Domingo – 23/07/2023

Palco Mercado

Apresentação: Lellé Ferreira

11h | Bando de SP (Forró)

O show Forró Pé na Terra tem balanço gostoso pra gente dançar, tem refrão conhecido pra gente cantar e mensagem importante pra gente pensar. Quem puxa esse bonde é o Bando de SP: um grupo que mistura músicos clássicos e populares, que tem em comum o amor pela cultura nordestina e pela natureza. O Bando garante um show divertido, bom de ouvir, pensar e dançar!

13h | Bendito Samba Clube (Samba)

A proposta é apresentar dez compositores, com apresentação de suas obras, onde após os espetáculos poderão falar de seu trabalho, dando ao público uma experiência de inserção no espetáculo. A motivação do coletivo para realização do show foi a necessidade de renovação do mercado. Entendemos que o samba sempre se caracterizou por sua diversidade.

15h | Os Robertos (MPB)

Os Robertos é um projeto desenvolvido para lembrar, homenagear e celebrar grandes ícones da música popular brasileira. Revisitando canções do rei Roberto Carlos e dos mestres do swing Jorge Benjor, Tim Maia, Hyldon (entre tantos outros), das mais variadas épocas. Executando com muito swing, de maneira autêntica e, por vezes irreverente, as canções dos grandes mestres brasileira.

17h | The Mönic (Rock)

Banda de rock autoral formada em 2018, The Mönic, formada majoritariamente por mulheres e integrantes da comunidade LGBTQI, propõe seu show de divulgação do segundo álbum de estúdio.


Coreto

Apresentação: Palhaço JunekoLeleko

12h | Marcelo Lavrador (Viola)

Marcelo Lavrador reuniu algumas de suas músicas autorais instrumentais, basicamente peças para violão solo que trazem melodias, harmonias e ritmos da música nordestina, como baião, xote, xaxado, ijexá, maracatu entre outros. 

14h | Tota (Graffiti)
Pintor muralista, Tota iniciou na arte com graffiti em 1990. Foi ministrante de diversas oficinas de arte pelas prefeituras de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema. No FIP, o artista irá elaborar uma oficina utilizando stencil com o objetivo de criar um livreto com ilustrado que fale sobre o combate ao bullying. As impressões serão feitas em pedaços de tecido e todos os participantes poderão levar os trabalhos para casa.

16h | Pedro Redó (MPB)

Em sua apresentação acústica, Pedro Redó canta um repertório que mistura as canções de trabalhos anteriores com canções inéditas. Com letras que falam sobre o amor, o autoconhecimento e a relação com a natureza, o artista conecta as raízes da MPB ao reggae e à folkmusic. O músico intercala os momentos de seu show, se apresentando com violão e ukulele.


Palco Rua Direita

Apresentação: Rodrigo Branco

12h | Banda Idade da Pedra (Rock)

Banda de Rock Autoral de Santo André. A banda conta com influências de stoner rock, blues, jazz, heavy metal e soul. Encontra-se em preparação para a tour de divulgação do primeiro disco e comemoração de sete anos de sua existência. Banda inserida no meio underground da cidade de Santo André.

14h | Banda Lepra (punk)

Banda Lepra Punk da Cidade de Santo André, com mais de 30 anos na cena do Punk Rock. Realiza show no ABC, Capital SP e interior com apresentações baseadas em forma teatral, interagindo com o público, por meio de historias, canções e contos da Cultura Punk.

16h | Conde Favela Sexteto (jazz Experimental)

Conde Favela Sexteto foi formado em 2009 com o intuito resgatar temas de jazz e sambajazz, e aprimorar a linguagem jazzística e exploração instrumental. Inspirado por movimentos que inovaram no gênero, como: freejazz, bebop e hardbop. Esse espírito de criação exerceu grande influência sobre o grupo, que logo passou a desenvolver suas próprias composições.

