Conheça todas as oportunidades de exportação e programas de qualificação e mentoria para que você possa melhorar a competitividade de seu negócio.
Seja você ainda não formalizando e iniciando sua atividade, seja você MEI, Micro e Pequena Empresa ou grande empreendedor, a cidade de Santo André possui oportunidades para todos os portes de empreendedores!
POLÍTICA NACIONAL DE CULTURA EXPORTADORA
A Política Nacional de Cultura Exportadora foi instituída pelo Decreto Nº 11.593, de 10 de julho de 2023 com a finalidade de difundir a cultura exportadora e aumentar o número de exportadores brasileiros, especialmente entre as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).
O Decreto busca aprimorar as políticas públicas do setor, desenvolvendo e fortalecendo programas, projetos e ações inclusivas para maior inserção de empresas no comércio exterior brasileiro, além de proporcionar maior coordenação entre órgãos envolvidos na promoção do comércio exterior e apoiar o ingresso e a permanência de empresas no mercado externo.
APRENDENDO A EXPORTAR
O Aprendendo a Exportar tem seu conteúdo voltado para o aprendizado da temática ligada à exportação, com abordagem de diversos assuntos relevantes para o exportador e características que possibilitam a usuários de diferentes níveis de conhecimento a obtenção de informações de acordo com o grau de interesse.
Saiba mais: www.gov.br/siscomex/pt-br/servicos/aprendendo-a-exportarr/aprendendo-a-exportar
AGÊNCIA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES E INVESTIMENTOS (ApexBrasil)
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a ApexBrasil possui uma série de ações para apoiar as empresas com soluções adequadas às suas necessidades.
Saiba mais: apexbrasil.com.br/br/pt/solucoes.html
EXPORTA SP: PROGRAMA PAULISTA DE CAPACITAÇÃO PARA EXPORTAÇÕES
O Exporta SP tem como objetivo preparar micro, pequenas e médias empresas paulistas para acessar o mercado internacional. As empresas podem ser do setor industrial, de agronegócio, de serviços e até mesmo uma startup.
A capacitação tem a duração de 4 meses e aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. Ao longo do treinamento, temas sobre inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, planos de negócios, marketing e vendas são ministrados por especialistas nesses tópicos.
Saiba mais: https://www.investe.sp.gov.br/exporte/exportasp/
SEBRAE
O SEBRAE apresenta uma série de oportunidades para os empresários se capacitarem na temática de exportações como o curso online “Exportação: seu negócio cruzando fronteiras”. Entre as soluções desenvolvidas destaca-se também a plataforma SEBRAE Conecta, que disponibiliza o contato de instituições parceiras, incluindo aquelas voltadas para o fomento de negócios internacionais.
ASSOCIAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR DO BRASIL – AEB
A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) – que em 2020 completou meio século de existência – desde sua criação atua como representante nacional do setor de comércio exterior, de bens e serviços, em assuntos relevantes para a promoção de diversos segmentos da cadeia de negócios com o mercado externo.
Saiba mais: https://www.aeb.org.br/