Profissionais do CHMSA são vacinados contra o sarampo

Funcionários de todos os vínculos, terceirizados, residentes e voluntários que atuam no Centro Hospitalar puderam participar da campanha de vacinação

Em sintonia com os esforços da Prefeitura de Santo André, por intermédio da Secretaria de Saúde, para ampliar a cobertura vacinal no município e evitar a disseminação do sarampo, profissionais que atuam no Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão foram vacinados nesta quinta (25/07) e sexta (26/07). Doses da vacina tríplice SCR (contra sarampo, caxumba e rubéola) foram aplicadas em dois turnos – manhã e noite – para atender o maior número possível de colaboradores.

Segundo recomendações da Diretoria de Vigilância à Saúde, todos os funcionários que têm entre 15 e 29 anos, mesmo que já tenham recebido duas doses de SCR, foram vacinados, por se tratar de grupo de risco (estes indivíduos mais jovens não tiveram contato com o vírus do sarampo uma vez que não houve casos da doença no país nos últimos anos). Aos profissionais com mais de 29 anos, foi orientado que apenas aqueles sem as duas doses da vacina registradas em carteira aderissem à campanha.

“Todo trabalhador da saúde deve ter duas doses da vacina contra o sarampo, mesmo os que já passaram dos 45 anos”, alertou Karin Freski, farmacêutica e biomédica do NECIH (Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar) do CHMSA. “A vacina está contra-indicada para pessoas imunodeprimidas, gestantes e crianças menores de 06 meses. Mulheres em idade fértil devem evitar gravidez por pelo menos um mês após a vacina”, completou a Dra. Rafaela Arvai Pereira, médica infectologista e coordenadora do NECIH.

O sarampo pode ser contraído por secreções transmitidas através de contato físico, espirro e tosse. Os sintomas são conjuntivite, coriza, diarréia, febre alta, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômito. Não existe tratamento específico para a doença, a única solução é a vacinação.

Funcionários de todos os vínculos, terceirizados, residentes e voluntários puderam participar da campanha no hospital. Até o final da manhã desta sexta-feira (26/07), 300 profissionais já haviam sido vacinados.

Além do CHMSA, profissionais da rede municipal de saúde vem sendo vacinados em unidades básicas da cidade. A campanha se estenderá até 16 de agosto.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Comunicação CHMSA