18h | Anthares (Rock)

O Anthares é uma das bandas pioneiras do Metal Nacional e permanece na ativa há 38 anos, mostrando Thrash Metal de alta qualidade. A apresentação contém músicas autorais, com composições de seu álbum clássico de 1987 (No Limite da Força), do álbum de 2015 (O Caos da Razao), e de seu último single “Ataque Legitimo”.


Itinerantes 

12h | Baque CT (Bumba Meu Boi)

Você conhece a história do bumba-meu-boi, tradicional do Maranhão? Acompanhe uma viagem musical guiada pela bicicleta-boi e pelo boi Cleitinho no ritmo do bumba-meu-boi, e ao fim dessa história recheada de música, diversão e interação com o público, o cortejo segue para reverenciar essa linda festa popular. Bumba-meu-boi é bom demais!

16h | Artistas Itinerantes Margarida (Circo)

Artistas Itinerantes Margarida é uma ação onde cada intervenção conta com um elenco único de artistas que circulam pelo evento divertindo o público. Quatro artistas circenses brincam e interagem com o público demonstrando suas habilidades em uma ação itinerante! Pernas de pau, malabaristas e muita palhaçaria!


Espaço Viradouro

Apresentação: Palhaço JunekoLeleko

11h |Cia Palhadiaço (Infantil)

Três entregadores palhaços, entre uma corrida e outra sempre se encontram na Adega, estacionam por lá os seus meios de transporte inusitados que utilizam para suas entregas, como: patins, bicicletas, patinetes e pernas de pau para entregas em prédios. Cansados de serem explorados e mal pagues pelo aplicativo de entrega Mifood, resolvem iniciar uma revolução.

13h | Lung Zi Gaa – Dragão Chinês (Dança)

Lung Zi Gaa (Família do Dragão, em cantonês) é um grupo especializado em danças folclóricas tradicionais chinesas. É composto por artistas marciais da região do Grande ABC Paulista e participa de diversos eventos importantes nacionais e internacionais. O grupo tem pesquisa e prática em danças folclóricas tradicionais chinesas, especializando-se nas Danças do Dragão e Leão do Sul – as quais foram trazidas pelo Grão mestre ChiuPingLok para o Brasil. 

15h | Cia Espagírica de Teatro

Espetáculo ‘Histórias Mirabolantes’ é um Show de Talentos. Em cena, o ator Marcelo de Castro interpreta o palhaço Marmita, que busca o público para atuar e criar novas possibilidades das histórias escolhidas. Os espectadores são convidados pelo anfitrião para participar do jogo teatral em cena, comandado por um diretor exigente, a sessão promete muita interação e diversão

17h | Cia. Tempos-Juncos (Teatro)

O espetáculo ‘Hologramas com H’ aborda a masculinidade frágil e questiona a dificuldade dos homens em se expressar que não seja de uma forma violenta. Para isso, vemos os palhaços Bromélio e Gardênio num bar escancarando suas “falhas” e suas constantes buscas – fracassadas – em atingir o ideal do homem másculo, por meio de números de palhaçaria, comédia física, interação com a plateia e músicas ao vivo.


Biblioteca

14h | Jorge Mariano (Contação de história)

Apresentação da lenda do véu da noiva, uma das lendas mais conhecidas de Paranapiacaba. A atividade consiste em apresentar um pouco da história da vila mostrando um vídeo sobre a lenda do véu da noiva que foi gravado na vila de Paranapiacaba além de uma interação com o público com a aparição da noiva que vai buscar seu noivo na plateia e pessoas características com roupas antigas.


Parte Baixa –

Palco ABB – Rua Rodrigues Alves 473ª

11h | Performance de Dança do Ventre com Monalisa Paduin

A dança do ventre é uma forma de arte milenar que tem suas raízes no Oriente Médio. Também conhecida como dança oriental ou dança árabe, ela envolve movimentos fluidos, graciosos e isolados do corpo, enfatizando o domínio do tronco, dos quadris e do abdômen.

