Esta página apresenta uma primeira parte de um conjunto de documentos produzidos entre 1890 e 1937 que espelham a relação de São Bernardo – município que abrangia o ABC – com moradoras e moradores, trabalhadores e trabalhadoras, comerciantes, industriais, bem como com o governo estadual e federal por meio do poder político local instituído. São livros, documentos avulsos e mapas que se configuram em um fundo – terminologia arquivística que identifica um conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva pública ou privada, pessoa ou família no desempenho de suas atividades. Neste caso é a Câmara Municipal de São Bernardo.
Em novembro de 1937, quando as câmaras municipais foram extintas pelo Estado Novo, a produção documental também ficou estagnada. Após uma década, em 1947, o poder legislativo local foi reconstituído, mas o município de São Bernardo já havia passado por mudanças de sede, denominação e conformação de sua área. Diante disso, uma nova estrutura administrativa foi criada, com a organização documental. Desde então, este Fundo passou a ser fundamental para fins de pesquisa histórica.
UM ESCLARECIMENTO...
Neste primeiro momento apenas uma parte do material está disponível para acesso virtual, pois o Fundo Câmara Municipal de São Bernardo – FCMSB está passando por um processo de revisão, descrição detalhada e digitalização.
Assim, aos poucos, na medida em que os documentos estiverem prontos, serão disponibilizados virtualmente para que todas e todos possam acessá-los nesta página. Enquanto isso não ocorre, o interessado pode recorrer ao Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa para fazer a pesquisa mediante agendamento.
Email: museu@santoandre.sp.gov.br
Em 1939, a mudança na denominação do município de São Bernardo para Santo André conduziu a uma reformulação da administração municipal, levando a que a documentação oficial então em curso deixasse de responder por uma função administrativa corrente, ou cotidiana, e passasse a ter função comprobatória nas decisões tomadas no passado. Com esta condição, inicialmente o material ficou acomodado no setor de Bibliotecas e na Biblioteca Jurídica da Prefeitura e, posteriormente, com novos rumos o material foi encaminhado, em parte, para o Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa que o organizou preliminarmente em 1991.
Uma nova coleção de documentos – denominada Requerimentos - foi encaminhada ao Museu nos anos 2000, mas ainda não havia sido organizada. Recentemente, com a aprovação de proposta apresentada pela AMUSA – Associação Amigos do Museu de Santo André – ao Edital 35/2022 do ProAC – Programa de Ações Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – foi possível contar com a higienização, organização, descrição e integração deste conjunto ao FCMSB. Após esta iniciativa e com vistas a garantir maior visibilidade e condições de conhecimento deste material a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, disponibilizou os resultados desta primeira ação em seu Portal de Acervos Culturais.
Como dito acima, a integração de todo o material a este portal será feita aos poucos, mas, a disponibilização das informações do Fundo Câmara Municipal de São Bernardo (FCMSB) no Portal de Acervos Culturais se traduz em um novo momento para difusão das informações da trajetória política e socioeconômica do ABC e de Santo André para um público mais amplo.
Esperamos que você nos acompanhe nesta jornada!
O Fundo Câmara Municipal de São Bernardo (FCMSB) engloba um conjunto de documentos relacionados à atividade administrativa da Câmara Municipal, retratando relações políticas, econômicas, sociais entre o poder público municipal e os moradores, bem como reflete as necessidades de incremento da infraestrutura, as transformações e ocupação do espaço. Para evidenciar a ligação deste Fundo com a região e com Santo André vale lembrar que a denominação ABC começou a ser reconhecida apenas nos meados do século XX. Antes disso, em 1812, a região passou ser designada como Freguesia de São Bernardo, sendo uma porção de território integrada ao município de São Paulo. O nome São Bernardo referenciava uma fazenda de mesmo nome da Ordem de São Bento, mantida desde o início do século XVIII com plantio de gêneros alimentícios e exploração de madeira e lenha. Esta presença fortaleceu o conhecimento de uma porção do território com este nome que acabou denominando o Núcleo colonial São Bernardo instalado em 1877 na antiga fazenda, abrigando uma das experiências da política brasileira de imigração.
O crescimento populacional advindo da presença das famílias imigrantes, a consolidação de um pequeno núcleo urbano ao redor da paróquia construída em 1825, a precariedade e a distância na ligação com a sede em São Paulo levaram os moradores da freguesia à formulação de um abaixo-assinado em fevereiro em 1888 reivindicando a criação do município de São Bernardo. Esta foi oficializada em 12.03.1889, com instalação apenas em maio de 1890. O novo município, além da sede que abrangia área do atual município de São Bernardo do Campo, incluía outras localidades como a atual Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Caetano do Sul, além de Paranapiacaba.
Já a designação Santo André, apesar da referência à antiga vila de Santo André da Borda do Campo que teve breve vida no século XVI, foi a denominação escolhida para a criação, em 1910, do distrito de paz que abrangia boa parte do município de Santo André na atualidade. O núcleo central deste distrito localizava-se nos arredores da estação ferroviária – atual estação ferroviária Santo André Celso Daniel, por onde transportava-se a produção agrícola e extrativista local, bem como, no decorrer de décadas do século XX, a produção industrial.
Como a instalação de São Bernardo foi realizada em um momento de transição do governo imperial para o republicano, em que estava em curso a reformulação da legislação estadual, o município foi governado provisoriamente por um Conselho de Intendentes composto por três moradores nomeados em maio de 1890 pelo chefe do governo paulista. Estes gerenciariam do município até o momento em que fossem realizadas eleições que introduziriam os vereadores da Câmara Municipal de São Bernardo.
No FCMSB existem alguns poucos documentos referentes a este momento inicial, destacando-se aqueles datados desde a década de 1890 como: Livros de Registro da Procuradoria e Balancetes de Orçamento da Receita e Despesa. Apesar da pouca informação sobre este Conselho de Intendentes, é possível perceber que este se subdividia em Comissões de Contas, Orçamento e Justiça, de Obras e Datas, e Comissão de Saúde Pública, Matadouro e Cemitério.
Em 29.09.1892 foi empossada a primeira Câmara, e dentre os seis vereadores eleitos foi escolhido um Intendente, Luiz Pinto Fláquer Junior, cabendo-lhe a função executiva. Os outros vereadores foram designados para as Comissões de Justiça; de Instrução Pública e Hygiene; de Obras, Comércio e Indústria. A primeira sede da Câmara Municipal abrigou-se no sobrado do Alferes Bonilha, que tinha servido como Hospedaria dos imigrantes do Núcleo Colonial. Ali também estava alocada a sede da Intendência e a Cadeia Pública. Em 1893 a Câmara Municipal de São Bernardo adquiriu e passou a ocupar uma edificação na rua Marechal Deodoro, que havia sido construída como duas residências provavelmente em 1890. Esta foi sua sede até 1937.
