A Prefeitura posicionando as necessidades do cidadão no centro do desenvolvimento das políticas Smart City.
Política Municipal de Governança da Tecnologia da Informação – PMGTI
UN-H: Community Pillar 1 │ Sustainable Developmment Agenda 8, 16 │ New Urban Agenda 91
Por meio da implantação do Decreto Municipal nº 17.049/2018, a Prefeitura de Santo André deixa de ser reativa às novas tecnologias que se apresentam, passando a ser pró ativa, diagnosticando, planejando e organizando as condições e formas de utilização destas soluções, promovendo o melhor resultado possível para o cidadão andreense. A legislação organiza o Sistema Municipal de Tecnologia da Informação – SMTI, e também cria o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, para viabilizar a integração e a melhor governança de todas as iniciativas ligadas às questões das cidades inteligentes.
Participação Cidadã nas Decisões – COLAB Consulta Pública
UN-H: Community Pillar 2 │ Sustainable Developmment Agenda 17 │ New Urban Agenda 91, 92, 156
Por meio do módulo de Consulta Pública do COLAB, a Prefeitura disponibiliza uma série de temas à crítica da sociedade civil, fazendo com que o cidadão atue como coprotagonista na construção de projetos e políticas públicas, avaliando serviços, dando sugestões e colaborando com a criação de uma cidade melhor. O sistema organiza e disponibiliza ao governo dashboards com bases de dados atualizadas e disponíveis em tempo real, garantindo uma gestão mais participativa e políticas públicas mais eficientes. Como exemplo, foram realizadas consultas para gestão de recursos da Cultura (Lei Paulo Gustavo), atualização do Plano Diretor de Turismo, o Plano de Metas, dentre outros.
Programa Santo André 500 Anos
UN-H: Community Pillar 2 │ Sustainable Developmment Agenda 17 │ New Urban Agenda 91, 92, 156
Inédito no município, o Santo André 500 anos propõe um planejamento estratégico alinhado ao Acordo de Paris e Agenda 2030, definindo metas, diretrizes e ações de curto, médio e longo prazos para todas as áreas do município, dialogando com toda a sociedade por meio de audiências presenciais e consultas públicas eletrônicas. Com um eixo específico de desenvolvimento humano, com um olhar centrado nas pessoas, promove políticas públicas que assegurem os direitos essenciais ao pleno desenvolvimento do cidadão, garantindo que as iniciativas Smart City sejam também centradas nas pessoas.
Plano de Metas
UN-H: Community Pillar 2 │ Sustainable Developmment Agenda 17 │ New Urban Agenda 91, 92, 156
O Plano de Metas 2021 – 2024 traz 79 metas e 467 projetos principais da gestão, dando transparência e permitindo a fiscalização da sociedade civil dos resultados alcançados. O Plano de Metas foi desenvolvido com consultas públicas no âmbito do Programa Santo André 500 anos, estando subdividido em 3 bandeiras com 12 objetivos estratégicos, organizando as necessidades mais urgentes da cidade e os caminhos que possibilitarão a Santo André se tornar modelo em governança, inovação e sustentabilidade, e se utiliza de um software especializado de gestão de programas e projetos – Plataforma Target – para acompanhamento das entregas, custos e prazos.
Georreferenciamento com Software Livre
UN-H: Community Pillar 3 │ Sustainable Developmment Agenda 16, 16.10 │ New Urban Agenda 92, 156, 160
Plataforma georreferenciada de consulta e difusão de informações e serviços relativos ao município de Santo André, o SIGA é uma importante ferramenta de planejamento e gestão, que tem a função de integrar diversos dados, espaciais ou não, em um único sistema. Isso permite combinar informações de diferentes fontes e tipos, provenientes de diversos bancos de dados, permitindo colaboração com universidades e atores da sociedade civil, que servem de subsídio para pesquisas, planejamento e tomadas de decisões para as polítias públicas da cidade, incluindo as Smart City.
Data Lake para IoT Lab do Programa ConectCidade (EM IMPLANTAÇÃO)
UN-H: Community Pillar 3 │ Sustainable Developmment Agenda 16, 16.10 │ New Urban Agenda 92, 156, 160
O desenvolvimento de um Data Lake, que consiste em uma plataforma que disponibiliza dados coletados por sensores da cidade, dentro de protocolos de segurança e sigilo da informação, irá criar um ambiente que permita que governo, empresas, universidades e startups possam acessar estes dados compartilhados, colaborar e co-desenvolver soluções inovadoras para os desafios da cidade. Com esta solução open data, a sociedade civil estará apta a participar ativamente na concepção de novas tecnologias, que auxiliem na implantação de políticas públicas Smart City disruptivas em Santo André.