O espaço Vivencial de Mobilidade, mais conhecido como mini cidade de trânsito, foi concebido em 2005, pela Secretaria de Obras e Serviços Municipais( atual Secretaria de Mobilidade Urbana), a partir da necessidade de que as atividades de Educação de Trânsito tivessem caráter e execução pedagógica com continuidade e construção de um projeto e, não mais de eventos comemorativos.
Em parceria com a Secretaria de Educação, em 2006 iniciou-se a adequação e concepção do espaço, localizado ao lado do prédio da SABINA, com terraplanagem, asfalto, pintura e sinalização que representassem a cidade de Santo André. Para o projeto, o cenógrafo Marcelo Oka, responsável pela cenografia do Castelo Rá-Tim-Bum e outros programas infantis da TV Cultura, criou a Escola de Trânsito, com 88 prédios que reproduziam Santo André e seus espaços públicos para serem facilmente reconhecidos pelas crianças, como: o Paço Municipal, o calçadão da Oliveira Lima, a Igreja do Carmo, e o Museu de Santo André. O objetivo era de que as crianças pudessem interagir com eles e entendessem que a Cidade pertence a todos os moradores.
Para resistir ao tempo, os prédios, com no máximo 2,5 metros, são metálicos, mas com aparência de cartoons, dando um ar lúdico à cidade.
Em abril de 2007 o espaço foi inaugurado com atividades que contemplassem os principais modais de trânsito: Pedestre, Transporte coletivo, ciclistas, motoristas, motociclistas.