Sábado – 22/07/2023
Palco Mercado
Apresentação: Lellé Ferreira
11h| HELOISA LUCAS (MPB)
A paulista Heloisa Lucas lançou em 2018 dois singles ‘HeyCat’ e ‘Mundo Cão’ onde pode reverberar sua identidade musical baseada nas suas inspirações musicais: Mariah Carey e Whitney Houston. Participou do reality show musical Canta Comigo em 2019. No ano de 2021, estreou pela a primeira vez no teatro com a peça ‘Liberty Valance’, dirigida pelo dramaturgo Mário Bortolotto. Recentemente a cantora apresentou o show Mundo Cão no Sesc Belenzinho com releituras dos clássicos da soul music e brasilidades, além da nova música de estreia Vacilão.
13h | Breno Faria (Samba)
Breno Faria é um cantor, compositor e músico brasileiro que se dedica ao samba e ao pagode. Ele já fez parte do grupo Katinguelê, com o qual realizou apresentações pelo Brasil e o mundo. Agora, em carreira solo, devido à sua forte ligação com o samba e o pagode, canta diversos sucessos desses gêneros musicais. Este show é uma grande homenagem aos seus antepassados e ídolos que o inspiram.
15h | Rubens Kurin (MPB)
Em formato intimista, voz e violão, Rubens Kurin apresenta repertório totalmente autoral, onde faz um panorama da sua carreira incluindo composições dos seus três CDs lançados: “Palavras Sutis”, “Antes do Próximo” e “Uns são comuns, outros felizes”. No repertório: “Doce Domínio”, “Cão Sem Dono”, “Figura”, “Segredos e Mistérios” e a inédita “Eternamente”, entre outras.
17h | Pixaim Forró (Forró)
Para a FIP 2023, a banda PiXAiM Forró traz em seu show, suas composições autorais e clássicas como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino entre outros grupos e bandas que fizeram do forró um verdadeiro sucesso nacional e internacional, como Falamansa, Rastapé, Bicho de Pé e muito mais.
Coreto
Apresentação: Palhaço JunekoLeleko
12h | Leandro Amadeus (MPB)
Leandro Amadeus apresenta repertório de músicas autorais com novos arranjos com o bom rockroll, com músicas irreverentes do rock paulista e alguns pedidos do público de canções que o cantor interpreta solo.
14h | André Moraes e César Petená (Viola caipira)
O show apresenta um repertório instrumental que explora as combinações entre as diversas violas encontradas no país (viola caipira, de cocho, de buriti, nordestina e caiçara). A intenção é respeitar e disseminar as potencialidades que esses instrumentos possuem.
18h | André Orbacan (Contação de história)
O projeto apresenta no formato de narração artística as lendas locais de tradição oral que resistem ao tempo no imaginário dos habitantes da vila. Em uma performance inspirada no personagem Zé do Caixão, cujo seriado com sua história teve como cenário a Vila de Paranapiacaba, o narrador caracterizado e acompanhado por trilha sonora executada ao vivo, recria o clima de antigos programas de TV.
Palco Rua Direita
Apresentação: Rodrigo Branco
12h | Pois É (Rock)
A Poisé é uma banda que nasceu em Santo André em 2019, misturando rock com ritmos populares brasileiros e latinos. O coletivo tem uma EP, três singles e quatro videoclipes lançados. O show da Poisé apresenta 10 faixas autorais, além do rearranjo de quatro canções de artistas renomados, como Beatles, Mutantes, Cássia Eller/Nando Reis, Tom Jobim, Benito de Paula e Los Hermanos.
14h | Skafandros Orkestra (Ska)
O show “Back to SkaVilla” busca trazer ao público o retorno das composições do grande maestro e compositor Heitor Villa Lobos brilhantemente adaptadas ao ska jamaicano pela Skafandros Orkestra e também composições autorais da banda em seu primeiro álbum “Train to SkaVilla”, lançado em 2013, como comemoração dos 10 anos de seu lançamento.
