A Prefeitura de Santo André lançou, em 2017, o primeiro programa municipal para a reestruturação e modernização de toda a rede de saúde, o Qualisaúde. O programa tem os seguintes pilares:

– melhora estrutural;

– gestão por processos;

– gestão do cuidado;

– valorização do trabalhador ;

– valorização dos usuários.

Com a informatização de todo o sistema de atendimento e a capacitação de funcionários, o objetivo da Prefeitura é devolver à população de Santo André um serviço de saúde com qualidade.

A principal proposta é aumentar a cobertura da atenção básica, que era de 25% na cidade quando o programa teve início. O projeto é que, até 2020, esse número suba para 85%.

A ideia é que a rede básica seja a porta de entrada para atendimento. Cerca de 70% dos casos de intervenção hospitalar poderiam ter sido evitados se tratados antes na rede básica.

O acompanhamento adequado pode fazer com que muitos casos sejam controlados antes de virarem urgências. Para isso, os profissionais vêm sendo capacitados e os usuários melhor orientados sobre qual tipo de serviço deve procurar em cada situação.