Bem vindo(a) ao CHMSA

Tradição e inovação em saúde pública!

O CHMSA tem sua origem na Santa Casa de Santo André, inspirada nos modelos vindos de Portugal. A pedra fundamental foi lançada em 14 de maio de 1911 e o hospital foi inaugurado em 08 de abril de 1912, sendo o primeiro hospital da cidade e de todo o ABC.

A pequena Santa Casa cresceu e em 1952 foi municipalizada. A nova denominação, Centro Hospitalar, veio em 1999 e, ao completar 105 anos (em 2017), a homenagem ao ex-prefeito “Dr. Newton da Costa Brandão”.

Hoje, o CHMSA tem unidades autônomas de internação e de emergência, funcionando em cinco andares. As unidades, apesar de independentes, trabalham integradas e se complementam. São 292 leitos, sendo 30 de UTI Adulto e 10 de UTI Pediátrica.

No CHMSA trabalham atualmente 975 funcionários, sendo 460 na área de enfermagem, 200 no administrativo e 315 na Gerência Clínica (médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas etc.). Em média são realizadas, por ano, 3.800 cirurgias e mais de 40 mil atendimentos ambulatoriais. Dentre os exames de imagem, foram quase 20 mil tomografias computadorizadas, em 2018. No mesmo ano, funcionários, pacientes e acompanhantes consumiram 690 mil refeições e foram utilizadas cerca de 10 mil bolsas de sangue.

Clique para saber tudo sobre a nossa História.

Clique e conheça toda a nossa Estrutura.