16h | Krias de Kafka (Rock)
Krias de Kafka é uma banda formada em 2004 na cidade de Santo André, que aposta em escritas viscerais e um rock’n’roll cru para compor sua identidade sonora. Com uma mistura de punk/pós-punk e rock barulhento, a banda criou uma identidade única. Leva aos palcos suas composições autorais de rock que ecoam a insatisfação social, política e econômica que permeia nosso tempo. Há quase 20 anos, a banda se dedica a dar voz a essas inquietações, simultaneamente, em que aborda a subjetividade e a estética em suas letras e música.
18h | Asfixia Social (Rock)
Após três discos e centenas de shows no Brasil e exterior, a banda do ABCD paulista chama atenção pela mistura única de rock e hip hop. Volta ao FIP após tocar em festivais na Inglaterra, França, Holanda, Portugal, Alemanha, Escócia e República Checa em 2022, com destaque para o Haltpop Festival 2022 (Amsterdã) e ChaufferDans La Noirceur 2022 (Normandia). No FIP, anunciam o novo álbum intitulado “Planeta Vivo!”
Itinerantes
12h | Cia. Porto de Luanda (Carimbó)
Cordas, congas, saias rodadas, maracás, muitas flores e sorrisos: esta é a imagem do show Carimbó. A Cia Porto de Luanda apresenta este ritmo musical amazônico, típico da região litorânea do Pará, mas também encontrado no Nordeste brasileiro. Em 2014, o Carimbó recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Possui origem indígena com influências africanas e portuguesas.
16h | Mister Duds (Mágica)
O Mágico Mister Duds percorrerá as ruas de Paranapiacaba fazendo mágica close-up na mão das pessoas, contando histórias e encantos da vila. Espumas personalizadas se transformam em personagens nas mãos dos expectadores, revelando lendas e mistérios de Paranapiacaba. As mágicas são interativas e geram participação ativa dos turistas, colocando elementos da vila literalmente nas mãos do público.
Espaço Viradouro
Apresentação: Palhaço JunekoLeleko
11h | Grupo Porandubas de Teatro
Apresentação do espetáculo infantil “O Pum de Micura” (infantil). Composto por artistas com formação nas áreas de Teatro, Contação de Histórias, Pedagogia, Dança, Música, Circo, Dramaturgia, Cenografia e Áudio Visual. Os membros do Grupo Porandubas de Teatro atuam há mais de 20 anos pelos diversos núcleos Culturais e Artísticos da região Metropolitana da Grande São Paulo.
13h | Balé Popular Cordão da Terra (Infantil)
O espetáculo “Saladinha de Chita” reúne canções que aludem a diversos animais e figuras do folclore brasileiro, ao mesmo tempo em que convida a criançada para brincar e dançar os ritmos do Cacuriá (Maranhão), do Samba de Coco (Pernambuco e Alagoas) e da Ciranda (Pernambuco).
15h | Banda SECI
A banda SECI é formada por alunos do instituto que oferece a crianças e adolescentes de baixa renda, aulas gratuitas de música em sua sede. Os alunos serão acompanhados dos professores do instituto e apresentarão um repertório de 10 canções ensaiadas no ano de 2023.
Biblioteca
14h | Homenagem a Silvia Carrasqueira: sarau, documentário e exposição
Sarau de inauguração da Sala Especial Poeta Silvia Henrique Carrasqueira na Biblioteca Ábia Ferreira Francisco. A iniciativa homenageia a poeta, escritora, artista plástica, atriz e artesã Silvia Henrique Carrasqueira (1923-2023), nascida na Vila de Paranapiacaba, e é uma parceria entre a Sociedade Civil e a Secretaria de Cultura de Santo André.
O sarau contará com a participação de André Obarcan (poesia), Rose Faria (poesia), Edu Guerra (música), Antônio Correa Neto (poesia), Zélia Maria Paralelo (poesia), Marcos Lemes (performance Fernando Pessoa), Carlos Lotto (leitura performática), Anderson Caffeh (poesia), Rogério Colpas (poesia), Luciana Petean Siqueira (poesia), Denis Siqueira (música), Ivani Albuquerque (fotografia), Miralva de Jesus Bastos (poesia), Regina Célia Copernik (música), Valdir Rubio (música), Ricardo Escudeiro (poesia), Denise Coelho (música), Zho Bertolini (poesia), Jurema Barreto de Souza (poesia) e Juliana Flaminio (poesia). Coordenação de Denise de Oliveira Masselco e Rosana Banharoli, além de familiares de Silvia Carrasqueira.
Completam a programação o documentário ‘Silvia Henrique Carrasqueira: um documentário poético’, que será exibido durante o sarau, e exposição com peças produzidas por Silvia Carrasqueira em tela, cerâmica e patcwork, entre outros.
Parte Baixa
Palco ABB – Rua Rodrigues Alves 473a
11h | Solo de Voz e Violão com a Banda Balaio de Canelau
A junção destas duas expressões do caldeirão diverso da linguística brasileira dá nome a este grupo. Balaio de Canelau é uma iniciativa de 4 artistas de Ribeirão Pires que decidiram juntar suas possibilidades criativas. O grupo trabalha com composições autorais e o carro chefe é a pesquisa dos ritmos tradicionais como jongo, ciranda, maracatu e afoxés.
12h30 | Performance de Dança Cigana com Mileide
A Dança Cigana faz parte do mundo, é uma dança energizante, que busca através da alegria o autoconhecimento, a consciência corporal e a sensualidade. E nessa performance solo a Cigana Mileide estará encantando a todos.
12h45 | Performance de Dança Cigana com Fernanda
A Dança Cigana faz parte do mundo, é uma dança energizante, que busca através da alegria o autoconhecimento, a consciência corporal e a sensualidade. E nessa performance solo a Cigana Fernanda estará encantando a todos.
13h | Banda Vitruviana
A Banda Vitruviana, é uma banda de rock leve, alternativo e bagunçado. Trabalhando para lançar músicas novas e todas elas com o máximo de verdade e de coração
14h30 Fusion bellydance com Celtic Raven
É uma modalidade de dança que teve sua origem a partir do American Tribal Style (ATS), em meados da década de 1990 na Califórnia, originalmente denominada de Tribal Fusion. É caracterizado por realizar fusões entre diversos estilos de dança como breakdance, burlesque, jazz, ballet, dança do ventre, entre outros. Pode-se dizer que, de modo geral, o Fusion Dance preencheu a lacuna da liberdade de criação. Amplamente influenciado pelos movimentos da contracultura, atraiu pessoas de estilo de vida alternativo, com tatuagens, piercings, dread locks, etc. As músicas variam do clássico egípcio às músicas ocidentais modernas (mixadas, cantadas ounão, com batida de hip hop,rock, pop, etc, não existem regras para as músicas utilizadas). E a nossa artista Celtic Raven vem para trazer toda essa magia ao nosso Festival .
Das 15h as 16h20 | Teremos uma Programação Muito especial em Homenagem ao Raul Seixas – Com vários artistas, destaque para os Covens do Raul , apresentação de coreografia com as músicas Lua Cheia e Fazendo o que o diabo gosta.
Os Raulseixistas estarão em peso para trazer toda a magia de Raul ao Festival da Música.
Dançarina Naema e seu grupo Cigano
Otacílio Jr (Banda 007) – Desde 1985. O Primeiro Tributo ao Raul Seixas.
Vanderlei Arara – Arara um apelido de quase 30 anos que ganhei de companheiros do ramo metalúrgico. Nascido no Ipiranga na divisa com São Caetano do Sul. Desde os 15 anos sempre gostou de compor e cantar, mas só agora após a aposentadoria resolveu ir atras de seus projetos. Formado em Rádio e TV pela Universidade Metodista. Adora criar canções, entrar no estúdio e produzir. A produção da música o fascina. Uma das coisas que passar para as pessoas é que com a acessibilidade que temos hoje todas as pessoas que sentem vontade de ter sua música podem e devem fazer. Quando se tem uma boa ideia de uma música e você se junta com bons músicos a tendência é só o projeto crescer. Sua influência vêm do Rock brasileiro anos 60/70 Raul Seixas, Rita Lee, Zé Rodrix, Casa das Máquinas, Som Nosso de Cada Dia, Bicho da Seda, O Terço, nosso Rock Rural com Sá e Guarabira, Zé Geraldo e por aí vai. A primeira coisa que quer com suas canções e sentir feliz, e depois se as pessoas gostarem aí a felicidade é plena. Fazer música para alegrar e tocar as pessoas é o meu ideal. É o vôo da Arara !
16h30 | Primal Concert – Diversos instrumentos étnicos desde apitos até gongos.
Primal Concert – Prepare-se para uma experiência sonora única com o Primal Concert! Diversos instrumentos étnicos, desde apitos até gongos, se unem em uma harmonia poderosa e envolvente. Deixe-se levar pelas vibrações e mergulhe nessa jornada musical fascinante.
17h30 | Apresentação de Dança Cigana com o Grupo Kallyentes
O grupo Kalyentes, foi criado com a vontade de levar a alegria e tradição do povo cigano através da dança, Todos somos ciganos de alma e coração com o objetivo de formar uma família escolhida de coração que segue pela vida dançando e encantando. Hoje dançamos, sempre levando tudo isso ao público que nos vê e compartilha conosco a cada apresentação a magia desse povo lindo!!
18h | Banda Elevenber
Elevenber é uma combinação da data 11 de novembro . O 11 de novembro é uma referencia a artista Ana Paula Dias e Rafael Agostino, pois foi o dia que eles se conheceram e descobriram uma afinidade incrível na forma como ambos veem o mundo , vivem suas vidas e apreciam a arte e especialmente a musica. A Elevenber demonstra um senso de identidade própria e estética em todo seu trabalho.
19h | Apresentação Sons e Cantos Xamânicos com Samuel Souza de Paula e Rodrigo Betim
Samuel Souza de Paula – Samuel Souza de Paula é o idealizador e produtor do CD “Cantos Xamânicos – Por todas as nossas relações!” Autor dos livros: “Pepitas de Amor – Mensagens para o Despertar da Consciência Próspera”; “Avatar – Jornada do Herói, Arquétipos e Símbolos” e “Práticas Bioxamânicas – Despertar das Capacidades Interiores”.
Rodrigo Betim – Rodrigo Betim, condutor do Círculo Sagrado Medicinal, realiza trabalhos assistenciais energéticos com Flautas Xamânicas – Siyotanka “NAFs” Flautas Nativas Americanas. Terapeuta Holístico – Bioenergético e Membro do Grupo de Estudos do IPPB do professor Wagner Borges.
Parte Baixa – Sala da Deusa na ABB
Rua Rodrigues Alves 473a Parte Baixa
11h Meditação e Cura Xamânica com Paulo e Marly Silva
A meditação e a cura xamânica são práticas que podem ajudar a promover o bem- estar físico, mental e emocional. A meditação envolve o foco da mente e a busca por um estado de tranquilidade e clareza mental. Já a cura xamânica é um conjunto de técnicas nas quais o xamã utiliza a conexão com o mundo espiritual para ajudar na cura de doenças ou desequilíbrios energéticos. Ambas as práticas têm como objetivo promover a harmonia e o equilíbrio do indivíduo.
