Sábado – 29/07/2023

Palco Mercado

Apresentação: Lellé Ferreira

11h | Preta Archanjo (Samba)

Preta Archanjo apresenta o seu show ‘Cantos D’ Alma’, no qual faz grandes interpretações de canções de diversos artistas brasileiros como Toninho Geraes, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Maria Rita e entre outros. Neste projeto, a cantora se envereda ao cantar canções de amor, fé e empoderamento a fim de fortalecer as mulheres e o samba, tendo como protagonismo uma artista negra.

13h | Juliana Lima e banda (MPB)

Juliana Lima realiza o show do seu 8º CD, intitulado ‘Esperança’, com sua banda composta por seis mulheres. O repertório é composto por músicas autorais do novo álbum, homônimo, além de canções que fazem parte da trajetória da artista, bem como releituras de clássicos da nossa música popular. A artista celebra 25 anos de estrada em um show vibrante e inesquecível.

15h | Graça Cunha e banda (Jazz)

Graça Cunha, juntamente com o grupo Cry Babe, retorna aos palcos com a apresentação de grande sucesso nos anos de 2019 e início de 2020. Em show eletrizante, proporciona ao público um espetáculo musical e aprendizado cultural, difundindo a música negra norte-americana para a população em geral, com suas cantoras geniais que interpretam principalmente os estilos Jazz e Blues.

17h | Banda 365 (Rock)

A Banda 365, fundada no auge do movimento Punk Rock e New Wave de São Paulo, conta sua história e comemora seus 40 anos de trajetória musical. 


Coreto

Apresentação: Palhaço Juneko Leleko

12h | Denise Coelho e Edu Guerra (poemas Musicados)

A cantora e performer Denise Coelho, acompanhada pelo cantor e violonista Edu Guerra, apresenta as canções do álbum lítero-musical “Encontros & Encantos” composto por poemas de Zhô Bertholini e Jurema Barreto de Souza, musicados por Edu Guerra e Rui Ferreira.

14h | Ale Oshiro (Sarau)

Sarau ‘Vila Mágica’ – Uma Homenagem a Francisca Cavalcanti de Araujo (Dona Francisca) tem como objetivo valorizar a memória e homenagear a poeta, artista e moradora da vila de Paranapiacaba, Francisca Cavalcanti de Araujo, falecida em junho de 2021. No evento serão utilizados os poemas da artista para leitura em uma roda de conversa sobre sua trajetória. Serão apresentados ao público escritos originais, documentos, fotografias e objetos do acervo pessoal.


Palco Rua Direita

14h | Niel Pimenta (Hip Hop)

Traz ao palco a performance de corpos dissidentes refletindo sobre passado, presente e futuro da diáspora africana. Com letras sobre o cotidiano das quebradas de São Paulo, experiencia o Funk e a Ragga. Para a reverência dos Orixás, flerta com Samba e Neo soul, colocando em voga a urgência da organização do povo preto diante de todo o racismo vigente.

16h | Giant Jellyfish (Fuzz)

Formada em 2016 e fazendo apresentações desde 2017, a Giant Jellyfish leva sua sonoridade única, que mescla estilos como o stoner, o rock psicodélico e o doom, aos palcos da Grande São Paulo através de seus shows performáticos e contagiantes.

18h | Nietts (Rock)

Power trio de pós-punk do ABC Paulista, originária de Santo André, encabeçada por André Guimarães (guitarra e voz), Allan Colosso (bateria) e Leo Bravo (baixo). O projeto tem entre as principais referências elementos do post-punk, new wave, grunge, rock alternativo e a Disco Music.


Itinerante

12h | No Balanço das Águas (Maracatu)

O Grupo de Maracatu No Balanço das Águas tem como data de fundação o ano de 2021. Desde a origem, temos um trabalho pautado no resgate e valorização da cultura popular brasileira e no trabalho de promoção da igualdade racial e das relações étnico-raciais. Para o FIP, o grupo convida o Baque Água Santa de Diadema, trazendo ao evento o melhor da cultura tradicional da região do ABC.

16h | Julian Granito (Mágico)

‘Kazanki’ é o espetáculo de mágica cômica do artista colombiano Julian Granito. A expressão utilizada pelo artista que pode ser interpretada pelo público de diferentes maneiras: num momento pode ser o mundo mágico onde transcorre a cena; noutro as palavras mágicas no encantamento da fantasia, das aparições e transformações do espectáculo. 