11h30 | Performance Solo Tribal Fusion com Allisper

A Tribal Fusion é um estilo contemporâneo da dança do ventre que combina elementos da dança do ventre tradicional com influências de outras danças e estilos, como dança contemporânea, dança do flamenco, danças indianas e africanas, entre outros.

12h | Apresentação de Taiko com Rakusai Taiko

Taiko é uma forma tradicional de música e arte japonesa que envolve o uso de tambores japoneses chamados taiko. A palavra “taiko” significa “grande tambor” em japonês. O taiko é uma forma de arte emocionante e cativante que pode ser apreciada por pessoas de todas as idades e origens. A experiência de tocar e ouvir o som vibrante dos tambores é verdadeiramente única e envolvente. Divirta-se explorando o mundo do taiko e descobrindo as alegrias dessa prática musical!

13h | Performance Dança Tribal com Aya Rodrigues

A dança tribal é um estilo de dança contemporâneo que combina elementos de dança do ventre, danças folclóricas e étnicas de diversas culturas ao redor do mundo. Essa forma de dança enfatiza a conexão entre as dançarinas, a improvisação, a expressão individual e o senso de comunidade.

13h30 | Roda de Tambor com Joel Urso e Aimara

A roda de tambores é uma atividade comunitária em que as pessoas se reúnem para tocar e criar música em grupo, usando tambores e outros instrumentos de percussão. Essa prática tem raízes em diferentes culturas ao redor do mundo, como as rodas de tambores africanas, as batucadas brasileiras e os círculos de tambores nativos americanos.

14h30 | Musicalidade Corporal com Sereio

Ao ter contato com música, você pode ter experiências que tragam felicidade, saudade, ou até mesmo que aliviem as tensões e angústias que tem sentido. Aliada às simples ações de cantar, dançar, bater palmas, essa experiência pode se tornar libertadora, além de desenvolver seu senso de ritmo e sua coordenação motora – esta, fundamental para todas as atividades humanas que envolvam ação, como comer, escrever e caminhar até às mais complexas.

15h30 | Entre nessa dança com Claudiney Prieto

Claudiney Prieto é a principal voz da Wicca no Brasil e é considerado um dos autores mais respeitados e conhecidos da atualidade, tendo conseguido colocar mais de um livro no ranking brasileiro dos best-sellers. Claudiney também contribui para a formação da cultura Pagã brasileira através de seus CDs com diversos cânticos Pagãos e foi um dos primeiros Pagãos brasileiros a verter cânticos sagrados para o português e a introduzir músicas acompanhadas ao som de tambores nos rituais da Wicca praticada no Brasil. Hoje Claudiney traz em sua bagagem mais de 200 canções vertidas e compostas e suas músicas se fazem presentes em praticamente todos os círculos Wiccanianos brasileiros e até mesmo em cerimônias religiosas de outras vertentes espirituais devido à universalidade de suas músicas.

16h30 | Dança Circular Sagrada – O Canto e a Dança dos povos do Mundo com Cris Escudeiro

A dança circular sagrada é uma prática espiritual que envolve movimentos corporais harmonizados em círculo. Essa forma de dança é realizada em várias culturas ao redor do mundo como uma forma de conexão com o divino e a comunidade. Os participantes se unem em um círculo, seguram as mãos e movem-se juntos conforme a música e os ritmos. Essa prática é considerada sagrada, pois busca promover a união, a harmonia e a elevação espiritual.

17h30 | Vivência de Snujs, percussão e Dança com o Clã ATS

A vivência de Snujs é uma experiência que envolve percussão e dança com o uso de instrumentos musicais conhecidos como Snujs. Os Snujs são pequenos címbalos usados principalmente no folclore e na dança do Oriente Médio. Essa vivência pode incluir aprender a tocar Snujs para criar ritmos e melodias cativantes, bem como explorar diferentes movimentos de dança que correspondem às batidas e ao ritmo dos Snujs. É uma forma divertida e envolvente de se envolver com a música e a dança do Oriente Médio, conectando-se com sua musicalidade corporal e explorando novas expressões criativas.