Nos primeiros tempos a estrutura administrativa, refletida nos documentos do FCMSB, era enxuta, destacando-se as figuras de Procurador, Fiscal, Aferidor de pesos e medidas, Administrador de Cemitério e Zelador de Iluminação Pública na sede do município. As demais necessidades eram contratadas entre moradores, especialmente para os casos de iluminação pública a querosene nos bairros, transporte, limpeza e manutenção de arruamento, pontes e de estradas vicinais. No começo do século XX, a ampliação das atividades econômicas e o aumento da população dispersa em bairros do município de São Bernardo levou à necessidade de serviços específicos da Intendência, caso do Procurador/Contador, Fiscal e Lançador de impostos, Zeladores de Cemitério, Administrador de Matadouro, além da Secretaria e Expediente. Para a Câmara destacou-se a demanda por uma secretaria que desse conta da organização e direcionamento de pedidos, além de um responsável pelo expediente que recebia os requerimentos, abaixo assinados ou outras solicitações dos munícipes. A principal figura da Câmara era o seu presidente, eleito de forma indireta entre os vereadores. O mesmo ocorria com o prefeito que, apesar da crescente importância e paulatina independência do poder legislativo, também era eleito entre os vereadores.
Durante as primeiras décadas do século XX houve poucas mudanças na organização da Câmara, excetuando-se a mudança do cargo de Intendente para Prefeito em 1902 e nova configuração dos serviços em 1907. Pela documentação se observa que entre os candidatos a vereadores havia alguma diversidade socioeconômica, mas eram todos do sexo masculino ainda que desde o século XIX as mulheres pleiteassem a participação política, o que só ocorreu no Brasil na década de 1930. Pela documentação também fica evidente que aqueles que eram eleitos estavam geralmente associados a famílias tradicionais da região, e geralmente ligados ao Partido Republicano Paulista – PRP. Era o caso dos Fláquer, Cardoso Franco, Oliveira Lima, Galvão Bueno, Pedroso e Beber. Outros, ainda, se destacaram entre imigrantes, caso de representantes de famílias Setti, Prügner, Rathsam, Dell’Antonia, Thon, Tognato, entre outros. Contudo para o cargo chave do poder executivo – o prefeito – houve pouquíssima alternância no poder: entre os anos 1902 e 1914 o cargo foi ocupado por Alfredo Luiz Fláquer e entre os anos 1914 e 1930 quem o ocupou foi Saladino Cardoso Franco. A pouca alternância refletia lutas políticas entre as duas famílias com maior destaque político.
A atividade da Câmara Municipal se manteve ininterrupta de 1892 até 2.9.1930 quando a Revolução de 1930 delegou o poder legislativo ao Presidente da República e as câmaras municipais foram extintas e substituídas por uma Junta Governativa nomeada de acordo com os interesses do governo estadual e federal. Durante este período cessou-se a produção de documentos, sendo que a última Ata da Câmara foi lavrada em 4.9.1930. Em 16.08.1936 as atividades legislativas foram retomadas em acordo com a Lei Orgânica dos Municípios de 16.12.1935 por um curto tempo, pois nova extinção das câmaras ocorreu em 10.10.1937, com a instituição do Estado Novo. Após esta data, a Câmara Municipal retomou as atividades apenas em 1947, mas o município que abrigava todo o ABC tinha mudado de nome. Passou a denominar-se Santo André, de acordo com o Decreto nº 9.775 de 30.11.1938 em que se fixou novo quadro territorial do estado de São Paulo.
Desde então, a documentação da Câmara Municipal de São Bernardo deixou de ser produzida, tendo início outro conjunto de documentos associado à Câmara Municipal de Santo André (FCMSA). Na atualidade a principal contribuição do FCMSB é a de permitir que pessoas interessadas conheçam a trajetória desta região desde o final do século XIX até 1937. Nos anos subsequentes duas questões modificaram a dinâmica política da região. A primeira delas é que a partir de 1947 o prefeito passou a ser eleito diretamente, refletindo a separação do poder legislativo e executivo municipal. A segunda se refere aos movimentos de emancipação de distritos que levaram à nova conformação territorial com a criação e instalação dos municípios de São Bernardo do Campo (1945) e São Caetano do Sul (1948), que levou a que a denominação ABC fizesse sentido. Em seguida, os novos desmembramentos de Mauá (1953) e Ribeirão Pires (1953) de Santo André, Diadema de São Bernardo do Campo (1959) e finalmente Rio Grande da Serra de Ribeirão Pires (1964) resultou na ampliação da denominação para ABCDMRR e, principalmente, se evidenciassem as identidades e diversidades socioeconômicas e políticas entre estes municípios.
Mas, para os objetivos deste breve recorte histórico associado à documentação do Fundo Câmara Municipal de São Bernardo nossa conversa finaliza por aqui.
O Fundo Câmara Municipal de São Bernardo foi organizado dentro de padrões da arquivologia pela primeira vez em 1991 por Alina Jozala Lopes e Maria Luiza Perondini Garofalo. Momento este em que se elaborou um Inventário e Índice deste Fundo, a partir da análise da documentação reunida, associada à pesquisa sobre a história do município de São Bernardo e sua estrutura política no período que abrange a documentação.
Nos anos 2000, o Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa recebeu um novo conjunto de documentos relacionados à antiga Câmara Municipal de São Bernardo. Tratava-se de um material composto por alguns livros e expressiva quantidade de documentos avulsos relativos aos anos 1929-1939. Foi exatamente este conjunto de documentos avulsos que motivou a elaboração do projeto financiado pelo Edital 35/2022 do ProAC – Programa de Ações Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio da AMUSA – Associação dos Amigos do Museu de Santo André. Este projeto higienizou, ordenou cronologicamente classificou e organizou uma descrição do conjunto de 18.300 dossiês da Série Requerimentos – que trata de manifestações de munícipes ou empresas no município, ou ainda, o governo estadual que solicitam serviços, registros de baixas de impostos, ou informações do serviço público. Este material, aos poucos, estará disponível em formato digital neste Portal de Acervos.
