Como conduzir a transformação digital de forma inclusiva, por meio do desenvolvimento de sistemas, processos e políticas de gerenciamento de dados e serviços digitais

Zeladoria Urbana Participativa – COLAB

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Com interface amigável e intuitiva, o cidadão conta com um aplicativo para registro de pedidos de serviços de manutenção e zeladoria na cidade. A solicitação é feita pelo celular, podendo realizar registro fotográfico, como por exemplo um buraco na rua, poda de árvore, ou outra questão relacionada a zeladoria. O chamado é aberto georreferenciado, e o pedido chega na área interna da prefeitura, que realiza a ação e comunica o cidadão o status do pedido. Como o diagnóstico é facilitado pelas imagens, a intervenção é feita de maneira mais rápida, com menos trâmites burocráticos, o que já gerou 30% de economia de papel e 90% de redução das vistorias presenciais prévias.

Atendimento Telegram por Chatbot

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Para os moradores contarem com mais uma opção de acesso aos principais serviços públicos disponibilizados pela administração, a Prefeitura criou um canal para atendimento ao cidadão no Telegram. Com isto, a cidade passa a oferecer serviços cada vez mais acessíveis e digitais ao cidadão , trazendo comodidade e eficiência para a população. Neste canal, o atendimento é totalmente eletrônico e automático, funciona através de um robô que disponibiliza serviços com poucos cliques, por meio de um menu simples e intuitivo.

Ouvidoria Digital – Canais de Atendimento

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A ouvidoria é um canal de participação essencial para o exercício da cidadania. Em Santo André, o morador pode realizar suas reclamações pelo site, pelas mídias sociais da Ouvidoria Facebook e Instagram, pelo app Colab e também pelo Whatsapp. Todas as solicitações recebem número de protocolo, que pode ser consultado eletronicamente para saber o status da solicitação. Além disso, de forma recorrente a ouvidoria publica as estatísticas de atendimento, para maior transparência do serviço e identificação das áreas de maior demanda.

Centro de Operações Integradas – COI

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Uma estrutura moderna que por meio de imagens de mais de 600 câmeras externas conectadas com teconlogia Digiort, Detecta e Cortex, e mais de 3.200 câmeras de monitoramento internas de prédios públicos, integra a atuação da Guarda Municipal, Engenharia de Tráfego, Defesa Civil, Polícia Militar, SA Trans e SAMU. Por meio do COI é possível que todos estes setores estratégicos de segurança e saúde façam um rápido atendimento nas ocorrências, além de realizar ações de caráter preventivo na segurança por meio do uso de todas as imagens geradas.

Acesse as imagens das câmeras de monitoramento de enchentes da Defesa Civil para rios e córregos:

Prevenção Inteligente de Enchentes

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A Prefeitura de Santo André vem trazendo uma série de inovações e soluções tecnológicas visando melhorar seu sistema de prevenção contra enchentes. Já são 26 estações metereológicas, 70 fluviômetros que detectam a altura das águas nos rios e córregos, e 560 bueiros inteligentes, com sensores que acionam a equipe de manutenção quando identifica que os reservatórios estão em risco de entupimento, além das mais de 42 câmeras do COI instlaadas em pontos estratégicos que possuem algum risco de alagamento. Todos estes equipamentos trabalham de forma integrada e coordenada, para que Santo André se torne cada vez mais uma cidade resiliente às questões ligadas às mudanças climáricas, por meio de soluções Smart City.

Iluminação Pública Eficiente – Banho de Luz

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O programa Banho de Luz tem por objetivo melhorar a eficiência e eficâcia do sistema de iluminação pública de Santo André. As ações vão desde a substituição por lâmpadas LED, que garantem economia de 47% e eficiência energética 30% supoeror, telemetria em todos os pontos e sistema de monitoramento georreferenciadoe integrado, garantindo manutenção preventiva, economia e eficiência do sistema. Atualmente são 23 mil pontos de iluminação pública já atualizados e com telemetria, com a meta de modernização de 100% do sistema, que corresponde a aproximadamente 53 mil pontos.

