Está disponível, no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a minuta da Estratégia Nacional de Inovação. A iniciativa tem como objetivo a disponibilização de mais um canal de interação entre o MCTI e os cidadãos, com a finalidade de permitir a participação popular na gestão pública, especialmente para indicar os temas a serem priorizados no contexto da política de inovação.
Para ter acesso ao PDF da minuta, clique aqui. Até dia 09 de novembro, podem participar da consulta, preencher ou revisar suas contribuições tanto pessoas físicas como jurídicas. As contribuições devem ser realizadas diretamente em formulário eletrônico disponível no site, mediante a realização de um cadastro inicial.
Após a escolha entre as opções de pessoa física ou jurídica, os interessados em responderem à consulta deverão clicar em “cadastre-se”. Após realizar o cadastramento, o interessado receberá, no e-mail informado, uma mensagem para geração da senha de acesso e conclusão do cadastramento.
A Consulta Pública da Estratégia Nacional de Inovação é a etapa seguinte prevista na Política Nacional de Inovação (PNI), que também foi objeto de consulta pública em 2019. Como grande novidade para o ecossistema de inovação nacional, a PNI trouxe a instituição de uma estrutura de governança para as inúmeras ações relacionadas ao tema no país. Além disso, também houve a busca de uma estruturação do planejamento e execução das políticas de inovação, por meio de uma divisão em três níveis: a partir da política seria elaborada a Estratégia Nacional de Inovação e, com base nessa, os Planos de Inovação.