CHMSA realiza ultrassonografia em mais um mutirão do programa Saúde Fila Zero

Fila de espera pelo exame foi zerada em Santo André após os atendimentos no recém inaugurado Centro de Diagnósticos

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu mais um mutirão de exames dentro do programa Saúde Fila Zero, neste sábado (28/07/18). Entre os exames contemplados estava o de ultrassonografia, que foi realizado no recém inaugurado Centro de Diagnósticos do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão.

Os atendimentos tiveram início às 07h00 e prosseguiram até as 17h00. Durante todo o dia, foram realizados cerca de 400 atendimentos por imagem na cidade, conforme agendamento prévio da Central de Regulação. Com a ação, a fila de espera por ultrassom foi zerada.

“Quando assumimos a gestão, cerca de 98 mil pessoas estavam esperando por ultrassom, dos mais variados tipos, e o tempo de espera era bastante extenso. Hoje a gente encerra essa fila”, afirmou o prefeito Paulo Serra. “Garantir atendimento ágil, humanizado e eficiente é um compromisso que assumimos com a implantação dos programas Saúde Fila Zero e Qualisaúde”, completou.

Desde a primeira edição deste ano do Saúde Fila Zero, já foi removido da fila de espera um total de 195 mil exames, entre ultrassonografia, coleta de sangue, parasitológico e urina. Até o final de agosto, a expectativa é zerar a demanda por ressonância magnética, doppler transvaginal, doppler vascular, ecocardiograma e ecografia transtorácica.

Uma das frentes do programa Saúde Fila Zero, lançado em 2017, com o objetivo de resolver a fila herdada de espera por exames e consultas no município – que em dezembro de 2016, era de 128 mil solicitações –, foi a retomada do Hospital Dia, reinaugurado dentro do Centro Hospitalar Municipal. A ala realiza cirurgias de baixa e média complexidade, com alta no mesmo dia do procedimento.

Fonte: Comunicação CHMSA “Dr. Newton da Costa Brandão”
Supervisão: Gustavo Baena
Foto: PSA