Espaço Viradouro

Apresentação: Palhaço Juneko Leleko

11h | Serafim do Mundo (Circo)

O evento tem dois momentos, sendo a primeira ação um cortejo para convidar o público a assistir à varietê circense que acontecerá em seguida. Com essa aproximação entre artistas e espectadores, a varietê apresentará diversas atrações relacionadas à arte de rua. A segunda ação será a apresentação do espetáculo “Variedades Del Faro”, com diferentes performances que prometem encantar a plateia.

13h |Grupo ÊBA! (Infantil)

A manifestação do Cacuriá é típica do estado do Maranhão, e contém muita ludicidade em suas canções e suas danças. Mas será que dá pra “cacuriar” com um surdo? Junto com uma artista surda convidada, a proposta é realizar novas formas de brincar para crianças surdas e ouvintes, utilizando as “transcriações” bilíngues dos cacuriás que já existem.

15h |Grupo Tricotando Palavras (infantil)

O Grupo Tricotando Palavras apresenta, por meio de fábulas indígenas, a floresta brasileira, nossos rios, plantas e animais, promovendo a reflexão e o respeito à biodiversidade e sustentabilidade presentes nos valores indígenas difundidos por suas narrativas, contribuindo para o desenvolvimento e sustentação de uma cultura de paz. Com cantigas, e trilha sonora executadas ao vivo.


Biblioteca

14h | Eduardo Kaze (Literatura)

Eduardo Kaze realiza bate-papo sobre o conto, este gênero textual fundamental para qualquer artista proponente às letras, explorando técnicas textuais, desenvolvendo atividades e contando sua experiência no gênero e possibilidades de mercado para escritores – iniciantes, ou não. Na ocasião, o último trabalho de Kaze, ‘O Poderoso DIGBY’, será distribuído aos presentes (50 exemplares).


Parte Baixa da Vila – Palco ABB

Rua Rodrigues Alves 473a

11h – Show de Dança Solo com Napoh Gitano

A Dança Cigana faz parte do mundo, é uma dança energizante, que busca através da alegria o autoconhecimento, a consciência corporal e a sensualidade. Os homens são aqueles que conduzem a Dança Cigana. Venha conhecer a dança cigana masculina com Napoh Gitano.

11h30 – Show Mirim com João Pedro Galdino Gonçalves

João Pedro começou na musicalização em casa com seu pai. Aos 3 anos de idade aprendeu as notas musicais e iniciou tocando algumas músicas no teclado, como DO- RÉ-MI-FÄ, Asa Branca e Cai Cai balão. Aos 5 anos se interessou também em aprender a tocar na sanfonista que ganhou do seu pai. Aos 7 anos ganhou um vilão onde cada vez mais se interessava pela música. Hoje com 10 anos de idade além de compor letras mais simples, toca também flauta, zabumba, triangulo e agogô, tornando-se um exemplo para as novas gerações que estão se interessando pela musicalidade.

12h30 – Roda de tambores com o Toque Feminino com Magda Nogueira

O toque do tambor feminino é uma prática que envolve o uso do tambor como uma forma de expressão, empoderamento e conexão com a energia feminina. É uma manifestação do sagrado feminino e pode ser realizado por mulheres como uma forma de celebrar sua feminilidade, conectando-se com sua força interior e explorando sua criatividade.

14h – Roda de Tambores com Marcos Reis

A roda xamânica é uma prática espiritual utilizada em algumas tradições xamânicas para criar um espaço sagrado e promover a harmonia e a cura. Ela é geralmente composta por uma estrutura circular, representando a conexão com o ciclo da vida, a natureza e os elementos.

15h30 – Fusion bellydance com Celtic Raven

É uma modalidade de dança que teve sua origem a partir do American Tribal Style (ATS), em meados da década de 1990 na Califórnia, originalmente denominada de Tribal Fusion. É caracterizado por realizar fusões entre diversos estilos de dança como breakdance, burlesque, jazz, ballet, dança do ventre, entre outros. As músicas variam do clássico egípcio às músicas ocidentais modernas (mixadas, cantadas ou não, com batida de hip hop,rock, pop, etc, não existem regras para as músicas utilizadas). E a nossa artista Celtic Raven vem para trazer toda essa magia ao nosso Festival .

16h – Roda de Tambores com Filhos dos Ventos

A roda de tambores é uma atividade comunitária em que as pessoas se reúnem para tocar e criar música em grupo, usando tambores e outros instrumentos de percussão. Essa prática tem raízes em diferentes culturas ao redor do mundo, como as rodas de tambores africanas, as batucadas brasileiras e os círculos de tambores nativos americanos

17h – Dança Medieval – O Poder do Dragão com Luci Carruso

A dança medieval refere-se às formas de dança que eram executadas durante a Idade Média, entre os séculos V e XV. Durante esse período, a dança era uma parte essencial da vida social e cultural das pessoas, sendo praticada em celebrações, festivais, casamentos e eventos cortesãos.