Parte Baixa – Sala da Deusa ABB

Rua Rodrigues Alves 473ª

10h20 | Aula Aberta de Yoga com Amanda Marche Rodriguez

As aulas de yoga têm como objetivo promover o equilíbrio físico, mental e emocional, aumentar a flexibilidade e a força muscular, melhorar a concentração e reduzir o estresse. Além disso, o yoga também pode trazer benefícios para a saúde, como melhorar a circulação sanguínea, aliviar dores no corpo e promover uma sensação geral de bem-estar.

11h20 | Roda de Meditação com Mantras e Deeksha com Gracce Dorta e José Veeresh

A meditação com Deeksha é uma prática espiritual em que um facilitador, conhecido como doador de Deeksha, oferece uma bênção de energia através do toque suave na cabeça do receptor, ou mesmo à distância. Essa bênção tem o objetivo de despertar a consciência e facilitar a transformação pessoal. Durante a meditação com Deeksha, o foco principal é relaxar e permitir que a energia da bênção flua e atue em seu ser. É comum fechar os olhos, respirar profundamente e se conectar com a sensação de paz e conexão interior. A meditação também pode incluir visualizações, repetições de mantras ou práticas de atenção plena.

12h30 | A Dança dos 5 elementos com Tânia Gori

A vivência da dança dos cinco elementos é uma prática que combina a dança e a conexão com os elementos da natureza – terra, água, fogo, ar e éter. Essa vivência tem como objetivo explorar a expressão corporal, energética e espiritual, conectando-se com a essência e os ensinamentos de cada elemento.

13h20 | Descobrindo o Poder da Música em seu dia a dia com Will Ronan

Desenvolver a espiritualidade através da música é uma abordagem pessoal e individual. Venha descobrir seu caminho e sua música pessoal através dessa vivência maravilhosa. A música tem sido amplamente reconhecida como uma forma poderosa de expressão e comunicação. Muitas culturas antigas e até mesmo modernas utilizam a música como uma ferramenta para evocar emoções, criar atmosferas específicas e estabelecer conexões espirituais. Através da combinação de notas, ritmos e melodias, a música pode despertar sentimentos de alegria, tristeza, tranquilidade, empoderamento e muito mais. Além disso, a música tem sido associada a práticas espirituais e rituais em muitas tradições. Ela pode ser usada para facilitar meditação, cura, cerimônias religiosas e até mesmo para invocar estados alterados de consciência.

14h20 | Tarot e Contação de História – Mil e umas noites com Carlos Karan

Tarô e contação de histórias podem ser combinados para criar uma experiência única e enriquecedora. O Tarô é um conjunto de cartas que são utilizadas para adivinhação, autoconhecimento e orientação espiritual. Cada carta do Tarô possui uma simbologia e significado específico, e pode ser interpretada de diferentes maneiras. A contação de histórias, por sua vez, é uma forma antiga de comunicação que envolve a narração de histórias para entreter, educar e transmitir valores e sabedoria. Ao combinar o Tarô com a contação de histórias, pode-se criar uma experiência em que as cartas do Tarô se tornam personagens ou elementos da narrativa. Cada carta do Tarô pode desencadear uma história ou uma mensagem específica que é transmitida ao ouvinte. É uma oportunidade de conectar-se com o misticismo do Tarô e ao mesmo tempo apreciar histórias que trazem ensinamentos e reflexões.

15h20 | Vivência de Dança Circular Sagrada com Harumi Zen

A dança circular sagrada é uma prática espiritual que envolve movimentos corporais harmonizados em círculo. Essa forma de dança é realizada em várias culturas ao redor do mundo como uma forma de conexão com o divino e a comunidade. Os participantes se unem em um círculo, seguram as mãos e movem-se juntos conforme a música e os ritmos. Essa prática é considerada sagrada, pois busca promover a união, a harmonia e a elevação espiritual.

