Metadados
Miniatura
Título
Adalberto Dias de Almeida
Nome
Adalberto Dias de Almeida
Descrição
Adalberto Dias de Almeida nasceu em Paranapiacaba em 1939, filho e neto de ferroviários, sempre teve uma forte ligação com a Vila. Foi funcionário da Firestone e posteriormente abriu um comércio chamado “Eletro Chavelândia” no centro de Santo André, que funcionou até 1998.
Após a aposentadoria, em 1999, se inscreveu como voluntário na ‘TV A’ e lá exercia funções vinculadas à área de audiovisual e eventos. Em 2001, instigado por um amigo, iniciou uma pesquisa para a realização de um documentário sobre Paranapiacaba. Assim, se tornou um conhecedor da ferrovia, contudo, devido ao grande número de materiais encontrados, se viu impossibilitado de finalizar o documentário.
Em outra frente, elaborou diversos projetos culturais que envolveram Santo André e Paranapiacaba. É um cidadão atuante na luta de preservação e memória local, integrando o Grupo Independente de Pesquisadores da Memória (GIPEM), o Instituto do Patrimônio do ABC e atualmente é conselheiro do COMDEPHAAPASA, Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico- Urbanístico e Paisagístico de Santo André.
Bairro
Centro