Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

Localizado no centro da cidade, o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes sedia diversos eventos e é um bem protegido como patrimônio cultural pelo COMDEPHAAPASA – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André desde 1992.

Inaugurado pelo italiano Vicenzo Arnaldi em 1912, com capacidade para 800 pessoas, o local possuía estilo arquitetônico neoclássico, construído por Arthuro Boschetti, sendo que a boca de cena e a decoração das paredes laterais foram feitas por Luiz Cereja.

O espaço residia na Rua Coronel Oliveira Lima, esquina com a atual Salvador Degni, até que em 15 de agosto de 1925 foi transferido pela empresa Arnaldi, Masini & Gianotti para o endereço onde está até hoje.

Sua primeira reforma ocorreu em 1932, tendo sido construído o anexo para abrigar um ringue de patinação e um acesso para automóveis. Anos depois, em 1947, foi construída sua marquise, quando sua fachada foi modificada, tendo ocorrido sucessivas reformas com o tempo.

O Cine Theatro foi fechado em 1987, tendo sido ocupado por uma loja de tecidos (quando teve sua fachada descaracterizada) e por um estacionamento, até que o local foi desapropriado em 1991, por pressão popular.

O espaço ficou fechado por vários anos, até que foi iniciada uma reforma em 2011. Anos depois, após novo projeto, foi reaberto ao público em abril de 2022, contando com boa estrutura para a realização de eventos.

Maiores informações https://culturaz.santoandre.sp.gov.br/espaco/117/

Endereço:

📍 Rua Senador Fláquer, 110 – Centro

Mais informações:
EnglishPortugueseSpanish