A IOS Lab acaba de fechar parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, integrante do ecossistema de inovação do Parque Tecnológico de Santo André, para oferecer cursos de desenvolvimento de aplicativos para o sistema IOS da Apple. A cerimônia de inauguração do primeiro ”IOS Development Lab da América Latina” aconteceu no dia 24 de maio, no auditório do Edifício Capa.
O encontro reuniu profissionais da IOS LAB, docentes e líderes da UMESP, além de representantes das áreas de tecnologia e educação do Grande ABC. ”Estamos muito felizes de iniciar o projeto na Universidade Metodista. É o primeiro IOS Lab da América Latina e é uma honra ter como sede uma instituição com tanta representatividade na região. Já estamos fazendo as inscrições e, apesar dos alunos da UMESP terem prioridade, a ideia é abrir também para o público externo”, afirmou Henrique Shiratori, diretor do projeto. Saiba mais sobre cursos e inscrições
Para o fundador e CEO da IOS LAB, André Costa Kaunas, um dos objetivos do projeto é trazer tecnologia, formação e empregabilidades para os alunos da Metodista e moradores do ABC. “Estamos propondo uma educação técnica e prática de como programar e desenvolver aplicativos nativos para IOS, ou seja, ambiente Apple. Também oferecemos conhecimentos sobre empreendedorismo, design, marketing digital, lógica de programação, raciocínio lógico, para que possamos fomentar o mercado de trabalho nas áreas de tecnologia das grandes empresas que buscam esses profissionais”, afirmou André.
“O mercado hoje tem um déficit de profissionais na área de tecnologia, apesar das vagas serem bem remuneradas. No ABC houve uma desaceleração da indústria e o modelo econômico está sendo repensado. Proporcionar essa formação é super importante e fundamental em virtude da transformação digital que estamos passando. Os cursos oferecidos no IOS Lab não ensinam só programação, mas conteúdos que envolvem ferramentas e criatividade para que esse jovem, se apropriando desse conhecimento, possa produzir novos negócios e valor para essa economia na forma de empreendedorismo de base tecnológica. Ele vai aprender a programar, mas também vai se capacitar para montar sua startup”, declarou Demetrius Moura, designer de solução do projeto.
“A região tem uma rede muito forte de ICT’s. Ficamos muito felizes em ver uma infraestrutura colocada à disposição, além de todo um artigo de conhecimento que a universidade já possui. Isso certamente vai permear não só a qualificação dos próprios alunos, mas também para toda a rede de conhecimento, trazendo mais competitividade para as empresas, melhores soluções para o mercado e a qualificação como um todo. A Apple é uma gigante no mercado mundial e sua presença na região é certamente algo que vai melhorar essa capacitação administrativa”, disse Fábio Sampaio, diretor administrativo do Parque Tecnológico de Santo André.
Para Karin Muller, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda e do setor de Marketing da Educação Metodista, a parceria com a IOS LAB é muito significativa. “O objetivo é tornar a comunidade mais capacitada para conseguir desenvolver projetos e ações em qualquer área do conhecimento usando tecnologia, principalmente a tecnologia Apple que é uma referência no mundo”, ressaltou. O reitor da UMESP, Marcio Oliverio, também falou sobre a importância da instituição receber o laboratório. “A formação complementar para os alunos, principalmente na área da tecnologia como programar o Swift, e outras certificações que podem surgir são algumas das possibilidades que uma parceria como essa oferece para a universidade e para os alunos”.
Ao final da programação, os presentes fizeram um tour no laboratório inaugurado e personalizado para o IOS Lab, localizado no Edifício Delta, campus Rudge Ramos.
Fonte: Universidade Metodista de São Paulo
https://metodista.br/noticias/primeiro-ios-development-lab-do-brasil-e-inaugurado-na-universidade-metodista