O Quadro de arranjo – representação gráfica de ordenação dos documentos deste Fundo – expressa a análise do acervo e a ordenação dada para os documentos a partir do estudo das estruturas, funções e atividades da entidade produtora, no caso a Câmara Municipal de São Bernardo. A sistematização dos documentos, delineada em 1991, reflete esta organização, dividindo os documentos em: Sessões da Câmara; Comissões da Câmara; Secretaria da Câmara; Procuradoria da Câmara; Sessões eleitorais; Instrução Pública; Cemitérios. Diante desta divisão, os documentos foram classificados e agrupados em séries documentais [S], maços de documentos [M] e livros [L] que receberam uma numeração específica como pode ser visto no quadro de arranjo. Esta organização nos permite conhecer o tipo de material que compõe os documentos e sua quantidade: são 32 séries com 92 livros e 54 maços de documentos.
Como se trata de vasta quantidade de itens, neste momento, nem todos os documentos estão disponibilizados virtualmente. São apresentados diversos exemplos das séries documentais e, aos poucos, com maiores detalhes, estão sendo disponibilizados todos os 18.300 dossiês da Série 5 – Requerimentos.
Como você pode acessar as informações:
Para ter uma visão geral do Fundo e saber do que trata cada um dos conjuntos das demais séries, você tem três formas de acesso que o(a) direcionará a um pequeno texto explicativo e alguns exemplos de cada série:
1. clicar em uma das caixas do Quadro de Arranjo ou,
2. rolar a barra para baixo até chegar nas “Informações do Quadro de Arranjo” e clicar no item que você deseja consultar ou,
3. ir para o campo “pesquisar” no menu junto ao cabeçalho denominado Fundo Câmara Municipal de São Bernardo onde, depois de aberto, você poderá filtrar sua seleção de pesquisa.
Legislatura das Sessões da Câmara
O grupo Sessões da Câmara contém documentos provenientes de atividades realizadas por sessões nas quais membros da Câmara se reuniam para deliberar sobre assuntos como instalação da mesa, verificação de poderes de novos vereadores, aprovação de leis e orçamentos, encaminhamento de requerimentos, abaixo-assinados, ofícios e outros. Contém as séries: S1 - Atas das sessões da câmara; S10 - Projetos de lei e resoluções; S12 - Indicações; S13 - Leis; S20 - Regimento da câmara.
S1 - Atas das Sessões da Câmara
A série contém 15 livros manuscritos das Atas de sessões da Câmara de 1895 a 1937, com informações indicando a finalidade do livro, assinaturas e rubricas do Vice ou Presidente da Câmara, nome dos participantes da sessão, data, local e hora, e informações sobre os acontecimentos e decisões tomadas nas sessões.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
S10 - Projetos de Lei e Resoluções
A série contém 4 maços de documentos de 1921 a 1937 com textos contendo normas de caráter jurídico e textos que visam a execução de determinações ou leis. Indicam interessados, assunto, distribuição, data, observação, lei na qual se baseia o projeto, exposição dos artigos e assinaturas, pareceres das comissões e encaminhamentos.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
A série contém um maço de documentos de 1901 a 1926 contendo as indicações do Presidente da Câmara de Vereadores, Intendente e do Prefeito. Inclui leis, requerimentos, abaixo-assinados e ofícios.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
A série contém um maço de documentos de 1901 a 1928 contendo informações sobre as leis aprovadas pela Câmara.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
A série contém um livro de 1936 contendo normas sobre eleições das Comissões Permanentes, composição da mesa, atribuições do Presidente, Vice-presidente, Secretário, Vereadores e Comissões, caracterização dos Pareceres das comissões, projetos de lei, resoluções, indicações e expedientes.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
Legislatura - Comissões da Câmara
O grupo Comissões da Câmara contém documentos provenientes de atividades realizadas por comissões formadas inicialmente por dois vereadores, que tratavam de tópicos como Obras, Contas (finanças), Justiça e Higiene. Contém a série: S8 - Pareceres das comissões da Câmara.
S8 - Pareceres das comissões da Câmara
A série contém 5 maços de documentos de 1895 a 1930 com opinião técnica das comissões de justiça, obras, contas (finanças) e higiene sobre reivindicações de funcionários e munícipes. Inclui requerimentos, contratos de serviço, balancetes, indicações, projetos de lei e abaixo-assinados.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
Sessões eleitorais
O grupo Sessões eleitorais contém documentos provenientes de atividades relacionadas às eleições realizadas no município. Contém as séries: S2 - Atas de alistamento de qualificação e revisão; S3 - Atas de instalação e trabalhos da mesa eleitoral; S4 - Boletim e quadro eleitoral; S6 - Título de eleitor.
S2 - Atas de alistamento de qualificação e revisão
A série contém 15 livros de 1892 a 1922 com Termo de Abertura indicando a finalidade do livro, assinatura do presidente da Sessão, informações sobre Alistamento Eleitoral como nome do eleitor, profissão, residência e filiação, indicação de revisão eleitoral e recibos de Título de Eleitor de diversas sessões eleitorais.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
S3 - Atas de instalação e trabalhos da mesa eleitoral
A série contém 25 livros e um maço de documentos de 1896 a 1930 com Termo de Abertura indicando a finalidade do livro, assinatura do presidente da câmara e Juiz de Direito informações como data, local, participantes da Mesa eleitoral e finalidade da eleição, apuração do resultado da eleição com indicação do cargo, nome do candidato, profissão, residência e número de votos obtidos.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
S4 - Boletim e quadro eleitoral
A série contém um maço de documentos de 1928 com Boletim de apuração da eleição de Vereador e Quadro de Estatística Eleitoral.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
A série contém um maço de documentos de 1916 com títulos de eleitor.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
Secretaria da Câmara
O grupo Secretaria da Câmara contém documentos provenientes das atividades realizadas na Secretaria da Câmara, órgão que recebe os requerimentos remetidos à Câmara e, quando aprovados, executa as providências necessárias. Contém as séries: S5 - Requerimentos; S7 - Traslado; S9 - Proposta; S11 - Relatórios; S14 - Contratos de serviço; S16 - Correspondência passiva; S17 - Correspondência ativa; S18 - Abaixo-assinado; S19 - Balancete e orçamento da receita e das despesas; S32 - Livro de matrícula e assentamento do tiro de guerra.