12h | Terapia Sonora Vibracional – Cristais que curam com Tiago Rosa
A terapia sonora com taças de cristal é uma prática terapêutica que utiliza os sons e vibrações produzidos pelas taças de cristal para promover relaxamento, equilíbrio e cura. Essas taças emitem tons puros e harmônicos que ressoam no corpo e na mente, ajudando a aliviar o estresse, melhorar a concentração e liberar bloqueios energéticos. Durante a terapia, as taças são tocadas de forma especial, criando uma experiência sonora única e envolvente.
13h | Roda de Mantra com Bruno Mori
A roda de mantra é uma prática espiritual que envolve a repetição contínua de mantras em grupo. Mantras são palavras ou frases sagradas e poderosas que são vocalizadas ou entoadas para alcançar um estado de conexão espiritual, concentração e meditação. A roda de mantra é uma forma de adoração coletiva e de compartilhamento de energias positivas entre os participantes. Durante a roda de mantra, os participantes sentam-se em círculo e entoam os mantras de forma ritmada e repetitiva, guiados por um líder ou músico. Essa prática pode trazer um sentido de comunidade, paz interior e expansão espiritual.
14h | Mata Virgem – Guardiã do Matagal – Com o casal Carlos Capone e Baby Capone
15h | Conceitos Básicos que envolvem o Mundo da Música com Marcilio Moreira – Um violeiro Curioso
Conceitos Básicos que Envolvem o Mundo da Música – No decorrer da vida vamos construindo percepções que envolvem o mundo da música. Embora não saibamos na teoria o porquê, somos capazes de identificar quando aquela música não cai bem. De maneira clara e objetiva iremos assimilar conceitos como TOM, CLAVE DE SOL, HARMONIA, ACORDE, COMPASSO dentre outros, que nos ajudarão a entender alguns porquês, desta linguagem universal.
16h As Musas Gregas – Arte e Música com Katia Pedroza
Um convite à uma jornada para conhecer as musas e falar sobre a arte da música e dança conhecendo um pouco mais sobre Euterpe e Terpsicore.
17h | Vivência – O Poder mágico da Música com Marcia Peres
Há vários indícios que a música reduz o estresse e os sintomas desagradáveis da ansiedade, por isso, é usada nos momentos mágicos pra conectar o humano ao etéreo.
18h | Desenvolvendo a Espiritual através da música com Will Ronan
Desenvolver a espiritualidade através da música é uma abordagem pessoal e individual. Venha descobrir seu caminho e sua música pessoal através dessa vivência maravilhosa. A música tem sido amplamente reconhecida como uma forma poderosa de expressão e comunicação. Muitas culturas antigas e até mesmo modernas utilizam a música como uma ferramenta para evocar emoções, criar atmosferas específicas e estabelecer conexões espirituais. Através da combinação de notas, ritmos e melodias, a música pode despertar sentimentos de alegria, tristeza, tranquilidade, empoderamento e muito mais. Além disso, a música tem sido associada a práticas espirituais e rituais em muitas tradições. Ela pode ser usada para facilitar meditação, cura, cerimônias religiosas e até mesmo para invocar estados alterados de consciência.
Parte Baixa – Espaço Sagrado na ABB
Rua Rodrigues Alves 473a
11h | Celebrando Neptunalia – Trazendo a Força de Netuno para seu dia a dia com o Mago Bruno Mori
O Neptunalia é um festival da antiga Roma em honra a Netuno, o deus do mar. E celebrado no dia 23 de julho, durante o calor do verão romano. Durante o Neptunalia, as pessoas se reuniam para participar de festas e atividades relacionadas à água e ao frescor.
12h | Celebração de Prosperidade com a Lenda do Atabaque com Ingratiluz
A lenda dos atabaques – Remontando as rodas de contos, cantos e danças em uma intervenção artística sobre a lenda dos atabaques, vivenciando o momento de coletividade, o rito de pertencimento e comunhão.
