A cidade de Santo André agora tem conexão 5G. A operadora de telefonia móvel Claro ativou o sinal na cidade e passou a ser a primeira a oferecer o serviço, que neste primeiro momento atenderá aos bairros Utinga, Centro e Jardim Santo André.
Inicialmente, a expectativa é de que o alcance atinja velocidades superiores a 600 Mbps. De acordo com a companhia, qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao serviço sem necessidade de mudar de plano ou de SIM Card (chip). Todos os smartphones 5G homologados pela Anatel já suportam também as faixas dedicadas e serão automaticamente compatíveis com as redes anunciadas.
Santo André está apta a receber sinal de internet 5G desde o dia de 1º de janeiro de 2023. A cidade estava dentro do pacote de 20 municípios com mais de 500 mil habitantes liberados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para que as prestadoras passem a oferecer o sinal da internet móvel de 5ª geração.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, a ação é um dos resultados do trabalho da Secretaria, que desde o início da gestão tem promovido iniciativas que visam melhorar o ambiente de negócios. “Somente com uma legislação de antenas moderna e uma rápida tramitação de projetos, municípios brasileiros estarão aptos a usufruir dessa importante e fundamental tecnologia. Importante destacar que na gestão do Prefeito Paulo Serra, com a implementação do Programa Papel Zero e da Plataforma ACTO, já foram protocolados, de maneira 100% digital, 176 projetos para instalação de infraestruturas de telecomunicação e, desses, foram aprovados 122 até a data de hoje”, pontuou Banzato.
O município foi um dos primeiros do Brasil a se preparar para a chegada da nova tecnologia com a aprovação, há cerca de dois anos, da lei 10.274/2019, que criou um ambiente favorável para a instalação de infraestrutura necessária voltada à implementação do 5G, o que pôde agilizar o processo de início de funcionamento da tecnologia na cidade.
A atualização da legislação é apenas o primeiro passo do processo necessário para que a utilização do 5G na cidade produza resultados, que vão além do uso para internet 5G nos celulares e games.
Para isso, a cidade está se preparando desde então com ações de incentivo a programas voltados para o desenvolvimento de competências para o uso da nova tecnologia. Um exemplo é o programa ConectiCidade, do Parque Tecnológico de Santo André, que propõe que a cidade seja utilizada como laboratório para testes de diferentes soluções, ligadas às questões das cidades inteligentes.
O conceito de “cidades inteligentes” pode ser aplicado aos municípios caracterizados pela gestão integrada de diversas dimensões da vida urbana, com base na aplicação intensiva de recursos tecnológicos específicos, sobretudo telecomunicações e internet das coisas, dados e serviços (IoT) e inteligência de dados para tomada de decisão em tempo real.