18h – Show com o Cantor Lírico Dannillu – O Elfo

Um dos maiores contratenor do Brasil. DaNNilu sempre manteve sua fé e força espiritual. Em 2010 venceu na categoria “música”no programa “Qual é o seu talento?”do SBT. Participou também de vários programas de Tv. DaNNilu vem conquistando seu público com um talento e carisma inigualáveis, desde suas primeiras aparições no programa Raul Gil.


Parte Baixa da Vila – Sala da Deusa na ABB

Rua Rodrigues Alves 473ª

11h20 – Preparando Elixir para as fases da Lua com a Bruxa Erica Marson

As fases da lua podem desempenhar um papel importante na prática de preparação de elixires, pois acredita-se que cada fase traga energias e intenções específicas. Aqui estão algumas informações sobre as fases da lua e como elas podem serelacionar com os elixires: Lua Nova: É um bom momento para começar projetos, estabelecer metas e iniciar novos empreendimentos. Os elixires preparados durante a lua nova podem ser direcionados para intenções relacionadas a inícios, renovação e auto-aperfeiçoamento. Lua Crescente: Durante essa fase, a energia está aumentando e é propício para o crescimento e expansão. Os elixires preparados durante a lua crescente podem ser focados em atrair abundância, prosperidade e oportunidades. Lua Cheia: Considerada a fase mais poderosa, a lua cheia é ideal para a manifestação, iluminação e energização. Os elixires preparados durante a lua cheia podem ser usados para intensificar as emoções, fortalecer a intuição e nutrir a espiritualidade. Lua Minguante: Nesta fase, a energia está diminuindo, o que torna um momento propício para a limpeza, liberação e cura. Os elixires preparados durante a lua minguante podem ser direcionados para a cura emocional, a limpeza energética e o desapego. Venha aprender essas receitas magicas e encantadas.

12h20 – Roda de Benzimento com Cida Afonso

O benzimento é uma prática tradicional que envolve a bênção ou cura de uma pessoa, lugar ou objeto por meio de palavras ou gestos considerados auspiciosos ou sagrados. É uma prática encontrada em várias culturas e tradições ao redor do mundo.Durante o benzimento, o benzedeiro pode recitar orações, entoar cantos sagrados, usar gestos simbólicos ou utilizar objetos rituais, como água benta, ervas ou amuletos, para realizar a bênção.

13h20 – Vivência com padeiro e castanholas ciganas com Jade Amud

Será uma vivência de contexto histórico destes adereços (instrumentos musicais percussivos) nas danças, significados e usos energéticos, em quais estilos de danças e músicas ciganas utilizar. Uma vivência com as pessoas para adentrar nas energias destes instrumentos nas danças, mas para as pessoas sentirem e renovarem suas energias, como uma meditação guiada, não é uma aula para tocar e dançar, e sim uma vivência para sentir.

14h20 – Palestra sobre Chiquinha Gonzaga e o Sagrado Feminino com Bel Lima

Chiquinha Gonzaga foi uma pioneira na música brasileira. Ela foi uma compositora, maestrina e pianista cujo trabalho influenciou imensamente a música popular no Brasil. Apesar de ter vivido no final do século XIX e início do século XX, suas composições continuam a ser apreciadas até hoje. Em relação ao sagrado feminino, Chiquinha Gonzaga não era conhecida especificamente por abordar esse tema em suas obras. No entanto, como uma mulher que se destacou no campo musical em uma época em que as mulheres enfrentavam muitas restrições e preconceitos, Chiquinha Gonzaga pode ser vista como uma figura empoderada e inspiradora para as mulheres. Vamos conhecer mais sua vida e sua história ?

15h20 – Culinária dos Elfos com Victor Valentim do Bosque dos Gnomos

A gastronomia mágica, também conhecida como cozinha mágica ou culinária mágica, é uma abordagem na qual a preparação e o consumo de alimentos são realizados com intenções específicas relacionadas à magia e à espiritualidade.

16h20 – Vivência da Confecção de cordões mágicos com Victor Valentim do Bosque dos Gnomos

A confecção de cordões mágicos é uma atividade associada à magia e espiritualidade, em que são criados cordões ou colares com diferentes materiais e cristais para serem usados como talismãs ou amuletos.