A série Requerimentos contém 200 caixas de documentos de 1892 a 1938 com requerimentos que retratam a relação do cidadão com a municipalidade, contendo solicitações de munícipes, empresas e funcionários à Câmara referente à diversos temas como: alvarás de funcionamento de estabelecimentos; alvarás de construção e de reforma; isenção, cancelamento, diminuição e retificação de impostos; expedição de licenças especiais para eventos e comércio; solicitações de realização de serviços à prefeitura e outros.
Acesso: virtual dos dossiês. Em caso de necessidade de aprofundamento das informações, presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
A série contém 2 maços de 1893 a 1925 com cópias ou reproduções de escritura de venda e compra de terreno e de procurações.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
A série contém 3 maços de documentos de 1893 a 1918 com propostas de empréstimo à Câmara, serviço de iluminação, obras públicas, arrendamento de terreno.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
A série contém 14 livros e 3 maços de documentos de 1900 a 1937 com Relatórios do Presidente da Câmara, do Intendente, do Procurador e do Prefeito sobre: resumos de leis e resoluções; serviços eleitorais no Município; instalação da Câmara em 1937; balanço dos trabalhos internos realizados; agricultura e comércio do município; obras municipais; matadouro municipal; cemitério; serviço sanitário; Inspetoria Municipal; dívida ativa e passiva do Município; apresentação de relatórios de finanças; receita Ordinária e Extraordinária; despesas com serviço interno e obras públicas; juros; subvenções; Inspetoria Escolar; contratos; leis promulgadas e balanço geral.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
A série contém 1 maço de documentos de 1923 a 1924 com contratos de serviço com empresas.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
A série contém 9 maços de documentos de 1895 a 1937 da correspondência recebida pela Câmara de órgãos administrativos municipais, estaduais, munícipes, empresas e sociedades.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
A série contém 1 maço de documentos e 8 livros de 1897 a 1931 da correspondência enviada por membros da Câmara para órgãos administrativos estaduais e empresas, comprovantes da transmissão de telegramas, livro de Registro de Ofícios Expedidos e copiadores com índice alfabético.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
A série contém 1 maço de 1894 a 1928 abaixo-assinados enviados por munícipes ao Presidente da Câmara e membros.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
S19 - Balancete e orçamento da receita e das despesas
A série contém 16 maços de documentos de 1890 a 1937 referente aos Balancetes da Receita e Despesa apresentados trimestralmente pelo Procurador sobre arrecadação de impostos, despesas com funcionários e serviços, e os balancetes apresentados anualmente pelo Prefeito sobre despesas com a administração, obras públicas, instrução, polícia, eleições e subvenções e a Receita Ordinária e Extraordinária.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
S32 - Livro de Matrícula e assentamento do Tiro de Guerra
A série contém um livro sem data com número de admissão como sócio; número de matrícula nos cursos de tiro e de evolução; número de atestado de habilitação de atirador livre; nome, naturalidade, idade, profissão, residência e estado civil; assinaturas do Presidente e Diretor do Tiro.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
Procuradoria da Câmara
O grupo Procuradoria da Câmara contém documentos provenientes das atividades do Procurador que tem a função de arrecadar impostos e taxas, e que presta contas à Câmara através de Balancetes. Contém as séries: S15 - Avisos ao procurador; S27 - Livros de registro da procuradoria.
A série contém 1 maço de documentos de 1894 a 1902 com avisos ao Procurador da Câmara, enviados pelo Intendente e Subdelegado de Polícia, sobre acontecimentos do Município.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
S27 - Livros de Registro da Procuradoria
A série contém 8 livros de 1890 a 1900 com Livros Caixa, Livros de arrecadação de Imposto e Livros de registro de balancetes publicados no Diário Oficial.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
Instrução Pública
O grupo Instrução Pública contém documentos provenientes da fiscalização do ensino nos municípios por intermédio dos inspetores municipais. Contém as séries: S21 - Atestados de vacina; S22 - Comunicado ao Inspetor Municipal; S23 - Diário da escola; S24 - Livros de matrícula; S25 - Livros de licenciamento escolar; S26 - Livros de visitas do Inspetor Escolar; S28 - Inventário de material escolar.
A série contém um maço de atestados de vacina de 1903 a 1905.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
S22 - Comunicado ao inspetor municipal
A série contém um maço com um documento de 1910 com comunicado de uma professora ao Inspetor Municipal.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
A série contém 6 livros de 1893 a 1915 indicando a finalidade do livro, nome da escola e professor, com assinatura do Vice-presidente da Câmara ou do Inspetor Escolar.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
A série contém 5 livros de 1893 a 1915 com nome da escola e do professor; finalidade do livro; local e data; assinatura do Vice-presidente da Câmara e do Inspetor Municipal.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
S25 - Livros de Licenciamento escolar
A série contém um livro de 1897 com indicação da localidade do Recenseamento, informações como finalidade do livro, local e data e está assinado pelo Presidente da Câmara.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
S26 - Livros de visitas do Inspetor Escolar
A série contém um livro de 1912 a 1915 com Termo de Abertura e Encerramento e informações sobre a visita do Inspetor Escolar.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
S28 - Inventário de material escolar
A série contém um livro com informações gerais da Secretaria de Estado dos Negócios do Interior de 1907 a 1910.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
Cemitérios
O grupo Cemitérios contém documentos provenientes da administração dos cemitérios do município. Contém as séries: S29 - Livros de sepulturas gerais; S30 - Atestado de óbito; S31 - Certidões de óbito.
S29 - Livros de sepulturas gerais
A série contém um livro manuscrito com informações sobre sepultamentos de 1896 a 1902.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
A série contém um maço de documentos de 1906 com atestados de óbito assinados pelo Delegado de polícia.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
A série contém um maço de documentos de 1907 com certidões de óbito com Registro no Livro de Óbito; causa da morte atestada por médico e assinatura do Escrivão de Paz.
Acesso: presencial com agendamento prévio pelo e-mail: museu@santoandre.sp.gov.br
Além das ações de organização realizadas pela Prefeitura de Santo André, o Fundo Câmara Municipal de São Bernardo (FCMSB) recebeu apoio da Associação Amigos do Museu de Santo André (AMUSA) no ano de 2022-2023, que pleiteou apoio financeiro junto ao ProAC – Programa de Ações Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – por meio do Edital 35/2022, para dar continuidade aos trabalhos de organização deste conjunto de documentos.
A AMUSA, parceira antiga do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, foi fundada em junho de 2000, com vistas a mobilizar a comunidade para o apoio à valorização, difusão e ampliação do conhecimento das coleções que compõem o acervo deste museu. Estas ações são realizadas por meio de participação em certames e editais, apoio a atividades propostas pelo museu, bem como ações de educação patrimonial – encontros, visitas técnicas, palestras –, além de atividades de lazer e cultura voltadas a seus sócios e sócias e outras pessoas interessadas.
Entre os principais projetos de captação que foram implementados podem ser destacados os seguintes:
A AMUSA está em constante ampliação de suas ações e de associados. Associe-se a ela!
Informações complementares você poderá encontrar nas mídias sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/associacaoamigosmuseustoandre/
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100083631084570
e-mail: associacaoamigosmusandre@gmail.com
Este índice, organizado em 1991 por Alina Jozala Lopes e Maria Luiza Perondini Garofalo, apresenta alguns dos temas e personagens em ordem alfabética e que poderão ser encontrados no conjunto de documentos do Fundo Câmara Municipal de São Bernardo (FCMSB). Não se trata de um índice exaustivo, mas colabora para que pesquisadoras e pesquisadores possam conhecer estas informações, bem como em qual série [S], maço [M] ou livro [L] a informação pode ser encontrada. No caso das letras do alfabeto não listadas não foram encontradas informações relevantes neste primeiro índice.
A
Agência Oficial de Colonização e Trabalho – S16
Agricultura – S1 (L3), S8 (M2), S11 (M1, M2, L4), S12, S16
Água e Esgoto – Serviço – S1 (L3, L9 – L12, L14, L15), S8 (M1, M2), S9 (M3), S10 (M1 – M4), S11 (M2, L1 – L13, L15), S16, S17 (L3, L5), S18, S19
Álcool – Aplicações industriais – S16
Alfabetização – S8 (M2), S10 (M3)
Algodão – Plantio – S1 (L3, L7), S11 (M1, M3), S16
Anglo Mexican Petroleum Company – S8 (M2)
Asilo de Inválidos – S10 (M1)
Asila Padre Capra – S1 (L14), S10 (M1)
Associação dos Comerciários do Município de São Bernardo – S16, S18
Atlantic Refining Company of Brazil – S16
Auto-ônibus – S1(L8), S8 (M2)
B
Bairro dos Beber – S5
Bairro Bocaina – S1 (L11), S8 (M4)
Bairro do Guatinga – S1 (L10)
Bairro Piraporinha – S1 (L6), S5, S12, S16, S23 (L4)
Bairro do Ponto Alto – S5
Bairro de São Bernardo Novo – S1 (L9)
Bairro de São Bernardo Velho – S18
Banco Comercial do Estado de São Paulo – S8 (M2), S11 (L9 – L11)
Banque Credit Foncier du Bresil – S1 (L9, L10), S8 (M2, M3), S11 (L4, L5, L6, L9, L11, L12)
Banco de Crédito do Estado de São Paulo – S8 (M2), S (11) (L9 – L11)
Bandas Musicais – S8 (M2)
Barão de Mauá) – S18
Barbosa, Rui – S3 (L10 – L12), S5
Barros, Prudente José de Moraes – S16
Bergman, Kowarick e Cia – S1 (L3, L11), S5, S8 (M1), S16, S17 (L5)
Bernardes, Arthur – S1 (L11)
Biblioteca Dr. Tancredo do Amaral – S16
Bondes – S1(L6, L8), S5, S9 (M3), S11 (L8), S16, S17 (L2, L3)
Brasão de São Bernardo – Características – S1 (L11)
Brazilian Telephone Company (Rio de Janeiro and São Paulo Telephone Company) – S16
Bueno, Candido Mariano Galvão (Capitão) – S2 (L2, L4, L7), S3 (L2, L4, L7), S17 (L1)
C
Café - Comércio e produção – S16, S17 (L1)
Café - Queima – S1 (L15), S10 (M2)
Caixa Escolar Beneficente – S8 (M3)
Câmara Municipal de Dois Córregos – S16
Câmara Municipal de Jundiaí – S16
Câmara Municipal de São Vicente – S16
Câmara Municipal de São Paulo – S16
Câmara Municipal de São Bernardo - Instalação – S1 (L4)
Camargo, Agenor – S1 (L3, L5), S2 (L5), S3 (L5), S8 (M1, M5), S9 (M2), S11 (M1), S12, S13
Caminho do Mar – S11 (L4)
Caminho Público Barro Branco – S8 (M1)
Caminho do Sacramento – S8 (M1)
Campinas – S16
Campo Grande – S11 (L1, L3, L5, L6, L7, L14), S16, S17 (L3), S19, S27 (L8)
Campos, Bernardino de – S16, S17 (L2)
Campos Salles, Manuel Ferraz de – S1 (L3), S3 (L1, L17), S16
Cana de açúcar – S16
Canteiro – S2 (L1, L9), S24 (L4)
Capela Nossa Senhora do Pilar – S18, S19 (M4)
Capela do Senhor Bom Jesus do Alto da Serra – S12
Capivary – S1 (L3), S5, S8 (M1, M2), S16
Cardoso Franco, Saladino – S1 (L10, L11, L12), S2 (L14), S3 (L5, L13, L15, L16, L20, L21, M1), S5, S8 (M2, M3), S10 (M1, M3), S11 (L1, L12, L14), S12, S13, S18, S19
Carvão – produção – S1 (L1, L4, L6, L8, L9), S5, S11 (M1), S17 (L2), S18, S19 (M1 – M9)
Carvoeiro – Manifesto – S16
Casas Operárias – S9 (M8), S10 (M2)
Casas Populares – Construção – S1 (L11), S8 (M2), S9 (M3), S10 (M4)
Cemitério das Almas (Cemitério de Rio Grande da Serra) – S11 (L1, L6, L11, L14)
Cemitério do Bom Jesus (Cemitério do Alto da Serra) – S1 (L8, L10), S9 (M3), S11 (L1, L3, L6, L9, L14, M2), S12, S16, S17 (L1, L2)
Cemitério Municipal (Cemitério da Vila de São Bernardo) – S1 (L10, L11, L12), S9 (M3), S10 (M1), S11 (L1, L6, L11, L14, M1, M2), S15, S17 (L2), S27 (L7, L8), S29 (L1)
