Rede Syn Prop & Tech lança desafio no Hub de Inovação de Santo André

Foi dada a largada, nesta segunda (8), para mais um Desafio no Hub de Inovação de Santo André. Desta vez quem lançou o desafio foi rede Syn Prop & Tech, administradora do Grand Plaza Shopping, localizado no bairro Jardim. Com a iniciativa, a empresa pretende criar uma nova experiência de consumo para os clientes por meio do uso da tecnologia e da inovação.

Desde sua criação em 2020, já foram apresentados 20 desafios no Hub de Inovação, um programa do Parque Tecnológico de Santo André que atua na buscas de parceiros, seja em startups, centros de pesquisa, ou instituições de ensino, que possam encontrar variadas soluções para as necessidades das empresas no âmbito da tecnologia. Para isso, as empresas que aderem ao Hub lançam desafios, dizendo exatamente o que precisam.

O Desafio apresentado nesta segunda pela Syn tem três grandes pilares. O primeiro desafia a startup ou centro de pesquisa a desenvolver um aplicativo para facilitar a vida do cliente, como por exemplo, conectar seu celular a um GPS indoor e assim mudar o sistema de localização do visitante dentro do Grand Plaza, tornando mais fácil, rápido e dinâmico para o cliente, encontrar a loja ou serviço que procura.

“O desejo é criar, dentro deste aplicativo, todas as facilidades possíveis para a jornada do cliente, desde a entrada no shopping até o processo de compra e de forma a deixá-lo com um experiência mais positiva”, disse Fábio Oliveira, superintendente do Grand Plaza Shopping. Segundo Oliveira, a iniciativa , nesse primeiro momento, não tem foco no aumento de receita, mas sim em oferecer uma melhor permanência mais interessante para o cliente. “Claro que o aplicativo pode apontar promoções, produtos de interesse do cliente, e essa venda mais cedo ou mais tarde vai acontecer, mas essa não é a prioridade”, acrescentou.

O segundo ponto é, a partir desta essa experiência de uso, com as informações sobre busca coletadas, o shopping possa entender melhor a preferência de consumo e os produtos e serviços que as pessoas gostam. E assim realizar ações direcionadas para um melhor atendimento aos clientes, com, por exemplo, ofertas e serviços diferenciados.

O último ponto do desafio é o desenvolvimento de facilidades, por meio da tecnologia, na realização de serviços, como pagar de forma mais prática o estacionamento, e o uso de novas tecnologias para proporcionar experiência de compra, como o uso de realidade aumentada

As instituições de ensino e as startups interessadas em participar deste desafio do Hub devem se manifestar até o dia 30 de agosto. De acordo com o diretor técnico do Parque Tecnológico Ricardo Magnani, não há prazo limite para a conclusão do desafio. Apenas a primeira etapa, para a criação do aplicativo, deverá ser cumprida até o final do ano.

A Syn efetivou adesão ao Hub de Inovação na última quinta-feira (4) e se juntou às outras 22 empresas cadastradas no Hub de Inovação para apresentar desafios à rede de inovação do Parque Tecnológico de Santo André, que conta com empresas, startups, instituições de ensino e associações de classe. As outras participantes do Hub de Inovação atualmente são TIM, Prometeon, Mercedes-Benz, Rhodia Solvay Group, Patriani, Hoppe & Ribeiro, além das 16 empresas integrantes no Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC).

“Esta é 23ª empresa que adere ao Hub, e é a primeiro desafio voltado para o varejo. Setor que busca soluções para integrar o consumidor, aos processos e às ferramentas tecnológicas disponíveis. Tudo isso dentro de um guarda chuva de conectividade que busca melhorar a experiência de consumo dos mais variados públicos, perfis, preferências. E não há nada melhor para isso do que o nosso melhor ativo, que são os estudantes e pesquisadores, empenhados na busca de soluções que não serão contratas apenas pelo shopping Grand Plaza, mas poderão ser contratadas por toda a rede Syn”, analisou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Criada em 2007 a partir de um spin-off da Cyrela Brazil Realty, a Syn é presente no segmento de propriedades comerciais. A empresa se trata de uma incorporação de empreendimentos imobiliários e administração de shopping centers e edifícios corporativos.

“Esse é um momento muito importante oara fomentar aquilo que a gente acredita e está no nosso DNA, que é criar círculos vruosos para atrai cada vez mais investimentos e gerar emprego e renda para a cidade e para a região”, concluiu Banzato.

Hub de Inovação – Para apoiar e colocar a realidade da inovação aberta nas empresas de Santo André e no Grande ABC sejam elas pequenas, médias ou grandes, o Parque Tecnológico de Santo André criou o Hub de Inovação.

No total, foram 20 desafios credenciados até o momento, sendo 15 com matchs bem sucedidos, dando origem a dez projetos. Cabe como destaque ressaltar que os desafios promovidos pelo Hub de Inovação já resultaram, a partir da atuação efetiva da tríplice-hélice (governo, iniciativa privada e instituições de ensino), na elaboração de cerca de R$ 23 milhões em projetos junto a órgãos de fomento à inovação e, destes, R$ 20,7 milhões já estão aprovados.

O Hub tem proporcionado às empresas dos setores estratégicos da economia local o acesso a conhecimento e recursos para a competitividade e a promoção da cadeia de valor desses setores. Ao todo, 24 empresas e instituições de ensino responderam os desafios propostos.

Marcações: