Centro Hospitalar Municipal de Santo André amplia pronto-socorro e avança em obras de modernização

Prefeitura está realizando diversas intervenções no equipamento, que passou a contar com nova UTI, totalizando 92 leitos de terapia intensiva em todo o hospital

O Centro Hospitalar Municipal (CHM) Dr. Newton da Costa Brandão, em Santo André, está recebendo diversas intervenções e ampliações por meio do programa Qualisaúde, proporcionando mais conforto ao usuário e melhor condição de trabalho aos profissionais.

Entre as intervenções já entregues estão a ampliação do Pronto-Socorro (PS) e criação de uma nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva), totalizando 92 leitos de terapia intensiva em todo os hospital. As obras ainda estão em curso, sem causar prejuízo no serviço prestado aos usuários.

“O CHM está sendo todo reformado, são novos leitos e um novo pronto-socorro. Esta é uma das obras mais importantes da nossa gestão, pois com ela vamos oferecer qualidade nos equipamentos, ambiência e modernização. Vamos levar dignidade e qualidade no serviço de saúde para a nossa gente”, comentou o prefeito Paulo Serra.

Popularmente conhecido como Santa Casa, o Centro Hospitalar Municipal recebeu obras de ampliação e revitalização do Pronto-Socorro, que presta atendimento emergencial nas áreas de Clínica Médica, Psiquiatria, Ortopedia, Oftalmologia, Cirurgia Geral, Neurocirugia, Neuroclínica e Bucomaxilo Facial.

“Quando assumimos a administração municipal, o Pronto-Socorro era um depósito de macas, hoje tem todo um atendimento humanizado com dez consultórios todos equipados e isso faz parte dessa grande transformação da nossa querida Santa Casa, somada ao trabalho desta grande equipe que temos na saúde da cidade. Dá muito orgulho transformar esse equipamento, que é uma referência na nossa região”, completou Paulo Serra.

A intervenção garantiu ampliação no número de consultórios, passando de cinco para dez no Pronto-Socorro. Duas alas de internação, salas de gesso, sutura, procedimentos e isolamento também foram revitalizadas. Além disso, foram entregues uma nova área de emergência e recepção com sala de espera.

O CHM ganhou uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com dez leitos, que foi construída no térreo. Com a ampliação, o hospital passou a contar com 92 leitos de UTI, sendo 52 para tratamento de pacientes com Covid-19.

Atualmente, outros espaços estão sendo revitalizados e ampliados, como a Recepção Central (na avenida João Ramalho) e a enfermaria de Clínica Médica, onde todos os quartos e sanitários receberão reforma e troca de mobiliário.

Estão sendo investidos cerca de R$ 7 milhões para revitalizar e ampliar as diversas áreas do hospital.

Histórico

Desde 2017, o Centro Hospitalar Municipal vem recebendo diversas intervenções. Logo no início da atual administração foi entregue o Hospital Dia, fechado na gestão anterior. O local realiza cirurgias de baixa complexidade que permitem que o paciente passe pelo procedimento e tenha alta no mesmo dia, sem a necessidade de permanecer internado em observação. Posteriormente os pacientes retornam ao serviço para curativos e novas avaliações.

Em 2018, foi entregue a reforma do Centro de Diagnósticos, que possibilitou o aumento do número de salas de ultrassonografia, que passaram de duas para quatro. O antigo tomógrafo foi substituído por um moderno equipamento que faz imagens 3D e foram revitalizadas as salas de raio-x, de ressonância e do espaço onde são realizados os exames de ecocardiograma adulto, ecocardiograma infantil e doppler vascular.

Em 2019, dentre os espaços revitalizados e novos que foram entregues estão a Farmácia Satélite, o Centro Médico de Especialidades, auditório e prédio administrativo, além da nova ala de Psiquiatria, o que proporcionou aumento de leitos do local.

Fonte: Comunicação / PSA
Foto: Helber Aggio / PSA