Cemitério do Pilar – S1 (L2), S17 (L1)
Cemitério de São José (Cemitério de Ribeirão Pires) – S1 (L8, L12), S11 (L1, L4, L6, L11, L14, M2)
Cemitério de Santo André (Cemitério do Ipiranguinha) – S1 (L10, L12), S11 (L1, L3, L4, L6, L11, L12, L14), S12
Cemitério Santa Cruz – S1 (L10), S18
Cemitério de São Caetano – S1 (L12, L14), S11 (L14)
Centro Educativo Padre Luiz Capra – S1 (L11, L12)
Cerâmica São Caetano – S1 (L11), S14, S17 (M1)
Chácara Dr. Cesário Bastos – S1 (L3)
Cine Ideal – S8 (M2)
Colégio Salesiano de São Bernardo – S1 (L12)
Comemoração do Cinquentenário da Convenção de Itu – S16
Comemoração 4° Centenário da Descoberta do Brasil – S1 (L3)
Comemoração da Independência do Brasil – S1 (L7, L10, L11), S5, S16, S23 (L6)
Comemoração do Centenário do Nascimento de Luiz Gama – S1 (L12)
Comemoração do Cinquentenário da Fundação de São Caetano – S16
Comércio – S1 (L2, L3, L6), S5, S8 (M2, M5), S10 (M1), S11 (L1, L4, M2), S12, S16, S19 (M1 – M9)
Comissão de Tombamento dos Próprios Nacionais – S16
Comissão Executiva do Congresso de Estradas de Rodagem – S16
Comissão Municipal de Agricultura de São Paulo – S16
Comércio – horário de funcionamento – S1 (L10, L11, L12, L14, L15), S8 (M2), S10 (M1), S16, S17 (L1, L4), S18
Companhia Brasileira de Sedas “Rhodiaseta” – S1 (L12), S8 (M2)
Companhia Chimica Rhodia Brasileira - S1 (L11, L14), S5
Companhia City of Santos Improvements – S16
Companhia Construtora São Paulo – Santos – S1 (L11, L12), S5, S17 (L5)
Companhia Fábrica Pamplona – S1 (L10), S8 (M2), S17 (L5)
Companhia Industrial de São Bernardo – S1 (L7)
Companhia Industrial de Ribeirão Pires – S1 (L9), S8 (M2), S11 (L4)
Companhia Mecânica e Importadora de São Paulo – S1 (L10, L11), S5, S11 (L1, L4, L5), S16
Companhia Melhoramentos de São Caetano – S1 (L9, L10), S11 (L1), S16, S19
Companhia Metropolitana de São Caetano – S1 (L10)
Companhia Nacional de Artefato de Cobre – CONAC – S1 (L12)
Companhia Tecelagem de Seda da Vila de São Bernardo – S1 (L9), S17 (L5)
Companhia Texas Ltda – S8 (M2)
Condutores de Carroça – S1 (L6), S5, S18, S24 (L3, L5)
Contente, Vicente (Capitão) – S1 (L9), S3 (L1, L3, L5, L12, L19, L20), S17 (L5)
Consulado da Áustria – Hungria – S16
Corinthians Futebol Clube de Santo André – S1 (L14)
Corporação Musical Liberdade – S1 (L12), S5, S8 (M2)
Corporação Musical Lyra de Santo André – S1 (L12), S8 (M2)
Cultura do bicho da seda – S11 (L4), S12
Criação do Distrito de Paz do Alto da Serra – S1, L8
D
Dell’Antonia, Pedro – S10 (M1, M2, M3)
Democracia – S10 (M3), S18
Destilaria São Caetano – S1 (L1, L6), S5, S27 (L8)
Devastação de Matas – S16
Diversões Públicas – S1 (L8, L9, L11, L12, L14), S5, S10 (M1), S17 (L2), S19
E
Educação (Instrução Pública) – S1 (L1, L12, L14, L15), S5, S8 (M2, M3), S10 (M1, M3), S11 (M2, L1, L14), S12, S13, S16, S17 (M1, L1 – L7), S18, S19, S21, S22, S23 (L1, L6), S24 (L1, L6), S25 (L1), S26 (L1), S28 (L1)
Eleição – S1 (L1, L8, L10, L11, L12, L14), S2 (L1 – L15), S3 (L1, L25, M1), S4, S5, S6, S8 (M2), S11 (L1, L12, L14, M1), S12, S16, S17 (L1, L2, L3, L5), S19
Empresa Helios Film – S1 (L11)
Empresa Imobiliária de São Bernardo – S1 (L11, L12), S5, S8 (M2), S10 (M1), S11 (L8, L9, L10), S13, S14, S16, S17
Empresa Seleção Industrial de Artefatos de Madeira – S8 (M2)
Escolas Isoladas – S1 (L2, L3, L6, L9, L11), S5, S8 (M2), S16, S17 (L1, L6), S18, S21 (L1), S23 (L2, L6), S24 (L1, L2, L3, L4, L5), S26 (L1), S22, S28 (L1)
Escola Ítalo-Brasileira – S1 (L11)
Escola Profissional “Dr. Júlio de Mesquita” – S1 (L14, L15), S10 (M1, M3), S19
Escolas Reunidas de São Bernardo – S1 (L11), S8 (M2)
Escolas Reunidas de São Caetano – S1 (L11), S8 (M2), S11 (L4, L5, L6)
Estrada São Paulo à Santos – S11 (L3), S16, S18
Estrada de ferro – S1 (L3, L7, L9), S5, S8 (M2), S10 (M1), S16, S17 (L2), S19
Estrada Vergueiro – S1 (L3, L9, L10), S8 (M1), S11 (L4, M1), S16, S17 (L2, L3, L5, M1), S19
F
Fábrica de Carvão de Giuseppe Venturini – S5
Fábrica de Carvão de Mariano G. Bueno – S5
Fábrica de Cerveja de Carlos Prügner – S1 (L3), S11 (M2)
Fábrica de Cerveja de Jacinto Gaspani – S5
Fábrica de charutos de Ítalo Setti – S5
Fábrica de charutos Moreno e Irmãos – S5
Fábrica de fubá de Mariano G. Bueno – S5
Fábrica de licores de Dal Zotti e Mattei – S14
