IAR Inaugura Unidade Móvel de Robótica Avançada

Nesta quarta-feira (10) o Instituto Avançado de Robótica (IAR) inaugurou a sua primeira Unidade Móvel de Robótica Avançada, uma carreta escola de 15 metros de comprimento totalmente equipado para levar os conhecimentos do IAR, desde o nível básico até o avançado e perito, a qualquer lugar do Brasil. A unidade, que neste primeiro momento está estacionada ao lado da Faculdade de Engenharia Celso Daniel, na Fundação Santo André, estará preparada para o ensino da robótica, mecatrônica e indústria 4.0, o que engloba a única Pós-Graduação Lato Sensu do Brasil em Engenharia Robótica® já patenteada, além de consultorias, projetos e treinamento na área. Para isso, o Instituto investiu recursos de R$ 4 milhões.

“Esta inauguração representa a efetivação de uma parceria do Instituto com a Prefeitura, concretizada por meio da assinatura de um Convênio de Cooperação Tecnológica entre Prefeitura, Fundação Santo André e IAR que aconteceu no mês maio.  Esse convênio envolve a vinda do IAR definitivamente para Santo André, em um espaço dentro da Fundação Santo André, que também estamos inaugurando hoje. Estávamos instalados em São Bernardo anteriormente”, explicou o diretor executivo do IAR, Rogério Vitalli.

Segundo Vitalli,  dentro do convênio também estão a colocação da Unidade Móvel e de todo o know how do IAR  a disposição para projetos da Prefeitura de Santo André, seja com ações da secretaria de Educação ou da secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, e o atendimento ao Parque Tecnológico de Santo André.

A Unidade está equipada com quatro robôs industriais dos fabricantes ABB, KUKA, YASKAWA MOTOMAN e FANUC, Sistema de visão Cognex. PLC1200 da Siemens, Equipamento Flexível de Manufatura Suiço do Fabricante ASYRIL (único no Brasil) e Softwares de Gêmeos Digitais: Process Simulate e Plant Simulation da Siemens Digittal Industries e Software.

Marcações: