Pular para o conteúdo

Matemática – Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) – Matemática

OFERTANTE: FEI


Nome do serviço: PROJETOS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO (PD&I) – MATEMÁTICA

(ii) Descrição do serviço: Realização de convênios de cooperação científica e tecnológica para o desenvolvimento de projetos PD&I, sobretudo por meio da realização de Trabalhos de Iniciação Científica ou Tecnológica (TIC) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), entre outras atividades, abrangendo os seguintes tópicos:

Cursos de capacitação em matemática básica, matemática superior e estatística; Tratamento de dados utilizando estatística paramétrica, não-paramétrica e multivariada; Consultoria em bioestatística; Consultoria na elaboração de programas de cursos nas áreas da matemática; Aplicações de matemática em áreas de engenharia e finanças.

(iii) custos: Conforme demanda de atividades a serem desenvolvidas. Projetos podem ser financiados com recursos da própria empresa/parceiro, ou pela busca conjunta de recursos junto a órgãos de fomento (CNPq, FINEP, FAPESP, etc.). A FEI é credenciada pelo MCTIC/SEPIN/CATI para desenvolver projetos com recursos provenientes da Lei de Informática e Automação (lei no 8.248/91).

(iv) prazo de execução: 03 a 48 meses, dependendo do tipo de projeto.

(v) tempo de espera para início da prestação: Dependente apenas dos trâmites documentais entre as instituições.

(vi) pré-requisitos do interessado: não há.

(vii) Outras informações que possam ser úteis para orientação ao usuário:

  1. Acesso a laboratórios e pesquisadores, conforme convênio: Laboratórios: Ensaios Mecânicos; Fundição e Materiais de Moldagem; Caracterização Microestrutural: Microscopia Óptica e Eletrônica de Varredura, Difratometria de Raios-X, Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), Dilatometria, análise de partículas, densimetria; Metalurgia do pó; Materiais cerâmicos; Materiais poliméricos; Corrosão; Tratamentos Térmicos; Análise de falha em componentes.      
  2. A Agência de Inovação da FEI (AGFEI) é a responsável pelas negociações das parcerias/convênios;
  3. Os convênios podem envolver, além dos TIC/TCC, uma ou mais das seguintes atividades: Implantação de Laboratórios e salas especiais na FEI para uso conjunto da empresa e da FEI; Promoção conjunta de cursos, palestras, hackathons, seminários técnicos e workshops; Realização de treinamentos técnicos específicos; Visitas técnicas monitoradas de docentes e discentes às empresas; Visitas de empreendedores/empresas ao Centro Universitário FEI; Organização e promoção de encontros e mesas redondas de docentes, discentes e comunidade empresarial; Apoio da FEI na divulgação de eventos da entidade parceira; Divulgação de oportunidades profissionais e de estágios para os alunos da FEI.