Licenciamento de Obras – Obra Fácil

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O Obra fácil é o novo processo de licenciamento de obras de Santo André, que digitalizou e racionalizou os processos de solicitação e análise de licenças e alvarás de construção, habite-se, Uso do Solo, Demolição, sendo mais de 50 tipos, por meio da Plataforma ACTO. O protocolo é 100% eletrônico, com a análise digital, rastreamento total dos processos, comunicados eletrônicos e com total transparência. Serviço disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, e acompanhamento passo a passo do projeto. Os atos administrativos de cada processo caíram da média de 23 presenciais em papel, para 11 atos eletrônicos. O tempo médio para análise caiu em torno de 70%, o custo operacional de cada processo deixa de ser R$ 500,00 passando para R$ 30,00, uma redução de 94%.

Licenciamento de Empresas – Via Rápida Empresa

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O Via Rápida Empresa é o novo processo de licenciamento de empresas de Santo André, que digitalizou e racionalizou os processos de solicitação e análise de licenças de abertura de empresas na cidade. Neste sistema, todas as informações são prestadas em um único lugar, não sendo mais necessários inúmeros comparecimentos presenciais à Prefeitura, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, CETESB, entre outros. Todo o processo é feito em um único portal, dando simplicidade aos procedimentos de registro, sem sair de casa. Em Santo André o processo é 100% eletrônico com suporte da Plataforma ACTO, já integrando os setores ambientais, saúde e controle urbano, sendo que a cidade possui um dos melhores tempos do estado no processo de análise de viabilidade.

Prontuário Eletrônico – Qualisaúde – Fila Zero

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Atualmente 12 unidades de saúde de Santo André já contam com a informatização e prontuário eletrônico. O paciente quando chega ao equipamento, retira sua senha no totem, é chamado pelo painel eletrônico e atendido por médico que tem todo o histórico do paciente cadastrado no sistema. A inovação, além de garantir agilidade ao processo, gera confiança aos usuários e aos profissionais da saúde. A estimativa é avançar com este modelo para as 34 unidades de saúde do município (100%) até o fim de 2023

Informalização Agendas da Saúde – Qualisaúde – Fila Zero

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As agendas de consultas nas unidades básicas de saúde agora são informatizadas, o que permite um controle maior das filas, possibilitando arranjos de modo a atender demandas maiores de determinadas especialidades. A informatização das agendas é fundamental para a organização dos mutirões do programa Saúde Fila Zero, já que disponibiliza praticamente em tempo real a demanda de consultas da população, promovendo melhor eficiência e eficácia na gestão da oferta de consultas e no tempo de espera.

Telemedicina – Qualisaúde

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Santo André implantou em fevereiro de 2023, na UPA da Vila Luzita, um projeto piloto de telemedicina, para teste e futura ampliação na rede. O serviço tem como objetivo diminuir o tempo de espera pelo atendimento médico. Com o atendimento virtual, após passar pela triagem, o paciente que apresenta queixas mais leves é encaminhado para uma sala especial do serviço, onde um enfermeiro conduz a interação com o médico clínico, que é feita por meio de um computador, equipado com câmera de alta definição. O local também conta com outros recursos, como impressora na qual o médico pode solicitar exames e indicar medicações que são ministradas na própria unidade. Com isto, a telemedicina concentra os atendimentos nos casos mais simples, e o atendimento presencial foca no atendimento dos casos mais complexos, dando muito mais eficácia ao sistema. 

Ponto Eletrônico com Reconhecimento Facial

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A Prefeitura vem substituindo seus antigos relógios de ponto por um sistema simples e de custo muito mais baixo para marcação de pontos de seus colaboradores, de forma eletrônica e com tecnologia de reconhecimento facial. O sistema operado pela Apponte.me fornece mais segurança ao sistema, diminui as possibilidades de fraudes, e também permite a marcação do ponto quando o colaborador está fora de seu local fixo de trabalho utilizando seu próprio smartphone, por meio de tecnologia GPS que viabiliza a rastreabilidade do colaborador.