13h | Celebração de Atração e Desejo com a Bruxa Simone
A celebração do amor é um momento especial e significativo. Pode ser comemorada de várias maneiras, como por meio de gestos românticos, presentes ou momentos compartilhados. É importante lembrar que o amor é um sentimento poderoso e complexo, e cada casal pode encontrar suas próprias maneiras de celebrar e expressar seu amor um pelo outro.
14h | Celebração ao Deus Bragi e Odin – Deuses da Música e das Artes com Bruxo Urbano
A celebração dos deuses nórdicos, como Bragi e Odin, envolve práticas pagãs e rituais de adoração específicos, venha participar dessa energia musical e encantada da cultura antiga.
15h | Celebração ao Deus Apolo com a Bruxa Simone Piki
Apolo é frequentemente associado à música, poesia e artes. Celebre suas habilidades artísticas, tocando um instrumento, escrevendo um poema, pintando ou simplesmente apreciando o trabalho de outros artistas em sua honra. Venha fazer parte dessa celebração.
16h | Celebração das musas da arte e a Lua cheia com Julia Yamamoto
Celebrar a lua cheia é uma prática comum em muitas culturas ao redor do mundo. A lua cheia é frequentemente associada à magia, intuição e renovação.
17h | Ritual para Maria Madalena com Tânia Gori
A celebração de Maria Madalena é um importante data para pessoas que seguem o caminho espiritual baseado no cristianismo e na tradição gnóstica. Maria Madalena é reverenciada como uma discípula de Jesus Cristo e uma importante mensageira da sabedoria divina feminina.
Parte Baixa – Sala do Uirapuru na ABB
Rua Rodrigues Alves 473ª
Atendimentos de Tarô Tradicional, Baralho Cigano e Runas. (Atendimentos Pagos)
Berta Tubini – Venha desvendar os mistérios do Baralho Cigano em sua vida. O tarô cigano, também conhecido como baralho cigano, é um conjunto de cartas que possui origem incerta, mas é amplamente utilizado como uma ferramenta de adivinhação e orientação espiritual. As cartas do tarô cigano são diferentes do tarô tradicional em termos de simbologia e estrutura, pois geralmente possuem imagens mais simples e coloridas.
Paulo Silva – Venha desvendar os mistérios do Taro Tradicional em sua vida. O tarô tradicional é um conjunto de 78 cartas divididas em Arcanos Maiores e Arcanos Menores. Cada carta possui sua própria simbologia e significado específico. O tarô tradicional é frequentemente usado para adivinhação, orientação espiritual e autoconhecimento.
Camila Iara – Venha desvendar os mistérios das Cartas Xamanicas em sua vida. As cartas xamânicas são um conjunto de cartas utilizadas como uma ferramenta de orientação espiritual e conexão com a sabedoria ancestral. Elas são inspiradas nas tradições e no conhecimento xamânicos, que têm raízes em várias culturas indígenas ao redor do mundo.
Lye Sciorilli – Venha desvendar os mistérios da cafeomancia em sua vida. A cafeomancia é uma prática de adivinhação que envolve a leitura dos padrões e símbolos formados pelos resíduos de café em uma xícara após o consumo da bebida. Essa técnica baseia-se na interpretação dos desenhos e formas deixados pelos grãos de café na xícara.
Cibele Maria de Lima – Venha desvendar os mistérios do Taro Tradicional em sua vida. O tarô tradicional é um conjunto de 78 cartas divididas em Arcanos Maiores e Arcanos Menores. Cada carta possui sua própria simbologia e significado específico. O tarô tradicional é frequentemente usado para adivinhação, orientação espiritual e autoconhecimento.
Demais locais da Vila
Confraria do Cambuci – Rua Direita, 359
- Comida caseira
- musica ao vivo com vários artista a partir das 12h
CACHAÇARIA & BISTRÔ PAIOL – Rua Fox
20h – John Player Specials Band