Fábrica de Maça da Família Mattei – S5
Fábrica nacional de Chapas de Ferro Esmaltado – S16
Fábrica de Sabão de Carlos Heibel – S1 (L3, L6)
Fábrica de Tecidos de S. Seabra e Cia. – S1 (L6)
Fábrica Votorantim – S1 (L11)
Fascismo – S10 (M1)
Feira Livre – S1 (L12), S5, S10 (M1), S11 (L9, L12)
Fláquer, Antônio – S1 (L13, L14, L15), S10 (M1), S11 (L14), S16, S20, S21
Fláquer, Alfredo Luiz (Tenente Coronel) – S1 (L1, L2, L4, L6, L8, L10), S2 (L1, L5). S3 (L3, L5, L7, L8, L12, L13, L20, L21), S5, S8 (M2, M4), S12, S15, S16, S17 (L1, L3, M1), S19, S20 (L7), S21, S23 (L3, L4, L5, L6), S24 (L2, L5), S27 (L6)
Fláquer Júnior, Luiz Pinto – S1 (L1), S3 (L1), S10 (M2), S15 (M1), S19, S27 (L6)
Fláquer, José Luiz – S1 (L10, L11), S3 (L1, L4), S5, S9 (Me), S16, S21
Frente Única de São Bernardo – S1 (L14)
G
Gasolina Abastecimento – S1 (L12), S8 (M2), S16
General Motors do Brasil S.A. – S1 (L11, L12)
Grupo Escolar de Santo André – S1 (L9, L10, L12, L14), S5, S11, (L1, L2, L4), S13, S16, S17 (L7)
Guinle & Cia – S1 (L11), S11 (L1, L3 – L8), S14, S16
H
Higiene Pública – Campanha – S1 (L14)
Hospedaria de Imigrante da Estação de São Bernardo – S29 (L1)
Hospital de Misericórdia de Santo André – S1 (L10, L14), S10 (M3), S11 (L12, L13)
Hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo – S1 (L11), S5, S8 (M2), S11 (L11)
I
Igreja Matriz de Santo André – S5
Igreja Matriz de São José – S8 (M4)
Iluminação Pública – S1 (L1, L12, L14), S5, S8 (M1, M2), S9 (M1), S10 (M1), S11 (L1, L12, L14, M2), S12, S13, S16, S17 (L2, L3), S18, S19, S27 (L1, L6)
Imposto – S1 (L1, L12, L14, L15), S5, S8 (M1, M2, M4), S10 (M1, M4), S11 (M1, M2, L1, L14), S13, S14, S15, S16, S17 (L2, L3, L4), S18, S19, S27 (L1, L8)
Imigrante – S1 (L1, L3), S10 (M1), S15, S16, S29 (L1)
Indústria – S1 (L3, L11), S5, S8 (M1, M2, M5), S9 (M3), S11 (L2, L4), S12, S16, S18
Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo – S1 (L12), S11 (L4, L5)
Instituto Pasteur – S1 (L10), S17 (L2)
Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo – S1 (L1)
Irmandade da Capela de Santa Cruz – S11 (L10), S18
Irmandade do Santíssimo Sacramento – S5, S8 (M1)
Irmandade do Senhor Bom Jesus do Alto da Serra – S1 (L12), S9 (M3), S16
Itália – S16
J
Jundiaí – S9 (M1)
Jogo de Bolas – negócio – S5
Junta Governativa Revolucionária – Instalação – S1 (L12)
L
Laurito, Felício – S1 (L13, L14), S10 (M1, M2)
Liga dos Municípios Brasileiros – S8 (M2)
Linha de Tiro Coronel Pedroso – S1 (L9, L10), S17 (L4, L8), S19
M
Matas Devolutas – S9 (M3)
Matadouro – S1 (L1, L3, L7, L9, L10, L12), S5, S8 (M2), S10 (M2), S11 (L1, L5, L8, L9, L11, L12, M1, M2), S12 (M10, S16), S17 (L3), S19
Mauá (Estação do Pilar) – S1 (L2, L3, L7, L8, L9, L10, L12, L14, L15), S2 (L3), S5, S8 (M2, M4), S9 (M3), S10 (M1, M2, M4), S11 (M1, L1, L12, L14), S12, S14, S16, S17 (L2, L3, M1), S19, S28 (L1)
Mogi das Cruzes – S1 (L19), S5, S16
Moléstia – S1 (L3, L6, L7, L8), S8 (M1, M2), S10 (M1), S16, S17 (L2, L3, L5), S18, S11 (L3, L4, L9)
N
Naturalização – S16, S17 (L2)
Novaes, José Francisco de Paula – S1 (L1), S15, S27 (L6, L7, L8)
Núcleo Colonial Dr. Bernardino de Campos – S16
Núcleo Colonial de São Bernardo – S1 (L6), S7 (M1), S15, S16
O
Obras Públicas – S1 (L1, L5, L7, L12, L14, L15), S5, S8 (M2, M3), S9 (M2, M3), S10 (M1, M4), S11 (L1, L14, M1, M2), S14, S16, S17 (L1, L2, L3, L5), S18, S19, S27 (L1, L6)
Oleiro – S1 (L9), S2 (L1, L9), S24 (L3, L4, L5), S29 (L1)
Oliveira Lima, João Baptista de (Tenente Coronel) – S1 (L1, L2, L4, L6, L9), S2 (L2, L9), S3 (L1, L3, L4, L5, L7, L10, L13), S5, S9 (M2), S10 (M4), S12, S16, S7 (L1, L2), S27 (L7, L8)
Operário – S1 (L9, L15), S2 (L3, L6, L9, L10, L11), S3 (L1), S10 (M1, M3), S8 (M2), S9 (M7), S17 (L3), S24 (L3)
P
Paranapiacaba (Alto da Serra) – S1 (L1, L5, L7, L10, L12, L14, L15), S2 (L3, L8, L10), S3 (L1, L3, L11, L12, M1), S4, S5, S8 (M1, M2), S9 (M2, M3), S10 (M2), S11 (L1, L12, L14, M1, M2), S12, S13, S15, S16, S17 (L1, L5, L7), S18, S23 (L2, L3), S24 (L2), S28 (L1)
Paróquia N. S da Conceição de São Bernardo – S5, S16
Partido Constitucionalista – S1 (L14, L15), S10 (M3)
Partido Republicano – S1 (L1, L11, L12, L14), S4, S16, S17 (L2)
Partido Republicano Progressista de São Caetano – S1 (L12)
Perrone, Francisco – S1 (L11), S3 (L13, L18, L21, M1), S8 (M2), S10 (M4), S11 (L8, L10, L11, L12), S12, S16, S18