17h | Vivência Sonora de Mantras , snuj, tambor , meditação e respiração com Luartebeleza
A vivência de Snujs é uma experiência que envolve percussão e dança com o uso de instrumentos musicais conhecidos como Snujs. Os Snujs são pequenos címbalos usados principalmente no folclore e na dança do Oriente Médio. Essa vivência pode incluir aprender a tocar Snujs para criar ritmos e melodias cativantes, bem como explorar diferentes movimentos de dança que correspondem às batidas e ao ritmo dos Snujs. É uma forma divertida e envolvente de se envolver com a música e a dança do Oriente Médio, conectando-se com sua musicalidade corporal e explorando novas expressões criativas.


Parte Baixa – Espaço Sagrado na ABB

Rua Rodrigues Alves 473ª

12h30 | Celebração de Amor com a Bruxa Monalisa Paduim

A celebração do amor é uma oportunidade para refletir sobre a importância do amor em nossas vidas e cultivar relações saudáveis e harmoniosas. É uma chance de demonstrar amor próprio, amor pelos outros e amor pela vida.

14h30 | Celebração – As chaves de Hécate : para abertura de Caminhos com a Bruxa Dani Pettruci

Hecate é uma deusa da mitologia grega associada à magia, aos mistérios e aos cruzamentos de caminhos. Ela é frequentemente simbolizada segurando chaves e é considerada guardiã das encruzilhadas e dos portais entre o mundo mortal e o mundo espiritual. As chaves de Hecate são um símbolo poderoso relacionado à conexão com o divino, à sabedoria e ao mistério. Elas representam a capacidade de desbloquear e acessar conhecimentos ocultos e espirituais.

15h30 | Dançando com alegria e com os Gnomos com Victor Valentim


Parte Baixa – Sala do Uirapuru na ABB

Rua Rodrigues Alves 473ª

Atendimentos de Tarô Tradicional, Baralho Cigano e Runas. (Atendimentos Pagos)

Caroline Freya – Venha desvendar os mistérios do Baralho Cigano em sua vida. O tarô cigano, também conhecido como baralho cigano, é um conjunto de cartas que possui origem incerta, mas é amplamente utilizado como uma ferramenta de adivinhação e orientação espiritual. As cartas do tarô cigano são diferentes do tarô tradicional em termos de simbologia e estrutura, pois geralmente possuem imagens mais simples e coloridas.

Camila Iara – Venha desvendar os mistérios das Cartas Xamanicas em sua vida. As cartas xamânicas são um conjunto de cartas utilizadas como uma ferramenta de orientação espiritual e conexão com a sabedoria ancestral. Elas são inspiradas nas tradições e no conhecimento xamânicos, que têm raízes em várias culturas indígenas ao redor do mundo.

Lye Sciorilli – Venha desvendar os mistérios da cafeomancia em sua vida. A cafeomancia é uma prática de adivinhação que envolve a leitura dos padrões e símbolos formados pelos resíduos de café em uma xícara após o consumo da bebida. Essa técnica baseia-se na interpretação dos desenhos e formas deixados pelos grãos de café na xícara.

Paulo Silva – Venha desvendar os mistérios do Taro Tradicional em sua vida. O tarô tradicional é um conjunto de 78 cartas divididas em Arcanos Maiores e Arcanos Menores. Cada carta possui sua própria simbologia e significado específico. O tarô tradicional é frequentemente usado para adivinhação, orientação espiritual e autoconhecimento.

Carlos Karan – Venha desvendar os mistérios do Taro Tradicional em sua vida. O tarô tradicional é um conjunto de 78 cartas divididas em Arcanos Maiores e Arcanos Menores. Cada carta possui sua própria simbologia e significado específico. O tarô tradicional é frequentemente usado para adivinhação, orientação espiritual e autoconhecimento.


Demais Locais na Vila

Confraria do Cambuci – Rua Direita, 359

  • Comida caseira
  • musica ao vivo com vários artista a partir das 12h