Parque Ulisses Guimarães

Área: 7.791,20 m² | Data de inauguração: junho de 2009

Nome(s) anterior (es): Praça sem denominação (Barroca)

Informações Complementares: área reservada pela abertura do loteamento da Vila Matarazzo.

Equipamentos: pista de caminhada, playground, quadra poliesportiva, campo de futebol gramado, campo de malha, aparelhos para ginástica, sanitários com fraldários, vestiários, sede administrativa, segurança e acesso para necessidades especiais (corrimão, sanitários e rampas). 

Origem do nome: Ulysses Guimarães (1916 – 1992) era advogado. Foi vice-presidente da UNE, secretário da Federação Paulista de Futebol, deputado estadual em 1947, sendo reeleito em 1954 e em 1958, quando foi também delegado do Brasil na ONU. Foi nessa época que conseguiu trazer para Santo André a primeira agência postal, estando presente na cerimônia de inauguração do prédio, em 1961.

Ocupou o cargo de Ministro da Indústria e Comércio, exonerando-se no ano seguinte retornando à Câmara, filiou-se ao partido de oposição à ditadura militar e foi eleito deputado federal, reeleito em 1974.

No começo dos anos 1980, foi um dos principais líderes da campanha pelas “Diretas Já”, que culminou com a volta das eleições diretas. Presidiu a Assembléia Nacional Constituinte que resultou na promulgação da atual Constituição. Colaborou ativamente no processo contra a corrupção no Governo Federal que terminou com a renúncia do Presidente Collor e a posse do vice Itamar Franco.

Ulysses Guimarães desapareceu em 12.10.1992, num acidente aéreo. Seu corpo não foi encontrado, mas sua morte foi oficialmente reconhecida.

Rua Tirana, 621 – Vila Francisco Matarazzo

Horário de Funcionamento:
Todos os dias, das 6:00 às 18:00.

Entrada: Gratuita | Info: (11) 4433-1956

Como Chegar?    |    Linhas Municipais:

S 48 – Terminal Prefeito Saladino/Parque Capuava

I 05 – Vila Rica/Estação Utinga

I 07 – Bairro Paraíso/Vila Lucinda

U 26 – Parque Capuava/Estação Utinga

EnglishPortugueseSpanish