Pular para o conteúdo

Engenharia Química – Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) – Engenharia Química

OFERTANTE: FEI


Nome do serviço: PROJETOS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO (PD&I) – ENGENHARIA QUÍMICA

(ii) Descrição do serviço: Realização de convênios de cooperação científica e tecnológica para o desenvolvimento de projetos PD&I, sobretudo por meio da realização de Trabalhos de Iniciação Científica ou Tecnológica (TIC) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), entre outras atividades, abrangendo os seguintes tópicos:

Projeto de equipamentos e instalações para indústria química e petroquímica; Integração, automação e controle de processos; Síntese de nanomateriais; Nanotecnologia; Escoamento de sólidos; Cristalização e precipitação industrial; Caracterização de materiais granulados; Métodos miscíveis de recuperação de petróleo; Injeção de CO2; Asphaltenes, petróleo e emulsões; Interface óleo/água; Reologia; Caracterização de petróleos por meio de análises SARA, HTGC, RMN, GC, GPC e DSC; Biocombustíveis (análise e produção); Estudo experimental e modelagem de propriedades termofísicas de sistemas líquidos; Sistemas líquidos contendo líquidos iônicos; Dados PVT a altas pressões; Aplicação de calorimetria; Bioprocessos; Catálise; Biocatálise;  Purificação e obtenção de produtos naturais.

(iii) custos: Conforme demanda de atividades a serem desenvolvidas. Projetos podem ser financiados com recursos da própria empresa/parceiro, ou pela busca conjunta de recursos junto a órgãos de fomento (CNPq, FINEP, FAPESP, etc.). A FEI é credenciada pelo MCTIC/SEPIN/CATI para desenvolver projetos com recursos provenientes da Lei de Informática e Automação (lei no 8.248/91).

(iv) prazo de execução: 03 a 48 meses, dependendo do tipo de projeto.

(v) tempo de espera para início da prestação: Dependente apenas dos trâmites documentais entre as instituições.

(vi) pré-requisitos do interessado: não há.

(vii) Outras informações que possam ser úteis para orientação ao usuário:

  1. Acesso a laboratórios e pesquisadores, conforme convênio: Laboratórios: Ensaios Mecânicos; Fundição e Materiais de Moldagem; Caracterização Microestrutural: Microscopia Óptica e Eletrônica de Varredura, Difratometria de Raios-X, Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), Dilatometria, análise de partículas, densimetria; Metalurgia do pó; Materiais cerâmicos; Materiais poliméricos; Corrosão; Tratamentos Térmicos; Análise de falha em componentes.      
  2. A Agência de Inovação da FEI (AGFEI) é a responsável pelas negociações das parcerias/convênios;
  3. Os convênios podem envolver, além dos TIC/TCC, uma ou mais das seguintes atividades: Implantação de Laboratórios e salas especiais na FEI para uso conjunto da empresa e da FEI; Promoção conjunta de cursos, palestras, hackathons, seminários técnicos e workshops; Realização de treinamentos técnicos específicos; Visitas técnicas monitoradas de docentes e discentes às empresas; Visitas de empreendedores/empresas ao Centro Universitário FEI; Organização e promoção de encontros e mesas redondas de docentes, discentes e comunidade empresarial; Apoio da FEI na divulgação de eventos da entidade parceira; Divulgação de oportunidades profissionais e de estágios para os alunos da FEI.