente Seguro visa implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente nas unidades hospitalares de saúde pública por meio de parcerias com instituições públicas ou privadas com comprovada experiência em segurança do paciente. No caso do CHMSA, o Hospital Moinhos de Vento é a unidade de referência e consultoria para o cumprimento das ações previstas.

De acordo com documentos do Ministério da Saúde, os Núcleos de Segurança do Paciente devem atuar como articuladores e incentivadores das demais instâncias do hospital que gerenciam riscos e ações de qualidade, promovendo complementaridade e sinergias neste âmbito. O objetivo é reduzir os danos decorrentes da assistência prestada e produzir mecanismos que evitem erros, mitiguem eventos adversos e produzam bons resultados.

“O projeto Paciente Seguro trouxe visibilidade às muitas ações que já eram desenvolvidas no hospital, voltadas à segurança do paciente. Também possibilitou o trabalho integrado das equipes multiprofissionais, a sistematização das ações de cada meta e a tradução do desempenho por meio da coleta e análise dos indicadores”, salientou a Dra. Ekatriny Antoine Guerle, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do CHMSA.

Durante o evento, realizado no auditório do Centro Hospitalar Municipal, Dra. Ekatriny contextualizou sobre o Núcleo de Segurança do Paciente, o Projeto Paciente Seguro e o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Já a convidada, Dra. Aline Brenner, destacou a importância da cultura de segurança nas instituições de saúde. Na ocasião, os times e lideranças do projeto Paciente Seguro no CHMSA interagiram com os participantes por meio de jogos lúdicos para cada uma das metas em desenvolvimento.

Metas

São sete as metas a serem implantadas ou fortalecidas no hospital, inicialmente desenvolvidas em unidades piloto: Prevenção de Lesão por Pressão (UTI Adulto); Higiene de Mãos para Prevenção de Infecções (UTI Pediátrica); Prevenção de Quedas (Enfermaria de Pediatria); Dispensação Segura de Medicamentos (Farmácia Central); Comunicação Efetiva (Enfermaria de Clínica Médica); Identificação Segura do Paciente (Pronto-Socorro); Cirurgia Segura (Centro Cirúrgico).

Cada meta está sob os cuidados de seu respectivo líder e há o envolvimento dos times, coordenadores médicos e de enfermagem, gerências de enfermagem e equipes multiprofissionais. Em 2020, as metas serão estendidas a todos os setores do CHMSA, de forma que a segurança ocorra em caráter sistêmico e integrado, reforçando a importância da cultura de segurança do paciente no ambiente hospitalar.

Em 2019, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André foi o único hospital da região do ABC a aderir ao projeto Paciente Seguro, sendo precedido apenas pelo Hospital Estadual Mário Covas.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Comunicação CHMSA