Obras Luiz Sacilotto

Nascido em 1924, em Santo André, Luiz Sacilotto foi um renomado pintor, escultor e desenhista, tendo estudado pintura e desenho na Escola Profissional Masculina do Brás e na Associação Brasileira de Belas Artes, respectivamente.

Foi um dos sete integrantes do Grupo Ruptura, que organizou e inaugurou, em 1952, a exposição que marcou oficialmente o início da arte concreta brasileira – sendo, então, um de seus pioneiros.

Sacilotto participou, também, de diversas mostras e bienais de arte, produzindo peças únicas até seu falecimento em 2003, aos 79 anos de idade. O artista deixou um vasto acervo pelo Brasil e em países como Espanha e Estados Unidos. Em Santo André, suas artes estão espalhadas pela cidade, algumas delas ao alcance de todos, como as instalações que foram produto do Projeto “Centro com Vida”:

concreção 0005

Concreção 0005

Inaugurada em 2000, a escultura concretista foi produzida em aço carbono pintado sob base de concreto aparente, nas cores vermelha e amarela. Com altura de 4 metros de altura por 4 de largura e espessura de 3/4 de polegada, a obra ao ar livre brinca com conceitos de linhas retas, cheios e vazios, e está localizada na entrada do calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, altura do número 326.

concreção 0011

Concreção 0011

A obra de aço carbono pintado, nas cores vermelha e azul, foi originalmente instalada junto à E.E. Dr. Américo Brasiliense, na Praça IV Centenário, no ano 2000. A fim de obter maior visibilidade, foi transferida para a Praça Fábio Castravelli, em frente ao Parque Deputado José Cicote (Parque Central). Com seus oito metros de altura, a escultura ao ar livre remete a figuras geométricas circulares, linhas retas, cheios e vazios.

concreção 9877

Concreção 9877

Inicialmente, a obra foi instalada no Térreo 1 do Centro Cívico de Santo André, sendo reinstalada em 2015 no Jardim das Esculturas da Casa do Olhar Luiz Sacilotto – espaço cultural público gratuito que guarda outras artes de Sacilotto – onde permanece até hoje (visitas abertas de terça a sábado, das 10 às 17h – exceto feriados).

EnglishPortugueseSpanish