17h20 – Meditação Sonora com Vivência Ahau – Guilherme e Rodrigo

A meditação sonora é uma prática que utiliza sons e música como uma forma de alcançar um estado meditativo. Por meio de instrumentos musicais, como tambores, gongos, tigelas tibetanas, flautas, entre outros, e também por meio do uso de técnicas vocais, a meditação sonora pode ajudar a relaxar a mente, reduzir o estresse e promover uma sensação de bem-estar.


Parte Baixa da Vila – Espaço Sagrado na ABB

Rua Rodrigues Alves 473ª

12h30 – Celebração Cigana para Prosperidade com o Mago Cleber Witchker

O ritual cigano da prosperidade é uma prática que busca atrair energias positivas relacionadas à abundância, prosperidade e sucesso financeiro. Os ciganos têm uma forte tradição de rituais para melhorar as condições materiais em suas vidas e compartilham suas práticas com outras pessoas interessadas.

13h30 – Cerimonia encantada do Chá com a Bruxa Roberta Spinosa

A cerimônia do chá é uma oportunidade para desacelerar, estar presente no momento e apreciar a beleza e a simplicidade da vida. Além disso, é vista como uma forma de manifestar respeito aos convidados e aos elementos naturais envolvidos, como a água, o fogo e as plantas. Participar de uma cerimônia do chá, pode ser uma experiência significativa de conexão consigo mesmo, com os outros e com a natureza.

14h30 – Cerimonia Encontrando seu Dragão Pessoal com o Mago Marcello Sowellu e a Bruxa Lili Percinoto

A magia dos dragões é um tema intrigante e fascinante. Ao longo dos mitos e lendas, os dragões são frequentemente retratados como seres poderosos e místicos com habilidades mágicas. Suas habilidades incluem o sopro de fogo, a capacidade de voar e até mesmo lançar encantamentos. Se você estiver interessado em explorar mais sobre a magia dos dragões, recomendo vim nessa celebração.

15h30 – Celebração para estimular a criatividade com a energia das fadas com a Bruxa Yas Moura

Estimular a criatividade com a energia das fadas é uma ideia encantadora! As fadas têm sido associadas à magia e à imaginação em muitas culturas e histórias.

16h30 – Celebração Xamânica com o Mago Maicon Oliver

Uma celebração xamânica é uma ocasião especial na qual os praticantes xamânicos se reúnem para honrar as energias da natureza, se conectar com os espíritos e celebrar sua conexão com o mundo espiritual


Parte Baixa da Vila – Sala do Uirapuru na ABB

Rua Rodrigues Alves 473ª (atendimentos pagos)

Zelei Gilioli – Venha desvendar os mistérios do Baralho Cigano em sua vida. O tarô cigano, também conhecido como baralho cigano, é um conjunto de cartas que possui origem incerta, mas é amplamente utilizado como uma ferramenta de adivinhação e orientação espiritual. As cartas do tarô cigano são diferentes do tarô tradicional em termos de simbologia e estrutura, pois geralmente possuem imagens mais simples e coloridas.

Paulo Silva – Venha desvendar os mistérios do Taro Tradicional em sua vida. O tarô tradicional é um conjunto de 78 cartas divididas em Arcanos Maiores e Arcanos Menores. Cada carta possui sua própria simbologia e significado específico. O tarô tradicional é frequentemente usado para adivinhação, orientação espiritual e autoconhecimento.

Camila Iara – Venha desvendar os mistérios das Cartas Xamanicas em sua vida. As cartas xamânicas são um conjunto de cartas utilizadas como uma ferramenta de orientação espiritual e conexão com a sabedoria ancestral. Elas são inspiradas nas tradições e no conhecimento xamânicos, que têm raízes em várias culturas indígenas ao redor do mundo.

Lye Sciorilli – Venha desvendar os mistérios da cafeomancia em sua vida. A cafeomancia é uma prática de adivinhação que envolve a leitura dos padrões e símbolos formados pelos resíduos de café em uma xícara após o consumo da bebida. Essa técnica baseia-se na interpretação dos desenhos e formas deixados pelos grãos de café na xícara.

Cibele Maria de Lima – Venha desvendar os mistérios do Taro Tradicional em sua vida. O tarô tradicional é um conjunto de 78 cartas divididas em Arcanos Maiores e Arcanos Menores. Cada carta possui sua própria simbologia e significado específico. O tarô tradicional é frequentemente usado para adivinhação, orientação espiritual e autoconhecimento.


Demais locais da Vila

Estação do Sabor – Av. Antonio Olyntho, 485

19h – John Player Specials band

Cachaçaria & Bistrô Paiol – Rua Fox

20h – Banda Auto Reverse

Confraria do Cambuci – Rua Direita, 359

  • Comida caseira
  • musica ao vivo com vários artista a partir das 12h