Solicitação de seguro desemprego de forma 100% digital

O Seguro Desemprego é um benefício com a finalidade de garantir assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente (sem justa causa).

Canais de atendimento:

  • Por meio do atendimento presencial  no Centro Público de Emprego Trabalho e Renda- CPETR- Praça IV Centenário, Térreo I. Necessário realizar agendamento no Portal de Serviços. Dúvidas e orientações pelo telefone 0800 019 19 44 ou 156.

  • Pela Web – Portal Gov.Br
  • Pelo Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital – IOS e Android
  • Também é possível cadastrar RECURSO do Seguro Desemprego pelos meios online e presencialmente com horário agendado no Portal de Serviços.

Confira o tutorial de como solicitar o Seguro Desemprego: 
https://www.youtube.com/watch?v=w-PCmtGq_HI

Requisitos, documentos e outras informações

Para atendimento presencial no CPETR, o trabalhador deve apresentar os seguintes documentos:

  • FORMAL – Demitido da empresa sem justa causa

    Documentos :

    • RG, CPF ou CNH (original);
    • Requerimento do Seguro Desemprego e Comunicado de Dispensa;
    • Rescisão Contratual e Termo de Quitação;
    • Dados bancários (apenas informar).

    * Prazo para entrada: De 7 até 120 dias a partir da data do desligamento.

  • E-SOCIAL – Empregado Doméstico

    Documentos :

    • RG, CPF ou CNH (original);
    • Rescisão Contratual e Termo de Quitação;
    •  Dados bancários (apenas informar).

    * Prazo para entrada: De 7 até 90 dias a partir da data do desligamento.

     

    • ATA OU ALVARÁ – Judicial

    Documentos obrigatórios: (originais e cópias simples)

    • Ata ou alvará;
    •  RG, CPF ou CNH;
    •  Dados bancários (apenas informar).