Peixoto, Floriano (Marechal) – S23 (L1)
Pinto, Augusto Gomes – S1 (L10), S16
Polícia – S1 (L3, L10, L11), S5, S8 (M2), S10 (M2), S11 (L1, L12, L14), S13, S15, S30
Praça do Carmo – S8 (M2, M3)
Praça Carlos Gomes – S8 (M2)
Prestes de Albuquerque, Júlio – S3 (L22, L25)
Primeiro de Maio Futebol Clube – S1 (L11, L14), S10 (M10)
Proprietário – S1 (L4, L6, L8, L11), S2 (L5, L6, L9, L10), S3 (L3, L4, L5, L13, L15, L16, L20, L21, M1), S4, S5, S8 (M2), S24 (L3, L4)
Prügner, Carlos (Capitão) – S1 (L3, L5), S2 (L5), S3 (L3, L6, L10), S5, S16, S17 (M1), S19
Pujol Junior, Hippolyto e Pujol, Ernesto – S1 (L1), S3 (L1, L11), S5, S8 (M2), S10 (M4), S11 (L4, L6, L7, L8), S14, S17 (M1)
R
Recurso contra pagamento de imposto de Alfredo Flaquer – S1 (L11)
Renúncia de Prefeito – S1 (L10), S16
Revolução de 1924 – S1 (L11), S7 (M2), S11 (L8), S12, S16
Revolução de 1930 – S1 (L15), S 18
Ribeirão Pires – S1 (L1, L3, L10, L12, L14, L15), S2 (L1, L3, L8 L9, L11), S3 (L1, L2, L3, L7, L19, L23), S5, S7 (M1), S8 (M1, M3), S9 (M1, M3), S10 (M1, M2), S11 (L1, L12, L14, M1), S12, S13, S15, S16, S17 (L1, L5, L7), S18, S19, S23 (L1), S24 (L1, L4), S27 (L1), S28 (L1)
Rio Grande (Rio Grande da Serra) – S1 (L1, L2, L7, L10, L12, L14, L15), S2 (L3, L8, L11), S3 (L8), S5, S8 (M5), S10 (M2, M3), S11 (L1, L12, L14), S12, S13, S14, S16, S17 (L1, L2, L3, M1), S18, S19, S23 (L5), S27 (L8), S28 (L1)
Rio Tamanduateí – S1 (L3, L10), S5, S8 (M1, M2), S9 (M3), S11 (L14, M1)
Rodrigues Alves, Francisco de Paula – S3 (L1, L4, L5, L7, L9, L12), L16
Rua – denominação – S1 (L3, L8, L12, L14), S8 (M2), S10 (M1), S11 (L1, L5), S16, S17 (L2, L5), S19
Rudge Ramos (Bairro dos Meninos) – S5, S12, S16, S17 (L2), S18, S19, S23 (L6), S24 (L5), S26 (L1)
S
Santo André (Estação de São Bernardo) – S1 (L1, L3, L6, L12, L14), S2 (L1, L4, L6, L8, L10), S3 (L1, L5, L6, L13, L14, L18, L19, L20, L21, L24, L25), S3 (M1), S5, S7 (M1, M2), S8 (M1, M2, M5), S9 (M2, M3), S10 (M1, M2), S11 (L1, L12, L14, M2), S12, S14, S16, S17 (L1, L2, L3, L5, L7), S18, S19, S21, S24 (L3), S27 (L1, L9), S28 (L1), S29 (L1)
Santo Amaro – S1 (L8, L11), S5, S8 (M1), S11 (L4), S17 (L2)
Santos – S16, S17 (L2, L3)
São Bernardo do Campo (Vila de São Bernardo) – S1 (L1, L9, L11, L12), S2 (L1, L2, L4, L9, L12, L14), S3 (L4, L8, M1), S5, S7 (M1), S8 (M1, M2, M5), S9 (M2, M3), S10 (M1, M4), S11 (L1, L12, L14, M2), S12, S13, S14, S15, S16, S17 (L1, L5, L7), S19, S21, S22, S25 (L1), S27 (L1, L4, L8), S28 (L1), S29 (L1), S30
São Caetano do Sul (São Caetano) – S1 (L1, L3, L6, L12, L14, L15), S2 (L8, L10, L11), S3 (L8, L11, L15, L17, L22, M1), S4, S5, S7 (M1), S8 (M2), S9 (M3), S10 (M1, M3), S11 (L1, L12, L14, M1, M2), S12, S13, S14, S16, S17 (L1, L2, L3, L5, L7), S18, S19, S27 (L8), S28, S29
São Paulo Railway Company Limited – S1 (L1, L3, L8, L12), S5, S8 (M2), S10 (M2), S15, S16, S17 (L2, L3, M1), S18, S19
Saúde Pública – S1 (L1, L2, L3, L5, L8, L11, L12, L14), S8 (M1, M2), S10 (M1, M3), S11 (M1, M2, L3, L4, L5, L9, L11, L12), S12, S13, S16, S17 (L1, L2, L3), S18, S19, S21
Setti, Armando – S1 (L12, L14, L15)
Sociedade Chimica Mauá Limitada – S8 (M2)
Sociedade Cooperativa de Consumo dos Planos Inclinados do Alto da Serra – S1 (L10, L11), S17 (L5)
Sociedade Italiana de Mutuo Socorro Savoia – S1 (L7, L9, L10), S5, S8 (M2)
Sociedade Italiana Príncipe de Napoli – S1 (L9, L11)
Sociedade Paulista de Imigração e Colonização – S1 (L14), S10 (M1)
Sociedade Literária de Santo André – S1 (L12)
Sociedade Rádio Educadora Paulista – S1 (L11), S8 (M2)
Sociedade Territorial (Estação de São Bernardo Ltda) – S1 (L11), S8 (M2)
Stefanini, Ítalo – S1 (L2, L3, L5), S2 (L2, L6), S5, S8 (M1), S9 (M2), S10 (M1), S12, S13, S19.
T
Teatro Carlos Gomes – S1 (L10), S5, S8 (M2)
Terreno – Desapropriação – S1 (L3, L10, L11, L14), S8 (M2, M3), S10 (M1, M2), S11 (L5, L8, L9), S13, S14, S17 (M1)
The São Paulo Tramway, Light and Power Company Limited – S1 (L8, L9, L11), S5, S8 (M1, M2), S11 (L4, L8, L12), S12, S13, S16, S17 (L2, M1), S19
Tiro de Guerra coronel Pedroso – S1 (L12), S17 (L8)
Trens - Horário – S16, S17 (M1)
Transporte – S1 (L1, L7, L8, L10, L11, L12, L15), S5, S8 (M1, M2, M5), S9 (M3), S10 (M2, M4), S11 (L8, L12, L14), S12, S13, S14, S16, S17 (L2, L3, M1), S18, S19
V
Vargas, Getúlio Dorneles – S1 (L14), S3 (L22, L25)