CHMSA adere à campanha Setembro Verde

Objetivo é conscientizar sobre a importância da doação de órgãos

O Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) “Dr. Newton da Costa Brandão” deu início à campanha interna de incentivo à doação de órgãos. Para marcar o envolvimento ao “Setembro Verde”, o prédio do equipamento hospitalar, na Vila Assunção, recebeu iluminação especial nesta quinta-feira (06/09/18) e atividades serão realizadas ao longo do mês.

Neste que é o Mês Nacional da Doação de Órgãos, os profissionais do hospital querem chamar atenção ainda para a importância da conversa entre familiares sobre o desejo que alguém possa ter de ser um doador. Cartazes serão espalhados por todo o CHMSA para conscientizar funcionários, pacientes e visitantes.

“Esse diálogo entre familiares é fundamental, pois o desconhecimento sobre a vontade de parentes pode inviabilizar o processo de captação e transplante de órgãos. É um aviso que pode salvar muitas vidas”, reforça o Dr. Timóteo Moia Sanches Júnior, especialista em clínica médica e terapia intensiva e coordenador da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) do CHMSA.

Entre os destaques da programação está o 4º Simpósio Sobre Doação de Órgãos, que será realizado na próxima terça-feira (11/09/18), das 14h às 17h, no Anfiteatro do Centro Hospitalar. O evento é aberto aos profissionais da rede de atenção à saúde, conselheiros municipais e à população de Santo André, mediante inscrição prévia. “Devido à importância do tema, envolvemos equipe multidisciplinar de várias instituições de saúde. O intuito é que esse alerta se estenda para além do mês de setembro”, completa o médico.

Por ser referência regional em atendimentos de traumatologia, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André realiza diagnósticos de morte encefálica e a captação de órgãos que serão encaminhados para transplantes a partir de comunicação com Organizações de Procura de Órgãos (OPO’s).

 

Segue a programação do 4º Simpósio sobre Doação de Órgãos – CHMSA:

14h – Abertura – com a Dra. Maria Odila Gomes Douglas, diretora geral do CHMSA

14h10 – Apresentação do projeto “Doação 360” – com a coordenadora Renata Leite

14h30 – Palestra “Importância da Equipe Multiprofissional” – com Vanessa Ayres Carneiro Gonçalves, coordenadora da Organização de Procura de Órgãos da Escola Paulista de Medicina (OPO-EPM)

15h10 – Palestra “Processo de Doação e Transplante” – com César Augusto Guimarães Marcelino, enfermeiro chefe da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

15h50 – Palestra “Entrevista Familiar” – com Edvaldo Leal de Moraes, coordenador da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos do Hospital das Clínicas FMUSP

16H30 – Encerramento, seguido de Coffee

 

4º Simpósio sobre Doação de Órgãos – CHMSA

Dia: 11/09/2018 – das 14h às 17h

Local: Anfiteatro do Centro Hospitalar Municipal de Santo André – Av. João Ramalho, 326 – Vila Assunção

Inscrições: Pelo telefone 4433-3674 ou pelo email gsribeiro@santoandre.sp.gov.br

 

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Foto: Ricardo Trida / PSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *