• Instagram
  • facebook
  • youtube

Festival de Inverno de Paranapiacaba

  • Bem-Vindo
  • Programação
    • SÁBADO – 19/07
    • DOMINGO – 20/07
    • SÁBADO – 26/07
    • DOMINGO – 27/07
  • Alimentação
  • Como chegar
  • Guia de Serviços
  • Dicas
  • Exposição virtual
  • Imprensa

Programação

Sabádo – 19/07
Domingo – 20/07
Sábado – 26/07
Domingo – 27/07

Programação sujeita a alteração

Orgulhosamente mantido com WordPress | Tema: Envo Blog

‘Quiçá’ é um espetáculo de circo contemporâneo que une palhaçaria, acrobacias e comicidade em uma reflexão poética sobre desejos e possibilidades. A intervenção promove o diálogo com o patrimônio material e imaterial da Vila, ocupa espaços públicos com linguagem popular e simbólica e convida o público à participação ativa, com palhaçaria, acrobacias e malabarismo.

 

 

Show de lançamento do álbum Viva Sivuca – da pianista e cantora Claudia Castelo Branco (acompanhada de Diego Zangado na bateria e João Faria no baixo) celebra a obra do grande compositor Sivuca de forma inédita, a partir do piano rítmico e moderno. Canções de sucesso como Feira de Mangaio e João e Maria se juntam a outras menos conhecidas, mas não menos profundas e de enorme valor para a MPB.

A Banda do Jerônimo: uma inusitada banda de um homem só! Um homem-banda já é algo bastante excêntrico. Agora, imagine quando um palhaço se mete a querer tocar vários instrumentos ao mesmo tempo!!! E se esse palhaço for o Jerônimo, a loucura é ainda maior, já que ele vai utilizar instrumentos nada convencionais, como violão com corpo de bacia, gaita de pente, balde de lixo, forma de pizza, buzinas, tampas de panela, campainhas e muito mais…

 

A ‘Trilogia Circo’ é um espetáculo de teatro lambe-lambe que resgata a magia dos circos tradicionais em três mini teatros sobre bicicletas. Cada caixa encena uma história: o “Circo de Pulgas” apresenta pulgas acrobatas; “Quando a Cidade Recebe o Circo” narra a chegada da trupe; e “O Camarim do Palhaço” revela os bastidores do palhaço antes do show.

 

Cordel de Feira mistura música, performance, literatura de cordel e cultura popular. Três artistas em torno de uma mini barraca de feira cantam, tocam, declamam versos e distribuem livretos de cordéis com a história de Paranapiacaba. Dinâmicas em grupo, como a brincadeira da peneira poética, rodas e cirandas, trava línguas, forrós e advinhas compõem a total interação com o público presente.

 

Realejo de Histórias é uma intervenção literária para povoar e reavivar espaços por meio da contação de histórias e da releitura da cultura do Realejo. Dois contadores brincantes, tradicionalmente caracterizados como músicos realejos, abordarão o público de forma lúdica e encantatória, oferecendo a “sorte” de uma história. Indicado para todas as idades, pois desperta o interesse de crianças jovens, adultos e idosos.

 

Caras com Caretas é um espetáculo interativo de música, dança e artes visuais para a infância, que coloca a criança como protagonista da cena. Inspirado nos Mascarados e Caretas que habitam o universo da cultura popular brasileira, o espetáculo convida o público a construir suas próprias máscaras a partir de materiais recicláveis e a sair por um divertido cortejo mascarado junto com o elenco.

 

Em seu novo show, Big Chico  demonstra a gama de influências, passando pelo Blues Tradicional, a sofisticação do Jazz e toda a energia e balanço do Soul, interpretados sempre com muito carisma e emoção.

 

Com sua percussão contagiante e elementos de dança regionais, o grupo Baque CT convida o público para participar de um lindo cortejo de maracatu, vivenciando um conjunto de características regionais do Maracatu de Baque Virado – cultura pernambucana que é patrimônio cultural imaterial do Brasil e conta com diversos brincantes no ABC Paulista.

 

Apresentação musical que leva alegria, interação e boa música para o público. A palhaça rege a banda com seu Cotonete gigante e convida pessoas do público a participar. O repertório inclui músicas infantis, circenses, jazz e MPB.

 

Show dançante e autoral da banda manauara Alaídenegão, que mistura ritmos amazônicos como carimbó, beiradão e guitarrada com rock e psicodelia. A apresentação celebra a cultura do Norte com letras poéticas, som pulsante e performance envolvente.

 

Neste show, o grupo Balanço de Varanda homenageia Elizeth Cardoso e Cyro Monteiro, duas figuras singulares da música brasileira. Com inspiração em dois álbuns gravados por eles em 1966 e 1969, apresentam um repertório de canções eternas da música brasileira que emocionam e alegram, com arranjos ora balançados, ora intimistas.

 

 

Um show especial que comemora nove anos da banda, além do lançamento do terceiro álbum de estúdio, que oferece música brasileira autoral de qualidade ao público, colaborando para o fortalecimento do circuito cultural nacional e aproximando a arte e a música das pessoas. Abacaxepa busca não só a participação do público na construção do novo trabalho, mas também a valorização da diversidade.

 

No show ‘Histórias do Tomílio’, Marreta M. Marguerite acredita estar recebendo muitos convidados em seu novo imóvel adquirido. No meio da “festa”, ela é surpreendida por Tomílio Soares, um cachorro falante, que ao perceber o equívoco da tutora, conta histórias para distrair o público. Os dois acabam descobrindo juntos com o público que para contar uma boa história é necessário também a aventura da leitura.

 

 

Os contos de Beedle, o bardo, é um compilado de contos para jovens bruxos, integrante do universo de Harry Potter, onde a magia não faz parte da vilania e apresenta a figura da bruxa com protagonismo e ternura. Escrito por J. K. Rowling, conversa com a história de Paranapiacaba em sua origem inglesa e o Festival de Bruxas e Magos que contou com uma réplica do cenário dos livros em sua última edição.

 

Uma cantora de ópera (mezzo-soprano) cantará quatro árias de óperas famosas acompanhada de um trompetista. Na sequência, haverá um cortejo pela Vila com três pontos de parada: CORETO (“Habanera” da ópera Carmen + Ária das cartas), na ESTAÇÃO (Ária da Despedida, da ópera Roberto Devereux) e, na PONTE, ela se transforma na noiva de Paranapiacaba e canta uma canção barroca com a marcha fúnebre de Chopin.

 

O cantor e ator queer que está surgindo na cena de Recife interpreta, com sua potência e carisma únicos, as canções que uma banda experimental paulistana com mais de dez anos de estrada fez especialmente para sua voz. Dessa união explosiva entre personalidades artísticas tão diversas surge o projeto renanrenan e Os Amanticidas, cujo primeiro álbum, “Eu Te Conto Tudo”, foi lançado em 2024.

‘Um Pouco de Tudo, Com Pitadas de Nada’ apresenta uma performance em trânsito que convida os pequenos a criarem danças enquanto se movem pelo espaço. Nesse passeio, a exploração dos movimentos cria paisagens e cenários. A estrutura cênica se dá pelos corpos, na relação com os elementos lúdicos que dialogam com as cenas dançadas. Um punhado de movimentos, gotas de criatividade, pitadas de composição, um toque de improviso e diversão a gosto.

 

 

abacaxepa

Um show especial que comemora nove anos da banda, além do lançamento do terceiro álbum de estúdio, que oferece música brasileira autoral de qualidade ao público, colaborando para o fortalecimento do circuito cultural nacional e aproximando a arte e a música das pessoas. Abacaxepa busca não só a participação do público na construção do novo trabalho, mas também a valorização da diversidade.