Santo André dá início à Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

Santo André, 19 de outubro de 2021 – Santo André deu início à programação de atividades da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, evento anual promovido pela Prefeitura, que conta com a participação de empresas e instituições de ensino.

A cerimônia de abertura, realizada na noite desta segunda-feira (18) no Auditório Heleny Guariba, no Paço Municipal, contou com a presença do prefeito Paulo Serra e palestra de Fernando Godoy, empreendedor que atua há cerca de 20 anos no setor de tecnologia, sobre “Inovação através do metaverso”.

“Falar de ciência, inovação e tecnologia nos dias de hoje é uma obrigação do poder público, porque essa é uma grande saída para o futuro. A gente tem acompanhado de perto as mudanças do setor produtivo, inclusive sofremos muito com a modernização das empresas, perdemos postos de trabalho, mas fomos vítimas disso porque não aceitamos essa modernização como uma nova vocação da cidade para preparar essa mão de obra. Mas isso mudou. Sabemos qual é o caminho e que é preciso potencializar tudo isso. Temos que pensar em uma cidade que capacita, valoriza, prepara, em especial os jovens, para aproveitar as novas oportunidades que são geradas a partir da tecnologia e da inovação”, disse o prefeito Paulo Serra.

O secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, reforçou a importância da união de todos os setores para que a sociedade cresça. “Nesta noite temos aqui instituições privadas, empresários, universidades, poder público, todos junto e conectados em prol do crescimento, da evolução. A gente acredita no poder das conexões, que é o que está acontecendo aqui hoje. A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação é parte do que tem sido nosso esforço diário: transformar positivamente nossa sociedade”, completou.

Durante esta semana serão realizadas gratuitamente palestras de múltiplos temas promovidas pelas oito instituições de ensino participantes: Anhanguera, Etec Júlio de Mesquita, FEI, Fundação Santo André, São Judas, Senac Santo André, Senai Jacob Lafer e Strong Exags/FGV. Para realizar inscrições em qualquer uma das atividades e consultar a programação completa, basta acessar o site https://bit.ly/semanadeinovacao21

Paralelamente à programação, o público pode conferir, no Saguão do Teatro Municipal, a exposição dos projetos de ciência e tecnologia desenvolvidos pelos alunos das oito instituições de ensino participantes e pelo Instituto Avançado de Robótica (IAR) que é patrocinador do evento. Entre as produções em exposição estão dois protótipos de robôs desenvolvidos pelos alunos da FEI e pelo IAR. A mostra acontece durante toda a semana, até dia 22, das 9h às 16h.

O encerramento da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação acontece na sexta, dia 22, também no auditório Heleny Guariba, às 19h. Na cerimônia, os alunos que participaram da exposição, professores, palestrantes e apoiadores envolvidos no evento serão homenageados com o prêmio Santo André de Inovação. Para participar do encerramento é preciso se inscrever no site https://bit.ly/EncerramentoSemana21

A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação é desenvolvida pelo Comitê da Rede de inovação, que faz parte do Conselho de Desenvolvimento e integra o ecossistema de inovação no município, além de outros parceiros regionais. O evento é realizado pela Prefeitura de Santo André, por meio do Parque Tecnológico, e conta com o apoio da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (Itecs) e patrocínio do Instituto Avançado de Robótica (IAR).

Texto: Paola Zanei

Foto: Helber Aggio