Setembro Verde no CHMSA

Prédio do Centro Hospitalar Municipal de Santo André foi iluminado na cor verde e campanha conscientizou sobre a importância da doação de órgãos

No último dia 27 de setembro (2018), foi comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Em ação do departamento interno de Comunicação, em parceria com a CIHDOT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) e com o apoio da equipe de Manutenção, o prédio do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) “Dr. Newton da Costa Brandão” foi iluminado durante todo o mês na cor verde, que simboliza a campanha.

Cartazes foram espalhados pelas alas do hospital para chamar atenção de funcionários, pacientes e visitantes para a importância do diálogo entre familiares a respeito do tema. Diante de um caso confirmado de morte encefálica, os parentes terão apenas que lembrar e respeitar a decisão de quem manifestou em vida desejo de ser um doador. Atividades de conscientização foram desenvolvidas, como o 4º Simpósio Sobre Doação de Órgãos.

A proporção de doadores no Brasil cresceu 68% desde 2010, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). No entanto, o índice de recusa das famílias em autorizar os transplantes ainda é alto: chega a 42%, de acordo com dados de 2017.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Fotos: Ricardo Trida / PSA