Pagamento Impostos via PIX

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A Prefeitura implantou o meio de pagamento PIX (meio eletrônico de pagamento gratuito, oferecido pelo Banco Central) para impostos, taxas e tributos municipais. O serviço se soma à possibilidade de pagamento por cartão de crédito e débito. Por meio desta nova tecnologia, é gerado um QR Code onde é feito o pagamento no ato. Anteriormente, para realizar o pagamento das guias de tributo, o sistema gerava um boleto para ser pago em lotéricas ou no banco. Além do deslocamento, a compensação do pagamento demorava até três dias. Com a nova solução, o serviço se torna ágil, evita deslocamentos e aumenta a segurança das operações.

Zona Azul Digital

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Cidade conta com app de zona azul que oferece cerca de 20 tipos de serviços, entre pagamento de estacionamento rotativo com cadastramento de diferentes meios de pagamento (Pix, boleto e cartões de débito e crédito), tag de pedágio sem mensalidade, informações de valor de mercado para compra e venda de veículos, alertas de manutenção e concessionárias próximas, localização de postos, pagamento de combustível direto pelo app, CRLV Digital, parcelamento de multas, IPVA, licenciamento e seguros, alerta de rodízio, entre outros. Contudo, para quem tiver dificuldades, a cidade também conta com pontos de autoatendimento, em que o motorista pode realizar o pagamento em dinheiro e cartão de crédito e débito.

Proteção à Mulher Vítima de Violência

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Santo André implementou uma ferramenta digital para apoio às mulheres vítimas de violência: o app Ana. O aplicativo é disponibilizado exclusivamente para mulheres que possuem medidas protetivas e que recebem atendimento pelo programa Patrulha Maria da Penha. Durante alguma situação de risco iminente, a vítima acessa o aplicativo, aciona o botão da ferramenta e um alarme soa na sede do COI (Centro de Operações Integradas) da Prefeitura e também na sede da GCM. Com o acionamento do serviço, a corporação consegue visualizar diversas informações da vítima, principalmente a geolocalização, que indica de qual endereço exatamente o chamado partiu.

Plataforma Integrada de Habitação Social

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A plataforma integrada de Habitação Social é uma importante ferramenta digital de transparÊncia e gestão da política municipal de habitação. Ela permite verificar empreendimentos disponíveis no município nas diferentes faixas de renda, selecionar o empreendimento desejado, fazer contato com a construtora e incorporadora e acompanhar a evolução dos empreendimentos durante a construção. Também tem a opção de gerenciar seu cadastro no “Painel do Cidadão”, para entender em detalhes os programas do município e como são viabilizados os empreendimentos. Além disso, disponibiliza pelo site ou app informações sobre cadastro no programa habitacional do município, recurso para enviar sua documentação online com segurança, esclarecimento de dúvidas por meio de chat ou em perguntas frequentes, além de recebimento de comunicados via SMS, email, WhatsApp e ligação gravada.

Alimentação Escolar – Merenda Legal

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O programa Merenda legal consiste em uma série de iniciativas para fornecimento de alimentação saudável, adequada, variada e segura, respeitando a cultura, a faixa etária e garantido a segurança alimentar e nutricional dos alunos durante o período de permanência na escola. O diferencial do programa é que os pais dos alunos recebem o cardápio diretamente pelo Whatsapp, fornecendo transparência e segurança, e os cardápios apresentam detalhadamente os alimentos e dados nutricionais.

Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD

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As questões de coleta, tratamento e utilização de dados deve ser baseada no interesse público, resguardando a segurança e privacidade do cidadão. Quando se trata dos dados pessoais, um dos aspectos de todo o enorme leque de dados que produzimos diariamente, a Prefietura de Santo André vem realizando os esforços necessários para adequação às práticas e diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, que estabelece como a administração pública deve fazer a gestão dos dados pessoais dos cidadãos, garantindo sua segurança e privacidade.