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Renovação ou Substituição do Cartão Idoso/DEFIS

Se você precisa renovar ou substituir o cartão por motivo de vencimento, danos, desbotamento, perda ou roubo, envie os documentos para:

WhatsApp (11)4433-7569
E-mail: estacioneespecial@santoandre.sp.gov.br
Prazo de até 5 dias úteis para a resposta

Documentos Necessários

  1. Cartão Idoso:
    • RG, CPF, RG com CPF ou CNH (com data de vencimento válida);
    • Comprovante de Endereço de Santo André, recente (máximo 3 meses), em nome do(a) solicitante.
  2. Cartão Defis:
    • RG, CPF, RG com CPF ou CNH (com data de vencimento válida);
    • Comprovante de Endereço de Santo André, recente (máximo 3 meses), em nome do(a) solicitante;
    • Atestado médico com, no máximo, 1 mês de expedição constando o CID (legível) ou laudo do DETRAN, emitido a menos de 1 ano.
  3. Representante Legal:
    • Somente se faz necessário o preenchimento, caso o beneficiário não tenha condições físicas ou mentais para efetuar a solicitação;
    • Caso a solicitação do cartão IDOSO/DEFIS não seja realizada pelo beneficiário, mas sim por Representante Legal, este deverá apresentar, além dos documentos do beneficiário, os seguintes documentos:
      • RG, CPF, RG com CPF ou CNH (com data de vencimento válida);
      • PROCURAÇÃO (reconhecer firma em cartório). 

Informações Importantes

  • Cartão do Idoso: É necessário ter 60 anos ou mais para obter;
  • Caso não seja possível apresentar os documentos originais citados acima, cópias serão aceitas desde que estejam autenticadas;
  • Documentos válidos como comprovante de residência:
    O Governo Federal aceita como comprovante de residência:
    • O Governo Federal aceita como comprovante de residência;
    • Contrato de aluguel com firma reconhecida, acompanhado de conta em nome do proprietário;
    • Declaração do proprietário com firma reconhecida, acompanhada de conta em nome do proprietário;
    • Declaração do IRPF;
    • Demonstrativos do INSS ou Receita Federal;
    • Contracheque de órgão público;
    • Termo de rescisão de contrato de trabalho;
    • Boletos de mensalidade escolar, plano de saúde, condomínio ou financiamento;
    • Fatura de cartão de crédito;
    • Extrato bancário, de FGTS ou investimentos;
    • Carnê de IPTU ou IPVA;
    • CRLV (documento do veículo);
    • Multa de trânsito;
    • Laudo de avaliação de imóvel pela Caixa;
    • Escritura ou certidão de ônus do imóvel.
  • Para quem não tem conta em seu nome (autônomos, moradores com parentes ou usuários de contas digitais), é possível apresentar uma declaração de residência feita a próprio punho, assinada e reconhecida em cartório, junto de qualquer correspondência recebida no endereço informado
  • Importante ressaltar que o fato do solicitante possuir CNH especial, não lhe concede direito automático ao cartão DEFIS.
  • Do caso de perda, extravio ou roubo do cartão é necessário apresentar Boletim de Ocorrência (B.O.) para a emissão de segunda via do cartão DEFIS/IDOSO, junto aos documentos exigidos
  • No caso de cartão danificado ou desbotado, é necessário apresentar o cartão danificado cortado ao meio para a remissão do Cartão DEFIS/IDOSO, além dos demais documentos relacionados acima

Agendamento

O atendimento presencial é realizado através de agendamento.
Para agendar uma data ligue para o telefone fixo: (11) 4433-7569

 

Maiores Informações

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De segunda a sexta – das 8:30 as 11:45  e das 13:15 as 16:30