Banco de Sangue

No Centro Hospitalar Municipal de Santo André funciona um posto da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), dentro do Centro de Diagnóstico. As doações feitas no local ajudam a repor os estoques de sangue do próprio hospital e da rede da Colsan em outras cidades da região do ABC e da Grande São Paulo, além de litoral e interior do Estado.

O posto da Colsan dentro do CHMSA funciona de segunda a sábado, das 08h às 13h.

Sua doação é muito importante. O sangue é a única maneira de tratamento para vários pacientes que dependem desse gesto de solidariedade.

Antes da doação, você deverá passar por uma triagem, que consiste em alguns exames e uma entrevista, a fim de realizar o processo com total segurança para o doador e reduzir ao máximos os riscos de transmissão de doenças para os pacientes que recebem transfusões de sangue. É muito importante responder com sinceridade todas as perguntas. 

Quando você doa sangue, todo o material utilizado para a coleta é estéril e descartável. Não existe nenhum risco de contrair doenças na doação.

Vários testes são realizados no sangue coletado:

– Tipagem sanguínea;

– Triagem para doença falciforme (hemoglobina S);

– Exames para Hepatites B e C, HIV, HTLV I / II, Sífilis e Doença de Chagas.

Após 30 dias de sua doação, os resultados dos testes de triagem laboratorial podem ser fornecidos, mediante solicitação do doador no posto de coleta.

Após os exames sorológicos, o sangue doado é separado em pelo menos três hemocomponentes (Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas e Plasma) e distribuído aos hospitais para atender os casos de emergência e pacientes internados.

PARA DOAR SANGUE VOCÊ DEVE:

– Portar documento oficial e original de identidade com foto, dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);

– Ter entre 16 e 69 anos de idade*, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos;

– Pesar acima de 50 kg;

– Estar em boas condições de saúde;

– Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas).

* Os doadores menores de 18 anos acompanhados por um adulto, maior de 21 anos, deverão apresentar o Termo de Autorização de Doação de Menor de Idade preenchido, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos, que ficarão arquivadas na instituição. O reconhecimento de firma é dispensável com a presença do responsável legal do começo ao fim da doação e a assinatura constante na cópia do documento de identidade apresentada deve ser idêntica a do Termo de Autorização, que pode ser retirado no posto de coleta ou através do site www.colsan.org.br

Obs.:

Homens podem doar a cada 2 meses, até no máximo 4 vezes no período de 12 meses

Mulheres podem doar a cada 3 meses, até no máximo 3 vezes no período de 12 meses

 

PARA DOAR SANGUE VOCÊ NÃO DEVE:

Ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro, múltiplos parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de HIV ou Hepatite).

 

DOE SANGUE. UM GESTO, UMA VIDA!

Quando você for convidado a doar sangue por campanhas ou familiares e amigos de pacientes internados, não pense duas vezes, aceite, porque há sempre alguém esperando a sua doação. Bom lembrar que, em época Natal, Réveillon e férias, os estoques dos hemocentros ficam mais baixos do que o normal. Coincidentemente, é quando aumenta o número de acidentes e de pessoas que dependem das doações de sangue.

Incentive seus amigos e familiares a doar sangue. Seja um multiplicador deste gesto de cidadania!

 

Mais informações:

Diretamente na Agência Transfusional (Banco de Sangue) do CHMSA ou pelo telefone (11) 4433-3718.