SMC adere ao Hub de Inovação do Parque Tecnológico de Santo André

A SMC, uma das maiores empresas do mundo no setor de automação, é a mais nova integrante do Parque Tecnológico de Santo André. A companhia, responsável por 39% do mercado global de automação pneumática por oferecer soluções inovadoras personalizadas, se une a empresas como Festo, Rhodia Solvay Group, Mercedes-Benz, Prometeon e Tim, que integram o Parque, atuando em prol do fortalecimento do ecossistema de inovação na região.

O ingresso da empresa acontece por meio do Hub de Inovação, um dos braços do Parque Tecnológico que é responsável por promover a integração entre diversos atores como centros de pesquisa, startups, universidades, governo e órgãos de fomento. A assinatura simbólica do termo de parceria aconteceu neste mês na sede da empresa em São Bernardo do Campo e contou com a presença do diretor-presidente da SMC Automação Brasil, José Teixeira, e o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

“A gente enxerga que tem muita sinergia em relação a essa parte disruptiva e à inovação que o Parque Tecnológico promove, porque é exatamente onde a SMC está inserida. Nós somos uma das empresas de maior inovação tecnológica do mundo. Lançamos em média seis produtos por mês, o que é muita coisa. E por meio do Parque vemos a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da região, participando não só dos grandes projetos e das ideias, mas também trabalhar em propósito de um bem social, de um bem educacional e com tecnologia de ponta”, diz o diretor-presidente da SMC Automação Brasil, José Teixeira.

O Parque Tecnológico de Santo André é uma iniciativa da Prefeitura de Santo André que tem como missão principal atuar na integração entre empresas, universidades, institutos de pesquisa, startups, governo e órgãos de fomento para potencializar a inovação aberta no ABC. Além do Hub de Inovação, o Parque Tecnológico de Santo André também conta com o Bureau de Serviços Tecnológicos, estrutura integrada de atendimento que unifica a rede de serviços tecnológicos da cidade de Santo André e região. A ferramenta da Prefeitura de Santo André faz parte do Parque Tecnológico de Santo André e oferece mais de 120 serviços.

“A adesão de uma empresa do porte e da importância da SMC, com mais de 60 anos de mercado e presente em 83 países, é mais uma constatação do excelente caminho traçado pela política de desenvolvimento econômico do município de Santo André, especificamente em relação às ações realizadas no âmbito do Parque Tecnológico de Santo André. Toda a nossa equipe não só compreende e entende, como valoriza a inovação como uma ação fortemente relacionada ao contato que tem sido cada vez mais constante e permanente entre a iniciativa privada, as instituições de ensino e com o apoio irrestrito, e de maneira planejada, do poder público”, reforça o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

O Parque Tecnológico de Santo André é parte fundamental da política de desenvolvimento econômico já em operação pela Prefeitura e tem como missão promover a inovação e competitividade nas empresas, potencializando as estruturas já existentes na cidade e região, estimulando a extensão tecnológica nas instituições de ensino superior e atuando nas oportunidades econômicas do ABC.

| Texto: Renan Muniz
| Fotos: Alex Cavanha/PSA