Santuário Nacional de Umbanda

O Santuário Nacional da Umbanda, localizado na região do Parque Natural Municipal do Pedroso, é um espaço voltado ao culto religioso de matriz afro-brasileira e à recuperação e proteção do ecossistema local.

A área foi anteriormente ocupada pela antiga Pedreira Montanhão, até sua desativação nos anos de 1970, restando uma paisagem em completo estado de degradação natural. Ao mesmo tempo, já era frequentada por praticantes de religiões como o Candomblé e a Umbanda para a realização de suas práticas religiosas junto às rochas e à natureza circundante.

O reconhecimento de sua importância cultural e religiosa levou à idealização e criação do recinto, que conta com uma área de 640.462,50m² – cerca de 7,42% da área do Parque do Pedroso – e é mantido pela Federação Umbandista do Grande ABC, sob direito real de uso concedido pelo Município de Santo André (Lei Ordinária Nº 9114/2018).

Por conta de sua localização, o Santuário funciona dentro dos termos do Plano de Manejo do Parque do Pedroso. As ações de recuperação ambiental, realizados até hoje, já contribuíram com o plantio de mais de 60 mil espécies nativas, transformando a paisagem local -agora coberta com vegetação – além da limpeza do lago formado pela pedreira e da adoção de importantes medidas, como o controle de acesso às nascentes e à área de mata virgem, a existência de locais apropriados e protegidos para o acendimento de velas (velários), as ações de gestão de resíduos gerados nas atividades e o trabalho constante de conscientização ambiental dos visitantes.

A existência do Santuário Nacional da Umbanda também assegura a não urbanização do espaço, ajudando na preservação ambiental desse ecossistema tão necessário, além de perpetuar uma tradição cultural e religiosa existente há décadas no município e que atrai adeptos e visitantes de diversos locais da Região do ABC, do Brasil, e até do mundo.

O local possui ótima infraestrutura para visitação e práticas sagradas junto à natureza, contando com estacionamento, sistema de vigilância interna, lanchonete, floricultura, espaço de artigos religiosos, aluguel de tendas, entre outros.

Como não bastassem tantas modalidades turísticas, por conta do Santuário, Santo André também é referência nacional no turismo religioso, reconhecido em 2019 como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo. Trata-se de uma referência nacional e internacional para os seguidores da Umbanda e Candomblé, recebendo anualmente 150 mil visitantes de diversas cidades e estados brasileiros.

Endereço:

📍 Estrada do Montanhão, 700, Montanhão – Santo André (CEP: 09135-001)

Horário de funcionamento:

Terça-feira a Domingo: entrada das 08h às 14h e saída até 15h30
Segunda-feira: fechado para visitação

Valor da entrada:

🎫 R$ 18,00 por pessoa

Reservas:

Para obter mais informações e entrar em contato, acesse o portal do Santuário Nacional da Umbanda clicando aqui.

EnglishPortugueseSpanish